Londres – O Twitter aumentou a pressรฃo contra Elon Musk, convocando para o dia 13 de setembro uma assemblรฉia de acionistas para votar na compra da empresa pelo empresรกrio por US$ 44 bilhรตes. 

Depois de semanas questionando o nรบmero real de usuรกrios da plataforma, em 8 de julho o homem mais rico do mundo anunciou a decisรฃo de cancelar a aquisiรงรฃo, acusando o Twitter de falhas na contabilizaรงรฃo de contas de spam e bots.  

Na semana passada, a plataforma divulgou os resultados do trimestre, responsabilizando a incerteza do turbulento processo de compra pelas perdas reportadas. 

Pressรฃo mรกxima sobre Musk para concluir compra do Twitter 

A reuniรฃo de acionistas vai ocorrer antes do inicio do julgamento do caso, servindo como elemento de pressรฃo para demonstrar que o conselho quer a operaรงรฃo concluรญda e reforรงar os danos ao negรณcio caso ela nรฃo ocorra atรฉ 24 de outubro, como previsto no acordo. 

Depois que a desistรชncia de Musk foi formalizada pelos advogados, o Twitter moveu um processo judicial para obrigar o empresรกrio a cumprir o acordo, que prevรช multa de US$ 1 bilhรฃo em caso de desistรชncia. 

A defesa do empresรกrio queria que a disputa fosse a julgamento no inรญcio de 2023, utilizando como um dos argumentos a complexidade do caso.

Como fez outras vezes, o empresรกrio reagiu ao processo com ironia no prรณprio Twitter, destacando que a plataforma serรก obrigada a apresentar os dados sobre nรบmeros de usuรกrios no tribunal. 

Mas na semana passada, o Twitter obteve uma decisรฃo favorรกvel em uma audiรชncia prรฉvia, e o julgamento de cinco dias serรก em outubro.

A chanceler do Tribunal de Delaware, Kathaleen St. Jude McCormick, ironizou a tentativa de adiamento, afirmando que “a parte subestima a capacidade deste tribunal de processar rapidamente litรญgios complexos”.

No processo de 60 pรกginas, o Twitter alega que o chefe da Tesla “se recusa a honrar suas obrigaรงรตes para com o Twitter e seus acionistas porque o acordo que ele assinou nรฃo serve mais aos seus interesses pessoais”.

O Twitter argumenta que Musk estรก tentando recuar porque concordou em pagar 38% acima do preรงo das aรงรตes do Twitter pouco antes da queda do mercado de aรงรตes.

E que as aรงรตes da fabricante de carros elรฉtricos Tesla, que compรตem a maior parte de sua fortuna pessoal, perderam mais de US$ 100 bilhรตes em valor.

A assembleia de acionistas serรก transmitida por webcast. Os acionistas poderรฃo assistir ร  reuniรฃo ao vivo e depois votar, disse a empresa em um comunicado protocolado na Comissรฃo de Valores Mobiliรกrios dos EUA. 

O conselho de administraรงรฃo do Twitter jรก pediu as seus acionistas para aprovarem aprovar a venda da empresa para Musk.

Confusรฃo em torno da compra teria gerado perdas 

A compra do Twitter por Elon Musk vem sendo marcada por controvรฉrsias. Ao anunciar a decisรฃo de adquirir a plataforma e sinalizar mudanรงas importantes como a flexibilizaรงรฃo da moderaรงรฃo, o empresรกrio foi rechaรงado pelos executivos e funcionรกrios do Twitter.

Havia dรบvidas sobre se ele levaria a oferta adiante. Mas ele o fez, e o conselho aceitou a proposta de venda do Twitter por US$ 44 bilhรตes.

A partir daรญ comeรงou outra saga, com discรณrdia pรบblica entre o bilionรกrio e o CEO do Twitter, Parag Agrawal, em torno do nรบmero real de usuรกrios, que poderia ser de 5% a 20%. Um dos posts de Agrawal foi respondido por Musk com um emoji de cocรด. 

No entendimento de Musk, o nรบmero mais alto de contas fake ou spam do que inicialmente divulgado comprometeria o valor do negรณcio, afetando as projeรงรตes futuras de lucro.

Segundo o Twitter, as confusรตes foram parcialmente respsonsรกveis pelos resultados financeiros divulgados na semana passada. 

Embora o nรบmero de usuรกrios diรกrios da rede social tenha aumentado no segundo trimestre, para 237 milhรตes, a receita decepcionou. 

Analistas esperavam faturamento de US$ 1,32 bilhรฃo, representando um crescimento de 10,5% em relaรงรฃo ao mesmo perรญodo de 2021.

Mas houve uma queda de 1%,  a pior perda da empresa, com resultados 11% abaixo das estimativas, de acordo com anรกlise da Refinitiv.

Ao apresentar o balanรงo, o Twitter justificou que a “incerteza” abalou a confianรงa dos anunciantes e causou preocupaรงรฃo entre os funcionรกrios. A rede social tambรฉm culpou os ventos contrรกrios da indรบstria de publicidade pela desaceleraรงรฃo.

A empresa disse que jรก gastou US$ 33 milhรตes em despesas relacionadas ร  aquisiรงรฃo

No primeiro trimestre deste ano, o Twitter havia apresentado resultados positivos, com receita de US$ 1,2 bilhรฃo, um crescimento de 15,9% em relaรงรฃo ao primeiro trimestre do ano passado. 

O lucro lรญquido foi de US$ 513,2 milhรตes โ€” sete vezes mais do que o do mesmo perรญodo de 2021. E o valor de mercado da marca tambรฉm havia subido.