MediaTalks em UOL

Rede global Covering Climate Now faz debate online sobre abordagem das ondas de calor pela mídia

Webinar cobertura ondas de calor covering climate now mudança climática aquecimento global jornalismo ambiental incêndio florestal

Londres – A coalizão global de jornalismo ambiental Covering Climate Now promoveu nesta quarta-feira, 10 de agosto, às 3h (horário do Brasil) um debate online sobre a cobertura das ondas de calor que estão afetando várias partes do planeta, resultado das mudanças climáticas fora de controle. 

O encontro abordou como os jornalistas estão registrando o que está acontecendo e por quê, as realidades dos que sofrem com as ondas de calor e possíveis soluções.

Entre os painelistas estavam a jornalista brasileira Sofia Moutinho. Também integraram a mesa Anna Philips, repórter de clima do Washington Post, e Snigdha Poonam, jornalista independente indiana. 

Webinar aberto a todos os jornalistas 

 Mark Herstsgaard, diretor executivo da coalizão e repórter de clima da revista The Nation, fez a mediação.

Para quem não conseguiu acompanhar ao vivo, o resumo e o vídeo do encontro serão publicados no canal da organização no YouTube. Não é preciso ser afiliado ao CCNow para assistir.

O CCNow reforça a gravidade das ondas de calor, que “brutalizaram o mundo nos últimos anos, proporcionando um sabor amargo do que está por vir à medida que as emissões de gases de efeito estufa superaquecem o planeta”.

Sofia Moutinho, jornalista independente que vive no Rio de Janeiro, falou no webinar sobre a reportagem feita para o Center for Public Integrity abordando como as ondas de calor aprofundam as desigualdades sociais, com efeitos mais severos sobre os menos favorecidos economicamente. 

A reportagem expôs doenças causadas pelo calor excessivo em dois estados americanos, Flórida e Arizona, a partir de uma análise de dados de saúde pública e pesquisas diretas junto a organizações como associações de moradores e até clubes de futebol. 

Knight Center oferece treinamento sobre mudanças climáticas para jornalistas 

A forma como a imprensa cobre os efeitos das mudanças climáticas, como as ondas de calor, é fundamental para informar o público e mobilizar a sociedade.

O Knight Center para o Jornalismo das Américas acabou de lançar um novo curso sobre o assunto, ministrado por xxxx, professor da Universidade do Texas e ex-jornalista científico do New York Times.

O curso explica os fundamentos das mudanças climáticas, explora a desinformação associada a elas e orienta sobre como fazer uma cobertura mais precisa, sem alarmismo, com humanização e mostrando os problemas e suas possíveis soluções.

Sair da versão mobile