Londres – O prêmio de fotografia internacional iPhone Photography Awards 2022 anunciou os vencedores de sua edição 2022, e entre eles está a brasileira Patrícia Cançado.
Jornalista profissional e fotógrafa amadora, ela venceu a competição na categoria Pessoas com a foto ‘Traje de banho’, retratando quatro mulheres em uma praia na Bahia com o mesmo maiô, uma cena que combina leveza, humor e empoderamento.
A qualidade e originalidade das imagens premiadas confirma o valor das câmeras dos smartphones, que democratizaram a fotografia para quem não tem acesso a câmeras convencionais e permitem que profissionais capturem cenas que se apresentam de surpresa diante de seus olhos, quando não estão com o equipamento à mão.
No prêmio, fotos com iPhone não podem ser modificadas
Mais antigo prêmio de fotografia com Iphone, o iPhone Photography Awards foi criado em 2007 e já recebeu milhares de imagens feitas por profissionais e amadores de mais de 140 países.
O uso de aplicativos de edição para iPhone ou iPad é permitido no concurso, bem como o de lentes adicionais. Mas as fotos não podem ser alteradas em programas de processamento de imagens como Photoshop.
Este ano, os jurados selecionaram os vencedores nas categorias Pessoas, Retratos, Crianças, Abstrato, Estilo de Vida, Viagem, Paisagem, Natureza, Meio Ambiente, Por-do-sol, Animais, Arquitetura, Vida Urbana, Natureza Morta, Outros e Série.
O ganhador do prêmio principal em 2022 foi o italiano Antonio Denti com a imagem ‘O menino de Mosul’, retratando um momento de ternura nos escombros da guerra, no Iraque
Fotografia premiada no concurso reuniu cores, humor e empoderamento
Patrícia Cançado, que ficou em primeiro lugar na categoria Pessoas, é mineira e se diz fotógrafa amadora, apesar de ter estudado fotografia ao parar de trabalhar por algum tempo quando os filhos gêmeos nasceram.
Jornalista e dona de uma agência de assessoria de imprensa em São Paulo, ela estava de férias com a família ano passado na Praia do Espelho, na Bahia, quando duas mulheres chamaram a sua atenção pelo cabelo vermelho e por estarem usando o mesmo maiô rosa.
Patrícia pediu para fazer uma foto e as mulheres toparam. Aí veio a surpresa: elas falaram que a mãe e a irmã também estavam na praia com o mesmo maiô.
“Achei incrível e fiz a foto das quatro”.
” O céu estava muito azul, o maiô rosa, o cabelo vermelho, uma composição que me atraiu.
E me atraiu também o fato de serem quatro mulheres. Elas são gaúchas, estavam viajando sozinhas e seguras de seus corpos”.
Nesse mundo de hoje cheio de filtros e preocupação com o padrão estético, e ver essas quatro mulheres juntas, seguras de si, é uma mensagem muito forte”.
Ela disse que a imagem postada nas redes sociais provocou uma ‘conversa muito legal’.
Patrícia já ganhou duas menções honrosas em concursos internacionais e resolveu se inscrever no prêmio de fotografia com iPhone porque “é um prêmio pop, para todo mundo, não precisa ter uma câmera para fotografar, basta o celular”.
Leia também | Visões do Lar: Fotógrafa brasileira é premiada no concurso ‘Female in Focus’ 2022
Pessoas em foco entre os vencedores do prêmio de fotografia com iPhone
As pessoas são objeto frequente dos que utilizam os smartphones para registrar cenas do cotidiano ou em fotos produzidas.
Veja as imagens vencedoras em várias categorias que tiveram uma ou mais pessoas no centro das atenções, como na foto da brasileira.
Distanciamento anti-social, por Raquel Sela (Suécia), escolhida pelo júri como Fotógrafa de Iphone de 2022
Categoria Crianças : Sem título, por Huapeng Zhao, China
Categoria Retratos: sem título, por Arevik Martirosyan, EUA
Categoria Estilo de Vida: Mergulho no mar em Villajoyosa (Espanha), por Laila Bakker, Holanda
Categoria Viagem: Caño de la Guasa (Colômbia), por Marina Klutse, EUA
Categoria Abstrato: Gaiola de pássaro, por Marcello Raggini, Itália
Leia também | Concurso de fotografia ambiental oferece R$ 54 mil em prêmios a profissionais e amadores; veja como participar
Natureza pelas lentes do iPhone
Os vencedores do prêmio também utilizaram o iPhone para registrar momentos belos, engraçados ou preocupantes da natureza.
Categoria Paisagem: Neblina de outono no caminho (Ware, Massachusetts), por Linda Repasky, Estados Unidos
Categoria Meio Ambiente: Algodão doce (Hegang, Província de Heilongjiang), por Yang Li, China
Categoria Por-do-sol: Flutuando em chamas (Xiamen, China), por Leping Cheng, China
Categoria Natureza: Alce em Aspen, por Andrea Buchanan, EUA
Categoria Animais: Vacas, por Pier Luigi Dodi, Itália
Paisagens urbanas
Categoria Arquitetura: Sombras da história, Empire State (por Kaustav Sarkar, Índia)
Vida Urbana: Ultrapassar (em Chongqing), por Yongmei Wang, China
Categoria Natureza Morta: Acordar em quartos de hotel (Ilha Kyushu), por Ayaka Takine, Japão
Categoria ‘Outros’: sem título, por Yingya Liu, China
As imagens foram publicadas com autorização do prêmio de fotografia com iPhone IPPAWARDS e não podem ser reproduzidas.
Leia também | Atafona, Carajás, Amazônia: brasileiros finalistas em prêmio de fotografia ética retratam dramas sociais