Londres – Os quatro dias de festa para celebrar o Jubileu de Platina da rainha Elizabeth, com feriados na quinta e na sexta que se juntaram ao fim de semana, estão fazendo a alegria do comércio e da indústria. Um real alívio em meio à atual crise de aumento de custo de vida e depois de um período de trevas por causa do lockdown da covid. 

Uma estimativa realizada em conjunto por quatro organizações do setor de hospitalidade e entretenimento apontou que os quatro dias para celebrar os 70 anos da monarca no trono provocarão um salto de 22% no comércio, injetando na economia nada menos do que £ 2 bilhões (mais de R$ 12 bilhões).

Estima-se que mais de 90 milhões de pints de cerveja (copos com capacidade de 568 ml) serão bebidos no período. Achou muito? Pois os brindes com champanhe consumirão 114 taças por minuto – quase duas por segundo. 

Jubileu da rainha faz alegria de hotéis, restaurantes e pubs 

Mas há quem critique os investimentos com dinheiro público para financiar os eventos e o preço dos feriados para a economia. Não é o caso do setor de hospitalidade.

As quatro organizações autoras do estudo – UKHospitality, British Institute of Innkeeping, British Beer and Pub Association (BBPA) e Hospitality Ulster – dizem que os £ 2 bilhões extras representarão 25% a mais do que os pubs, bares e restaurantes poderiam esperar ganhar num período normal de quinta a domingo num mês de junho.

O comunicado conjunto diz: “Ainda há muitos obstáculos que as empresas precisam superar no caminho de volta à lucratividade – aumento de custos, crise de pessoal, aluguel em alta e muita burocracia – mas esses quatro dias farão maravilhas para o faturamento e para o moral dos funcionários.”

O texto acrescenta: “É também um momento maravilhoso para milhões de pessoas a quem foi negada a oportunidade de socializar com amigos e familiares por muito tempo, e sentimos que a população tem um desejo reprimido de sair e divirta-se.”

De acordo com a BBPA, só o consumo de cerveja ao longo dos quatro dias equivalerá a um impulso de £ 150 milhões para a indústria e uma injeção de £ 29 milhões para o Tesouro. 

Leia também 

Uma noite de tochas e luzes para celebrar o Jubileu da rainha Elizabeth, veja imagens

Rainha elizabeth jubileu tocha beacon realeza monarquia

Pubs até mais tarde para festejar Jubileu da rainha 

Os pubs são mais do que simples bares. Eles funcionam como ponto de encontro das comunidades, sobretudo em cidades pequenas ou bairros mais afastados. 

Por isso, a ideia de celebrar datas especiais em um pub está ligada não apenas ao consumo de cerveja, mas a momentos de congregação com amigos e vizinhos. 

E o governo resolveu dar uma ajuda, autorizando o funcionamento dos pubs até 1h da manhã durante o período. A partir de segunda,  eles voltam ao horário normal, fechando às 23h.

Ao anunciar a medida, a Secretária Nacional do Interior, Priti Patel, ilustrou a postagem com uma foto da rainha fazendo um brinde com champanhe. 

O VisitEngland estima que 5,3 milhões de pessoas farão uma pausa durante a noite em algum momento do fim de semana, enquanto outras aproveitarão os horários estendidos de abertura dos pubs , impulsionando o setor de hospitalidade.

Além dos pubs, hotéis e restaurantes também estão aproveitando para garantir o faturamento com pratos especiais, decoração e eventos. 

Bilhões perdidos nos feriados 

Mas nem todos estão achando que a conta fecha, comparando-se os ganhos e as perdas de cada lado. Críticos apontam prejuízos à economia devido aos feriados em dois dias úteis consecutivos.

De acordo com um estudo de 2012 do Centro de Pesquisa em Economia e Negócios, cada dia de feriado custa à economia britânica a bagatela de £ 2,3 bilhões por perda de produtividade.

Para dar uma ideia de quanto custarão as folgas do Jubileu de Platina, acredita-se que a economia britânica tenha aberto mão de uma receita  entre £ 1,2 bilhões e £ 3,6 bilhões nos feriados do Jubileu de Diamante em 2012, quando se comemoraram os 60 anos de Elizabeth no trono.

Devido à inflação em níveis recordes no país e à escala muito maior do evento deste ano, estima-se que o Jubileu de Platina represente significativamente mais em receita perdida.

Conta do Jubileu paga pelo povo 

Se a bronca pelos feriados é grande, são ainda maiores as críticas pelo uso do dinheiro público para financiar os eventos.

O dinheiro provém de várias fontes, como os £ 22 milhões disponibilizados pela Loteria Nacional. Mas uma parte ainda maior está saindo diretamente do bolso do contribuinte do Reino Unido.

Para promover o que prometeu ser “o show de uma geração”, o governo reservou £ 28 milhões no orçamento.

Mas nem toda essa bolada foi direcionada às festas. Parte foi destinada à confecção e distribuição de livros comemorativos para as escolas primárias. Assim, as crianças poderão participar também da festa lendo “Queen Elizabeth: A Platinum Jubilee Celebration”.

Leia também 

Foto oficial e vídeo mostrando ‘vida de serviço’ abrem festas do Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II