Um webinar gratuito e em português oferecido pela Global Investigative Journalism Network (GIJN) em parceria com a agência de fact-checking Comprova vai dar dicas sobre como cobrir as próximas eleições no Brasil.

A videoconferência de 75 minutos terá a participação de quatro jornalistas experientes que vão orientar os participantes sobre as melhores práticas de apuração eleitora. Uma elas é a colunista do UOL Juliana Dal Piva, autora de um podcast sobre o presidente Jair Bolsonaro.

Profissionais de mídia, comunicadores que falem de eleições em blogs ou redes sociais  e pessoas interessadas em politica   podem acompanhar e conhecer as melhores práticas utilizadas na investigação de diferentes aspectos do pleito de 2022. O webinar acontece no dia 19 de julho, às 10h (horário de Brasília).

Brasil tem cenário desfavorável para eleições democráticas

As eleições de outubro acontecerão em um cenário desfavorável para a democracia no Brasil, segundo relatórios de entidades internacionais que monitoram a situação do país.

O Relatório Global de Expressão, divulgado no final de junho pela ONG britânica Artigo 19, mostra que o país foi o terceiro que mais recuou na liberdade de expressão em 10 anos. Saiu de 88 pontos (2011) para 50 (2021), uma queda de 38 pontos e que fez a classificação mudar de “aberta” para “restrita”.

Um índice regional da Sociedade Interamericana de Imprensa também apontou o Brasil como um dos países em que a liberdade é uma das mais restritas nas Américas.

E, no mundo como um todo, a democracia está em crise nas últimas décadas. Países como a Nicarágua e Filipinas, por exemplo, têm líderes autoritários que constantemente atacam e perseguem a imprensa.

No Brasil, a validade do sistema eleitoral é constantemente questionada por Bolsonaro e seus apoiadores, o que ameaça os pilares da democracia do país, na avaliação da ONG Human Rights Watch.

Para a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), a retórica agressiva adotada pelo governo federal em relação aos jornalistas e à mídia tem “contribuído para aumentar a hostilidade e a desconfiança na sociedade”.

No Ranking de Liberdade de Imprensa da RSF, o país ficou em 110º na avaliação de 180 países.

Por isso, o webinar “Eleições no Brasil 2022 – Dicas de investigação” da GIJN com a Comprova quer ajudar jornalistas a reportar temas relevantes com segurança.

Serão oferecidas dicas, técnicas e ferramentas para os interessados ​​em investigar múltiplas frentes do tema, como candidatos, desinformação, ataques nas redes sociais e também como desenvolver fontes durante a cobertura.

Quatro palestrantes participam da videoconferência, todos profissionais da mídia com ampla experiência em cobertura eleitoral.

A jornalista Juliana Dal Piva, colunista do UOL, é autora do podcast “A Vida Secreta de Jair”, que revelou o envolvimento do presidente da República em um esquema ilegal de pagamento de salários de assessores quando era deputado federal, conhecido como “rachadinha”.

Breno Pires é repórter da revista Piauí em Brasília. Antes trabalhou no Estadão, onde foi autor de diversas reportagens que revelaram supostos esquemas de corrupção do governo Bolsonaro, como o orçamento secreto e o “gabinete paralelo” instalado no Ministério da Educação, caso que levou à recente prisão do ex-ministro Milton Ribeiro.

Jamile Santana é jornalista de dados e especialista em Transparência Pública. Em 2021, ela ganhou o mais importante prêmio brasileiro de jornalismo de dados com o projeto MonitorA da Revista Azmina, um observatório da violência política e eleitoral nas redes sociais contra candidatos às eleições de 2020.

A moderação do webinar será feita pelo editor-chefe do Comprova, Sérgio Lüdtke, que supervisiona diferentes redações monitorando e verificando desinformação em todo o Brasil. 

Para contribuir com o debate que acontece na videoconferência, a GIJN publicou o Guia de Eleições para Repórteres Investigativos, que oferece ferramentas e técnicas para ajudar jornalistas a se aprofundarem em quase todo tipo de eleição. Os primeiros capítulos já estão disponíveis para download.

As inscrições para o webinar podem ser feitas acessando este link.

Leia também

Watergate, 50 anos: repórteres do ‘furo’ histórico atualizam prefácio do livro mirando em Trump