Londres – Em meio à crise global do aumento de custo de vida, governos tentam orientar os cidadãos a contornar a elevação de preços de itens essenciais, mas a TV estatal da Grécia causou controvérsia e viralizou com um vídeo que foi interpretado como incentivo a uma medida extrema: o roubo de gasolina.

A matéria da emissora ERT foi exibida no telejornal matinal “Syndeseis” e alertava sobre o furto de combustíveis de veículos estacionados.

Para os espectadores verem, na prática, como os ladrões fazem, o repórter Costas Stamou pediu que um mecânico demonstrasse com um galão e uma mangueira. 

Vídeo que ensina roubo de gasolina viraliza nas redes sociais

A reportagem sobre o roubo de gasolina foi exibida na TV estatal depois de uma mais longa — e mais séria — sobre a alta dos preços do gás na Grécia.

No país, o preço médio do combustível passa de 2,4 euros (cerca de R$ 13) o galão (medida equivalente a 4,5 litros). 

Stamou chega a dizer que o processo “não era algo muito complicado” e acrescentou: “nem precisa de um tubo especial, até uma mangueira da varanda serve”, em um tom que foi visto como um estímulo à prática. 

E interage com os âncoras do telejornal no estúdio, eliminando qualquer possibilidade de que tenha sido uma ideia individual. 

O vídeo gerou críticas nas redes sociais por ensinar a roubar combustível, mas também memes debochando da situação.

“Estou esperando a próxima lição sobre como invadir um apartamento! E depois para esvaziar contas bancárias!”, ironizou um. “Obrigado pelas instruções, vamos implementá-las em breve”, reagiu outro.

Assista ao vídeo da TV grega que ensina o roubo de gasolina

O clipe se tornou viral depois que o site de humor grego Luben fez uma paródia da reportagem da emissora estatal.

“O dinheiro que pagamos pela ERT por tantos anos finalmente voltou”, brincou um seguidor do Luben no YouTube, referindo-se à taxa paga para assistir ao canal. 

Em outro caso, jornalista viraliza por causa da mãe nos EUA

Não é incomum que jornalistas viralizem nas redes sociais por causa de momentos inusitados, como no caso do vídeo que ensina como ladrões roubam gasolina, ou engraçados, como o do repórter Myles Harris.

Em março, ele fazia uma gravação na rua para o noticiário ABC 6 de Columbus, em Ohio, quando avistou o carro da mãe se aproximando.

Ao chegar perto de onde o filho estava, Sandi abriu a janela do veículo para cumprimentá-lo com um carinhoso “Hi baby!” (Oi, bebê!”). O momento foi registrado pelo cinegrafista DeAngelo Byrd, que compartilhou nas redes sociais a cena de ternura.

Harris ficou meio envergonhado, mas feliz por encontrar a mãe. A cena se torna ainda mais engraçada pela gargalhada do cinegrafista que se ouve ao fundo.

Leia mais

‘Oi, bebê’: repórter de TV viraliza ao ser interrompido pela mãe durante gravação; assista