Londres – O blogueiro da oposição russo Sergei Komandirov, de 26 anos, foi condenado por ter repostado em 2021 um vídeo em que o presidente Vladimir Putin e dois auxiliares próximos são sentenciados à morte em um julgamento simulado.

Aliado do líder oposicionista Alexey Navalny, que cumpre pena na Sibéria, Komandirov foi preso em outubro passado e recebeu na sexta-feira (29) uma sentença de seis anos e meio de cadeia em um tribunal de Smolensk por “justificar o nazismo, incitar o ódio e insultar um funcionário do governo”.

Embora o caso que originou o processo tenha ocorrido antes da guerra, a condenação acontece quando a Rússia aperta cada vez mais o cerco contra empresas de mídia, jornalistas, ativistas e organizações não-governamentais que criticam a invasão do país à Ucrânia.

Autor de vídeo repostado por blogueiro russo pediu asilo político 

O vídeo repostado por Komandirov foi criado pelo ativista Karim Yamadayev em 2020, mostrando um julgamento fictício de Vladimir Putin, do porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov e de Igor Sechin, oligarca e político russo que pertence ao círculo mais próximo do presidente. 

Vestido de juiz, Yamadayev lê sentenças de morte para homens cujas cabeças estão cobertas com sacos pretos. Placas mostram os nomes dos “condenados”.

Reprodução YouTube

Em março de 2021, ele foi multado em 30o mil rublos (R$ 25 mil) e libertado depois de quase um ano preso. No fim do ano, pediu asilo político à França. 

Em outubro, o blogueiro russo Sergei Komandirov foi preso em casa por ter repostado o vídeo com um pedido de ajuda a Yamadayev. 

Ele era colaborador voluntário do canal de notícias de Alexei Navalny, e ficou marcado por sua associação ao ativista que desafiou Putin e sofreu uma tentativa de envenenamento. 

O blogueiro já tinha sido acusado há mais de dois anos por uma ofensa semelhante à da que valeu agora a condenação depois de postar um meme zombando de Putin.

Ao ouvir a sentença de seis anos e meio de prisão nesta sexta-feira, Kormandirov ameaçou se matar, gritando no tribunal que iria cortar os pulsos.

A mesma mensagem foi postada na conta no Telegram Caso Komandirov.

O canal vem sendo atualizado regularmente por apoiadores do blogueiro russo, listado como preso político por várias organizações de direitos humanos. 

Todos os desdobramentos de sua saga jurídica foram registrados no Telegram, incluindo os acontecimentos durante o julgamento que resultou em sua condenação. 

Quando Sergei Komandirov deixou o tribunal em uma viatura policial, apoiadores gritaram pedindo para que ele aguardasse o recurso a ser apresentado pela defesa. 

No dia 28 de julho, a jornalista que fez um protesto na TV estatal em março também foi julgada na Rússia, mas não ficou presa.

Marina Ovsyannikova recebeu uma multa de 50 mil rublos (R$ 4,2 mil) por ter postado críticas ao governo e à invasão da Ucrânia nas mídias sociais.