Londres – Desde os primórdios da internet, elas estão lá: carinhas amarelas redondas que expressam alegria, tristeza, raiva e outros sentimentos básicos humanos.

Com a evolução da internet, os emojis também evoluíram e se multiplicaram, somando 3,5 mil. Mas em vez de facilitar o diálogo, o exagero está virando obstáculo na comunicação, segundo uma pesquisa que mapeou as diferentes interpretações dependendo da idade dos usuários.

A pesquisa feita pelas plataformas Slack e Duolingo constatou que nem todos captam o duplo sentido de emojis de pêssego ou berinjela. E que até os sorrisos são entendidos de forma diversa dependendo da idade. 

Emojis mudam de significado

As plataformas investigaram como 9,4 mil pessoas se comunicam através de emojis na América do Norte, Ásia e Europa.

No ambiente profissional, o uso de emojis diverge bastante entre os usuários mais jovens e mais velhos. Isso porque muitos símbolos aparentemente inofensivos, como os que representam frutas, por exemplo, têm significados ocultos que viralizaram entre as gerações millenium e Z nas redes sociais.

Um deles é o pêssego (?), que, na linguagem informal da internet, representa nádegas e é usado com conotação sexual.

Na pesquisa, um terço das pessoas com menos de 40 anos acreditava que o emoji de pêssego não era adequado para o ambiente de trabalho.

Mas 59% dos entrevistados com mais de 55 anos não viam mal algum, pois não sabiam do duplo sentido da figura.

Outro emoji com significado bem diferente do que parece é a berinjela ( ?), muito usada para se referir a pênis.

Para 47% dos entrevistados, o emoji não representava nada mais do que o alimento, enquanto para metade dos menores de 24 anos o seu sentido apelava mais para o lado sexual do que gastronômico.

E até o mais antigo e mais simples de todos os emojis pode causar confusão: ?.

A carinha sorridente é usada por 60% dos maiores de 40 anos para demonstrar felicidade ou prazer. Porém, grande parte dos trabalhadores mais jovens a usa para expressar “profunda irritação”.

Caveira: morte ou risada? 

O emoji da caveira (?) é outro que tem interpretações diferentes entre gerações. Para os mais velhos, seu uso é sério, pois ele representa a morte.

Mas os jovens, em especial da geração Z, utilizam como forma de demonstrar que acharam algo muito engraçado ou até mesmo para substituir as risadas tradicionais da web — ou seja, “hahaha” e “kkkk” agora viraram “???”.

A mãozinha com as unhas sendo pintadas (?) não significava nada além disso para a geração mais velha entrevistada.

Menores de 25 anos, no entanto, disseram que a usam para dizer que têm uma fofoca para compartilhar, uma alusão ao estereótipo de conversas maledicentes em salões de beleza. 

Já os entrevistados na faixa dos 25 a 40 anos usam ? para se se referir ao autocuidado ou para avisar que estão se arrumando para sair.

Pessoas mais velhas gostam de usar o emoji piscando (?) para demonstrar que estão brincando. Jovens, porém, acham que a imagem tem uma conotação sedutora e usam para flertes. 

Uma pessoa mais velha que envie uma piscadinha para outra mais jovem pode acabar sendo surpreendida com um convite para sair. 

“As descobertas de nossa pesquisa são muito claras: esteja atento ao se comunicar com emojis entre gerações diferentes”, disse Olivia Grace, diretora do Slack, em entrevista ao jornal britânico The Times.

“Os emojis oferecem uma ótima maneira de comunicar emoção, seja uma piada, apoio, um desejo de boa recuperação ou qualquer outra coisa, mas é bom estar ciente de que podem existir significados diferentes para evitar interpretações constrangedoras”, acrescenta.

Mensagens são incompletas sem emojis

A pesquisa também revelou que 71% dos entrevistados acha que uma mensagem parece incompleta sem um emoji.

Na divisão por países, trabalhadores indianos (85%), chineses (74%) e americanos (71%) são os mais propensos a enviarem mensagens sem emoji — a média global é de 58%.

E enquanto mais de dois terços dos entrevistados usam emojis em mensagens para amigos (73%) e familiares (68%), no trabalho, a tendência é não pesar a mão.

Mais da metade das pessoas (53%) costuma incluir os símbolos em mensagens profissionais para os colegas, porém 30% nunca envia uma carinha para o chefe.

Isso porque é melhor correr o risco de enviar uma mensagem incompleta do que sugerir algo inapropriado no local de trabalho, já que cerca de 58% dos entrevistados disseram que não sabiam que emojis específicos tinham vários significados.

Os que mais geram dupla interpretação ou mal entendidos são:

?, interpretado apenas como um pêssego para 71% dos entrevistados na Coreia

?, entendido de forma literal por 56% dos chineses

?, que gera um grande debate sobre significar entrada (31%) ou saída (28%) de dinheiro

?, que significa felicidade para 38% dos entrevistados globalmente, mas é interpretado como irritação ou desconfiança para 14%

Entre os listados como “proibidos para o trabalho” em todas as hipóteses, estão: ? , ?, ? e ?. 

A pesquisa também descobriu que 67% dos entrevistados se sentem mais próximo do destinatário em uma conversa ao saber que ele entendeu os emojis enviados.

Significado de emojis no ambiente de trabalho

Ainda que com cautela, os emojis foram incorporados aos ambientes profissionais. Para 58% dos funcionários globais, usar os símbolos permite que eles comuniquem mais nuances com menos palavras. E 54% acham que o uso de emoji pode acelerar a comunicação no local de trabalho.

O número foi ainda maior nos EUA: 69% dos entrevistados americanos dizem que os emojis permitem mais nuances, enquanto 67% acham que aceleram a comunicação.

Mais de um terço dos entrevistados franceses, australianos e alemães (37%, 36% e 33%, respectivamente) disse que sua empresa tem o próprio “idioma” em emojis para comunicação interna.

Conheça o significado de alguns emojis usados em ambientes profissionais:

? = ‘dando uma olhada’
✅ = ‘concluído’
? = ‘bem feito’
? = ‘aprovado’ ou ‘concluído’
círculos (⚪️, ? e ?) indicam a urgência de um pedido

A pesquisa foi feita com trabalhadores de escritórios em regime híbrido (presencial e home office) nos EUA, Reino Unido, Canadá, França, Japão, China, Cingapura, Índia, Alemanha, Coreia do Sul e Austrália entre os dias 15 e 27 de junho de 2022.

Leia també

Conheça Morale, um ‘WhatsApp alto-astral’ criado por um pedicuro britânico para espalhar alegria