MediaTalks em UOL

Rússia lança enciclopédia online ‘Runiversalis’ com conteúdo transferido da Wikipedia

Wikipedia Rússia Runiversalis enciclopédia online

Reprodução Runiversalis

Londres – Enquanto o governo da Rússia trava uma batalha judicial com a Wikipedia para obrigá-la a remover conteúdo sobre a guerra da Ucrânia em desacordo com as narrativas oficiais, uma alternativa local da enciclopédia online entrou no ar no país, absorvendo conteúdo da versão original. 

Detalhes do funcionamento da Runiversalis foram revelados pelo deputado Anton Gorelkin, Vice-Presidente do comitê de informação da Duma (Parlamento) estadual nesta terça-feira (23).

Goreklin explicou que a enciclopédia opera em servidores russos e respeita a legislação da Federação Russa e valores tradicionais. “Isso significa que qualquer tentativa de dar aos artigos um viés liberal de esquerda e centrado no Ocidente será interrompida”, disse. 

Wikipédia na mira do governo da Rússia 

Desde antes da guerra, o governo da Rússia exercia pressão sobre a Wikipedia, insatisfeito com o conteúdo postado pelos colaboradores da enciclopédia online. Tentativas de criar uma versão doméstica datam de 2010. 

As tensões se agravaram depois do início do conflito. Um tribunal da Rússia determinou à Wikimedia Foundation que todo o conteúdo “falso” sobre a guerra fosse removido.

A entidade contestou a decisão, alegando que as “informações na Wikipedia devem ser protegidas pela liberdade de expressão e não constituem desinformação”, como o governo da Rússia alegou no processo.

Por não excluir as informações, a fundação foi multada em 5 milhões de rublos (cerca de R$ 330 mil).

Em julho, o Roskomnadzor, órgão regulador da mídia no país, determinou que os buscadores online rotulassem qualquer conteúdo postado na plataforma como “violador da lei russa”. 

Em uma entrevista ao site independente Meduza, o diretor da Wikimedia Rússia, Stanislav Kozlovsky, ironizou uma tentativa do governo de Vladimir Putin de criar um equivalente russo à Wikipedia por meio da organização de palestras Sociedade Znanie.

Kozlovsky disse que o governo gastou dois bilhões de rublos (cerca de US$ 34,4 milhões) e, quando chegou a hora de lançar o projeto, havia cerca de 5 mil artigos, enquanto a Wikipédia na Rússia tem cerca de 1,83 milhões de artigos no idioma do país.

A nova Wikipedia da Rússia 

O projeto anunciado pelo deputado Anton Gorelkin nesta terça-feira via Telegram não parece ligado à tentativa anterior.

Os organizadores encontraram uma forma de contornar o problema de falta de conteúdo: simplesmente absorvendo o material da Wikipédia original para a versão russa e eliminando o que os editores julgarem inconveniente. 

Jornalista que já trabalhou na agência estatal de notícias Tass, o deputado informou que ex-editores da Wikipedia russa estão transferindo o conteúdo da Wikipédia russa para a Runiversalis, “limpando os artigos de propaganda e conteúdo nocivo”.

Além disso, está prevista a criação de uma versão completamente autônoma do site, que não requer inserções de projetos de terceiros. Ela estará disponível para download e uso por todos, disse Gorelkin.

Segundo o portal de notícias de marketing Sostav, a “Runiversalis” o projeto já tem páginas nas redes sociais VKontakte e Telegram e na plataforma de conteúdo Zen.

A aparência da enciclopédia da Rússia é igual à da Wikipedia. Um artigo sobre a novidade chegou a ser postado na versão em russo da enciclopédia global, mas agora aparece como removido.

Os autores da nova enciclopédia anunciaram a criação da Runiversalis em 18 de agosto, embora as primeiras edições, segundo dados abertos, tenham sido feitas em 9 de junho.

‘Guerra’ fora da Runiversalis 

Os links não funcionam a partir de vários países, mas veículos de imprensa independentes russos relataram o formato e o conteúdo da Runiversalis. 

No entanto, no fim da tarde de 23 de agosto o site estava fora do ar, sem explicações. 

O site de notícias independente TJ revelou que quase 9 mil artigos já teriam sido carregados no site. 

Na página principal, além de fatos interessantes, artigos destacados e eventos atuais, há um bloco de notícias dedicado à guerra na Ucrânia, como revelou o TJ.  

O artigo “Operação militar especial”, que na versão original da Wikipedia é definido como “invasão”, foi reescrito “para descrever os eventos de apenas um lado”, com links apenas para a mídia oficial russa.

Diversos artigos foram integralmente transferidos da Wikipedia em russo, incluindo o design. Alguns foram reduzidos, segundo o TJ, porque links para artigos complementares não estão ainda disponíveis. 

O TJ, que está bloqueado na Rússia desde março, disse ter conversado com um representante da Wikimedia sobre a Runiversalis.

Ele informou que o novo projeto não foi discutido dentro da comunidade, e que se um dos ex-editores da Wikipédia participar dele será bloqueado da versão internacional.

Sair da versão mobile