Londres – Depois de Amelia Anisovych, de sete anos, que encantou o mundo cantando o tema da animação Frozen em um bunker em Kiev nos primeiros dias da guerra, outra menina do país viraliza nas redes sociais, desta vez interpretando o hino da Ucrânia enquanto era medicada em um hospital. 

A guerra da Ucrânia tem sido travada no campo de batalha e nas mídias digitais, com imagens dramáticas e cativantes que mobilizam o mundo contra a invasão da Rússia e ajudam a angariar apoio de países ocidentais. 

O vídeo foi compartilhado pelo assessor do ministro ucraniano de Assuntos Internos, Anton Gerashchenko, com a palavra “ubreakable (inquebrável). 

O poder da música na guerra da Ucrânia 

Gerashchenko se apresenta como “inimigo oficial da propaganda russa”. Sua conta no Twitter exibe imagens e vídeos mostrando o impacto da guerra sobre os ucranianos, mas o da menina teve um alcance incomum. 

Ela não foi identificada, nem o local onde estava sendo medicada foi informado. Aparentando três ou quatro anos, a menina canta o hino enquanto médicos e uma enfermeira fazem o curativo em sua perna, sem referência sobre se o ferimento foi causado pela guerra. 

A canção  “Shche ne vmerla Ukrayina”,  se traduz como “A Ucrânia ainda não está morta”. O vídeo despertou uma nova onda de comentários favoráveis aos ucranianos, condenando a invasão do país pela Rússia, há quatro meses. 

No final, ela canta um pequeno trecho de outra canção que se tornou emblemática para os ucranianos, Stefania. A banda Kalush Orchestra venceu com a música em maio a competição Eurovision com a maior votação popular da história.

Diferentemente da menina que cantou o hino no hospital, Amelie Anisovych teve sua história revelada quando o vídeo em que interpretou a otimista canção “Let It Go” foi postado nas redes sociais. Até a dubladora oficial da personagem Elsa, Idina Menzel,  compartilhou o vídeo.

Ela sonha com uma carreira de cantora, e foi descoberta por uma mulher que estava abrigada no mesmo bunker, em Kiev, responsável por postar o vídeo. 

Dias depois da gravação, Amelie conseguiu deixar o bunker e fugir para a Polônia. Lá, foi convidada a cantar o hino da Ucrânia em guerra para um estádio lotado, e não se intimidou. 

A música se transformou em uma forma de protesto eficiente nas redes sociais desde o início da guerra, com vários vídeos de anônimos ou famosos cantando músicas ou o hino do país para expressar apoio à Ucrânia. 

O hino da Ucrânia também foi utilizado para outro tipo de protesto mais ousado durante a guerra. No dia 8 de junho, um grupo de hackers inseriu na programação de uma rádio russa o hino nacional ucraniano e canções antiguerra.

A Kommersant FM, estação noticiosa sediada em Moscou, foi rapidamente retirada do ar. Antes, os ouvintes foram surpreendidos, também com a música ‘We Don’t Need a War’ (“nós não precisamos de uma guerra”), da banda de rock russa Nogu Svelo!.

Leia também 

Rússia ‘sequestra’ torres de TV para transmitir propaganda estatal em cidade ucraniana