Londres – A brasileira Verônica Alkmim França foi uma das 20 vencedoras da edição 2022 do prêmio internacional de fotografia ‘Female in Focus’, organizado pela publicação britânica British Journal of Photography. O tema este ano foi “Lar”. 

A foto de Verônica, feita na periferia de Belo Horizonte, mostra uma mulher que tem pouco contato com a tecnologia ou com vida moderna deitada no sofá, cercada por novelos de lã.

Os temas abordados pelas vencedoras do prêmio de fotografia vão desde situações individuais como relacionamentos e aborto até questões coletivas como migração e clima.  

Brasileira participa pela primeira vez de um prêmio de fotografia 

Em sua quarta edição, o prêmio Female in Focus destaca o trabalho de mulheres a fim de combater a desigualdade de gênero na fotografia. Segundo os organizadores, elas representam de 70% a 80% dos estudantes de fotografia, mas apenas 15% se profissionalizam.  

Verônica Alkmim França é mineira de Diamantina, formada em Artes Plásticas, Fotografia, Cenografia e Comunicação. Ela nunca tinha participado de um concurso de fotografia. 

prêmio de fotografia concurso de fotografia fotografia feminina mulheres fotógrafas Female in Focus
Verônica Alkmim França/Arquivo Pessoal

Neta do fotógrafo Chichico Alkmin (1886-1978), Verônica conta que sempre gostou dessa arte. Ela resgatou do acervo do avô e foi também produtora e curadora por muitos anos do material, hoje sob custódia do Instituto Moreira Salles.

Mas começou a carreira criando roupas para bonecas. “No início dos anos 90 fui uma das pioneiras na introdução da ‘Arte Vestível’ no Brasil”, conta. 

Nos anos 90, Verônica trabalhou como cenógrafa e figurinista de um projeto de dramaturgia de Denise Stoklos apresentado na Suécia, onde passou a residir, embora viaje ao Brasil com frequência. 

Nos últimos anos ela vem trabalhando em pesquisas e produções em que a imagem seja a narrativa visual. Por meio da fotografia procura revelar questões éticas que a afetam como migração, nacionalidade, despatriamento, minorias, raça, diáspora, identidade, gênero, política, sexualidade, diversidade e sustentabilidade.  

A imagem premiada no Female in Focus é parte de um projeto que tem a intenção de tornar visível um grupo ‘invisível’, proporcionando a oportunidade de serem protagonistas.

prêmio de fotografia concurso de fotografia fotografia feminina mulheres fotógrafas Female in Focus
Verônica Alkmin França – Female in Focus 2022

A mulher retratada é inspirada na Penélope da mitologia grega, que esperava o marido voltar da guerra tecendo durante o dia e desfazendo o trabalho à noite. 

Verônica explicou que o projeto “abre um outro olhar que não seja o olhar automático treinado, viciado, postado, repleto de likes e que muitas vezes explora a pobreza, as desgraças e as condições precárias em que esses grupos vivem, sem considerá-los seres humanos dignos de respeito, com direitos à voz, escolhas e desejos”. 

E complementa:

São pessoas genuínas, sensíveis, inteligentes, expressivas e com o sonho de não somente trabalhar, comer, dormir e morrer. Foi uma escolha delas mesmas como queriam ser fotografadas”.

Conheça as outras vencedoras do prêmio de fotografia ‘Female in Focus’
Miss July, por Julia Gunther

Outra fotografia vencedora no concurso ‘Female in Focus’, intitulada Miss July, retrata Xola, uma mulher trans que faz parte de um concurso de beleza realizado todos os anos na Cidade do Cabo, África do Sul.

O concurso Miss Calendar Girl foi fundado em 2015 por Chedino, cuja transição de afirmação de gênero tenho documentado desde 2012”.

prêmio de fotografia concurso de fotografia fotografia feminina mulheres fotógrafas Female in Focus
Julia Gunther – Female in Foucus 2022

Xola era a mais jovem das concorrentes do concurso de beleza que fotografei naquele dia, e também era a primeira vez que participava. O que mais me impressionou nela foi o quão envolvente, confiante e orgulhosa ela é”.


Nós não lutamos sozinhos, por Gala Semenova

A imagem de Semenova selecionada pelo prêmio de fotografia é um comovente retrato de uma filha apoiando sua mãe após um diagnóstico de câncer.

prêmio de fotografia concurso de fotografia fotografia feminina mulheres fotógrafas Female in Focus
Gala Semenova – Female in Focus 2022

Misha foi diagnosticada com câncer de mama em 2021, o que a levou a fazer um tratamento de quimioterapia. Como resultado, ela perdeu seu cabelo longo e bonito”.

“Sua filha queria apoiá-la durante esse difícil processo e elas rasparam o cabelo uma da outra”.


Catrin, por Sujata Setia

Esta imagem premiada no ‘Female in Focus’ retrata uma jovem que sofreu queimaduras de terceiro grau em 96% de seu corpo após um acidente de ônibus nos Alpes Franceses, que a deixou com poucas chances de sobrevivência.

prêmio de fotografia concurso de fotografia fotografia feminina mulheres fotógrafas Female in Focus
Sujata Setia – Female in Focus 2022

Após três meses em coma, 200 cirurgias e quatro anos de reabilitação, Catrin desafiou o destino. “Eu nunca fui fotografada assim antes… com todas as minhas cicatrizes”, disse.

“Sua fala deixou nós duas pensando qual é o limite das cicatrizes? Quanto podemos ver? Estamos todos nos tornando parte do mundo onde as cicatrizes também precisam parecer ‘bonitas’?

“Apenas o suficiente para que possamos usá-las para nos lembrar de que nossas vidas são melhores? Mas não muito… para que possamos suportar olhar para elas?


Crystal Queens, por Jasmine De Silva

Em contraste com a foto de Setie, o registro de Jasmine De Silva mostra um outro extremo, apresentando uma cena altamente estilizada que retrata a busca humana pela perfeição corporal.

“Esta fotografia faz parte de uma série que começou a partir desta imagem. O foco central do meu trabalho é expor e destacar a natureza absurda da busca humana para alcançar a perfeição e os extremos a que  podemos chegar”.

prêmio de fotografia concurso de fotografia fotografia feminina mulheres fotógrafas Female in Focus
Jasmine De Silva – Female in Focus 2022

“Estas imagens estão especificamente relacionadas com a casa, pois este deve ser um local onde nos sentimos totalmente confortáveis e com a capacidade de relaxar, não de sentir que estamos à mostra para o mundo”.

“Com os laços atuais que a maioria das pessoas tem com as redes sociais, qualquer um pode ser visto pelo mundo a qualquer momento”.

“E essa ideia de ter que ser a versão perfeita de nós mesmos, mesmo estando em casa, no banheiro, na sala ou cozinha, é encarnado nessas imagens pelas mulheres vestindo uma pele de cristais”.


Papai dormindo ao sol, por Stephanie Diani

O júri do prêmio de fotografia escolheu o trabalho de Diani pelo seu projeto que explora o relacionamento de seus pais e o verdadeiro significado do lar.

Meus pais estão em casa um para o outro. Eles estão casados há 64 anos. Seus nomes são Francis e Frances. Eles compraram a casa que eu cresci em 1962”.

prêmio de fotografia concurso de fotografia fotografia feminina mulheres fotógrafas Female in Focus
Stephanie Diani – Female in Focus 2022

Pouquíssimas pessoas vinham jantar, e apenas em feriados. Eu tinha dois amigos que foram autorizados a dormir. Nada, mas nada, jamais foi colocado na mesa de centro e sapatos não eram usados dentro de casa”

“Nós a vendemos em 2018, quando meu pai ainda podia dar a volta no quarteirão sozinho. Para meus pais, casa era segurança. O lar era o baluarte de nossa família contra os perigos do mundo exterior”.

Papai tem demência. O corretor, quando mostramos a casa, disse que nunca tinha visto uma casa em melhores condições”.


Refúgio, por Persia Campbell

Quando a guerra contra o cartel começou em Ciudad Juárez, México, em 2006, muitos de nós nos refugiamos em nossos espaços privados (em nossas casas e em nossos quartos)”.

Com os espaços públicos tomados pelo terrorismo e pela violência, fizemos das nossas casas um porto seguro, um santuário onde passámos a maior parte do tempo, já que fomos submetidos a um confinamento involuntário implícito”.

prêmio de fotografia concurso de fotografia fotografia feminina mulheres fotógrafas Female in Focus
Persia Campbell – Female in Focus 2022

Esta imagem representa dualidade e contraste. O interior é totalmente decorado em tons pastéis em representação da nossa estética fronteiriça, que se baseia significativamente no intercâmbio comercial com os Estados Unidos”.

Assim, esta decoração interior torna-se simultaneamente uma metáfora da vida fronteiriça e do sonho americano, uma vida superficialmente perfeita”.

“A violência, os espaços públicos e a guerra às drogas são exibidos na televisão colocada na sala, retratando o papel ativo da mídia nas estratégias de terrorismo que afetaram todos os que vivem nesta cidade”.


Narrativas climáticas também foram exploradas no prêmio de fotografia
Queda livre, por Susan Richman

A fotografia de Richman premiada no concurso destaca a preocupação com os animais e a natureza.

 “A diminuição alarmante das populações de insetos, pássaros e pequenos animais é um presságio de que o tecido do ecossistema está se desfazendo e me motivou a criar um ‘memento mori’ (saudação latina usado por monges católicos para lembrar que todos vão morrer) ambiental”.

prêmio de fotografia concurso de fotografia fotografia feminina mulheres fotógrafas Female in Focus
Susan Richman – Female in Focus 2022

Inspirado por fotos vitorianas de um membro da família falecido em suas melhores roupas e cercado por seus objetos favoritos, eu coloco meus modelos em um ambiente imaginado”.

Com cada foto exploro a justaposição entre permanência e impermanência e o estado precário de nosso mundo para homenagear e lembrar aqueles cujo declínio preocupante torna seu reconhecimento importante e pungente”.


Intrincado, por Tania Malkin

O prêmio de fotografia selecionou o trabalho de Malkin, que retrata uma paisagem semelhante a uma pintura.

 “A imagem aérea foi feita de um helicóptero a 7 mil  metros de altitude sobre as planícies aluviais no norte da Austrália”.

A foto mostra os leques aluviais [depósitos fluviais criados pela água da enchente], e retrata uma paisagem de árvores, nuvens e colinas”.

prêmio de fotografia concurso de fotografia fotografia feminina mulheres fotógrafas Female in Focus
Tania Malkin – Female in Focus 2022

Duas vencedoras do prêmio de fotografia voltaram suas lentes para o albinismo
Joanne e seu filho, Kristina Varaksina

“Joanne é uma jovem incrivelmente forte e sábia de ascendência nigeriana. Ter albinismo e uma visão muito ruim nunca a impediu de acreditar em si mesma e apreciar seu próprio corpo”.

prêmio de fotografia concurso de fotografia fotografia feminina mulheres fotógrafas Female in Focus
Kristina Varaksina – Female in Focus 2022

“A essência da beleza é ser, ser quem você é. Vivemos em um mundo que nos incentiva a criticar constantemente nossa aparência e nos faz sentir que não somos o suficiente como somos”.

“A verdade é que a beleza não pode ser restrita. Beleza é simplesmente ser você.”


Porto seguro, por Anna Neubaeur

Era um domingo quente de março quando encontrei Elijah e seus amigos no jardim do internato em Arusha, Tanzânia”.

O espaço é protegido por grandes muros e cercas que isolam as dependências da escola do resto da cidade porque, na Tanzânia, as pessoas e principalmente as crianças com albinismo pagam o preço da superstição”.

prêmio de fotografia concurso de fotografia fotografia feminina mulheres fotógrafas Female in Focus
Anna Neubauer – Female in Focus 2022

Uma criança nascida com albinismo é considerada “uma maldição de Deus” e, em muitos lugares, ela nem é considerada um ser humano”.

“Ironicamente, pessoas com albinismo estão sendo caçadas porque partes de seus corpos podem ser usadas para fazer poções ou encantos que trarão saúde, boa sorte, riqueza e até poderes sobrenaturais”.

“O internato é a casa de Elijah, é o lugar onde ele é amado e onde pode finalmente viver uma vida normal. É o porto seguro dele”.


Não me esqueça, por Jennifer Blau

Mostrar empatia pelos idosos foi o tema da fotografia de Blau selecionada pelos jurados do concurso.

 “O que acontece com seu senso de identidade quando você perde a memória? E como aparecemos para os outros?

Linda, elegante e engajada, Patricia desafiou o estereótipo de mulher aos 90 anos antes de desenvolver demência”.

prêmio de fotografia concurso de fotografia fotografia feminina mulheres fotógrafas Female in Focus
Jennifer Blau – Female in Focus 2022

“Peço que consideremos como na cultura ocidental retratamos – e muitas vezes tornamos invisíveis – os idosos, especialmente quando eles declinam”.

Como podemos respeitar e celebrar sua beleza e humanidade em todos os estados de ser? Da minha série O Quarto da Patricia”.


Mrs. Green, por Diana Sosnowska

A imagem ganhadora do prêmio de fotografia faz parte de um projeto em andamento que foca nos limites e fronteiras do ‘sujeito fotográfico’.

Desenvolvido durante a pandemia, ‘Tales on Disappearance’  (Contos do desaparecimento) tem como objetivo narrar histórias de personagens fictícios que sonham em escapar do quadro fotográfico.

prêmio de fotografia concurso de fotografia fotografia feminina mulheres fotógrafas Female in Focus
Diana Sosnowska – Female in Focus 2022

“Ao mesmo tempo em que registra autorretratos encenados, o projeto também investiga o conceito de sequencialidade, espaço e tempo no âmbito do meio fotográfico”.

“Uma câmera imóvel fica observando o sujeito movendo-se inquieto dentro de seu espaço finito, questionando perpetuamente o que significa ser um objeto de arte”.


Experiências extraordinárias, por Morganna Magee

O projeto fotográfico ‘Experiências extraordinárias foi criado em 2020 e ainda está em andamento. O trabalho de Magee usa a fotografia como um canal para a interpretação emocional da realidade durante um período de turbulência.

“Capturadas nas ruas próximas de onde moro, em caminhadas diárias, as imagens retratam uma exploração sombria da paisagem intercalada com motivos da minha família e de animais, mortos e vivos”.

prêmio de fotografia concurso de fotografia fotografia feminina mulheres fotógrafas Female in Focus
Morganna Magee – Female in Focus 2022

“As imagens resultantes vêm de uma resposta intuitiva ao meu entorno. Elas interagem com a capacidade da fotografia de eternizar o que é passageiro”.

“Através de manipulações na câmera e no scanner essas imagens existem pela intervenção, ora do artista, ora da atmosfera invisível que envolve o que é fotografado”.


Paisagem dos sonhos, por Minxu Li

Minxu Li procura visualizar o que não pode ser expresso verbalmente, com uma imagem intitulada ‘Dreamscape’.

prêmio de fotografia concurso de fotografia fotografia feminina mulheres fotógrafas Female in Focus
Minxu Li – Female in Focus 2022

O contato com a natureza e os parques londrinos também foram temas do concurso de fotografia
A andarilha, por Marie Smith

Em 2021, comecei a pesquisar e fazer fotografias na minha comunidade local de Brixton, sul de Londres, que exploravam temas sobre natureza, pertencimento, identidade e mudanças climáticas”.

Como uma mulher negra de herança jamaicana vivendo no sul de Londres, me apoiei em minha experiência para estabelecer o que esses termos significavam para mim”.

prêmio de fotografia concurso de fotografia fotografia feminina mulheres fotógrafas Female in Focus
Marie Smith – Female in Focus 2022

Usei-me como estudo de caso e fiz uma série chamada ‘The Wanderer’, onde eu me documento em paisagens no Reino Unido. Nesta interação inicial estou documentando minhas experiências em Brockwell Park”.


Vida no parque, por Sophia Spring

“Na primavera de 2020, todos os nossos rituais de normalidade foram removidos no contexto de uma pandemia global. E assim, com pouco mais a fazer, nos aventuramos em nossos parques locais para nossa dose única de exercício diário”.

Foi aqui que encontramos consolo no mundo natural encontrado à nossa porta. Durante esse tempo, meu amor pelos parques de Londres se aprofundou”.

prêmio de fotografia concurso de fotografia fotografia feminina mulheres fotógrafas Female in Focus
Sophia Spring – Female in Focus 2022

Em um mundo cada vez mais motivado pelo lucro e pelo status, o parque é um espaço que simboliza a democracia. Espaços gratuitos e comunitários para todos em uma das cidades mais caras do mundo”.

Os retratos desta série capturam a diversidade de pessoas cujas vidas são enriquecidas por esses extraordinários espaços verdes. É minha esperança que essas imagens transcendam o tempo em que foram feitas”.

Embora esses espaços tenham sido uma tábua de salvação para os moradores da capital durante o bloqueio, sua importância precede esse momento e se estenderá além dele”.

“Em suma, ‘Parklife’ é minha carta de amor para os londrinos e seus queridos espaços verdes”.


‘Avatãra’, por Stefanie Langenhoven

Esta imagem selecionada pelo júri do prêmio de fotografia explora as experiências da fotógrafa com a gravidez e o aborto.

“’Avatãra’ (Encarnação) é uma série pessoal sobre a gravidez do meu segundo filho, que aconteceu durante a pandemia, depois de vários abortos”.

“O aborto espontâneo é um tipo muito específico de perda. Você se conecta com uma alma e a perde sem realmente encontrá-la. A essência deles parecia tangível, mas eu nunca conseguia senti-los fisicamente”.

prêmio de fotografia concurso de fotografia fotografia feminina mulheres fotógrafas Female in Focus
Stefanie Langenhoven – Female in Focus 2022

Uma consciência cresceu em mim desse aspecto sobrenatural de trazer crianças para este mundo, uma conexão com esse “outro” reino. Eu criei esta série para fazer este reino parecer mais real para mim”.


‘Ñaupas’, Marisol Mendez

A ‘morenada’ é uma das danças mais populares da Bolívia. Retrata escravos africanos forçados a trabalhar nas minas de prata de Potosí ou a esmagar uvas nos vinhedos das Yungas, durante o período colonial”.

Os Ñaupas (em quechua que dizer antigos, ancestrais) retratam as mulheres escravizadas mais velhas. O chacoalhar de suas matracas imita o das correntes que prendiam as pernas dos escravos”.

prêmio de fotografia concurso de fotografia fotografia feminina mulheres fotógrafas Female in Focus
Marisol Mendes – Female in Focus 2022

“Esta imagem pertence à série ‘Madre’. Juntando memórias do passado e observações atuais, o projeto explora a influência da raça e da religião na formação da percepção e representação das mulheres bolivianas”.


A jornada da minha mãe, Sonali Ohrie

Esta imagem escolhida como uma das vencedoras do concurso representa a mãe de Ohirie em busca de liberdade.

“Esta é minha mãe sentada em seu vestido de noiva, depois do divórcio. A série contínua documenta sua jornada, explorando uma vida de liberdade e voltando para casa e para si mesma”.

prêmio de fotografia concurso de fotografia fotografia feminina mulheres fotógrafas Female in Focus
Sonali Ohrie – Female in Focus 2022

Ao crescer em uma família estritamente hindu-punjabi, minha mãe não tinha permissão para explorar o mundo até que ela estivesse em um casamento “seguro”.

Agora, após o divórcio de um casamento arranjado, ela finalmente pode explorar o mundo que era considerado perigoso  para uma mulher sozinha, entender sua identidade como mãe solteira e aprender o que o lar significa”.


Séries vencedoras
Menos vergonha: um protesto contra a violência sexual, por Lina Geoushy

O projeto de Lina Geoushy, ‘Shame Less: A Protest Against Sexual Violence’, concentra-se na prevalência universal da violência sexual contra as mulheres.

Lina Geoushy – Female in Focus 2022

Em dezembro de 2020, em resposta à onda #MeToo que as mulheres egípcias lideraram em junho do mesmo ano, decidi trabalhar neste projeto”.

Lina Geoushy – Female in Focus 2022

Ela fez uma chamada aberta no Instagram, pedindo o envolvimento de participantes em um projeto sobre as histórias de mulheres, incluindo ela mesma, que sofreram violência sexual em espaços públicos e privados no Cairo.

“Em vez de uma abordagem documental clássica, optei por incorporar diferentes elementos que refletem a escala da questão”.

Lina Geoushy – Female in Focus 2022

“Eu sobrepus os retratos que fiz com os participantes em seus próprios espaços privados com seus textos manuscritos e máscaras douradas, para proteger suas identidades, conforme seus pedidos”.

“A construção das imagens reflete nossa jornada compartilhada e a evolução do meu relacionamento com elas e comigo em relação ao assunto.”

Lina Geoushy – Female in Focus 2022

e-Movere, por Valentina Fusco

A outra vencedora na categoria Série do concurso de fotografia é Valentina Fusco, com seu projeto ‘e-Movere’.

Fusco cresceu em Gênova, na Itália, e se mudou para Buenos Aires em 2019.

“Este trabalho nasceu em 2020 durante o bloqueio argentino, uma época em que eu deveria ter voltado para casa e não pude fazê-lo por vários meses”.

Valentina Fusco – Female in Focus 2022

Esses sentimentos de desorientação e distanciamento fizeram Valentina querer encontrar maneiras de se conectar com sua terra natal, e ela viu as fotografias como portais para isso.

Valentina Fusco – Female in Focus 2022

Quando pude voltar, comecei uma busca obsessiva pelos lugares abandonados pelos migrantes italianos e por imagens de arquivo em museus e mercados”.

Nesse processo, percorri profundamente a experiência migratória dos meus pais, estabelecendo assim uma nova relação com eles, como se a experiência comum da distância de casa nos tivesse aproximado de alguma forma”.

Valentina Fusco – Female in Focus 2022

Juntando imagens encontradas com novas fotografias de sua terra natal, do seu pai e do oceano entre eles, ela replica uma sensação convincente de espaço através do tempo e da geografia.

“Por muito tempo, a Itália foi um país de emigrantes. Hoje, o ciclo do grande êxodo em massa parece ter terminado e se tornado algo mais fluido”.

“Esta história fotográfica nasceu da necessidade de tentar compreender o significado mais íntimo, emocional e multifacetado da migração, olhando para a minha família, que emigrou para o norte de Itália após a Segunda Guerra Mundial, e para mim.”

Valentina Fusco – Female in Focus 2022

As fotografias foram publicadas com a autorização da organização do prêmio de fotografia ‘Female in Focus’ e não podem ser reproduzidas.


[jms-related-posts ids=”46265″