O Knight Center para o Jornalismo nas Américas abre nesta quarta-feira (31) as celebrações pelos seus 20 anos com um seminário ao vivo transmitido pelo YouTube.

O centro foi criado e é dirigido pelo jornalista brasileiro Rosental Calmon Alves, e tem um papel destacado entre as grandes organizações ligadas ao jornalismo no mundo, promovendo conferências, cursos e editando publicações que ajudam a compreender a imprensa e encontrar caminhos para o futuro. 

O seminário será realizado às 16h (horário do Texas, 18h no Brasil). Após a transmissão ao vivo, a gravação ficará disponível no YouTube. 

Knight Center é referência no mundo 

Além do fundador do Knight Center, participam do encontro o reitor do Moody College of Communication, Jay Bernhardt (que preside a celebração); Jim Brady, vice-presidente de jornalismo da Fundação Knight, e convidados internacionais que falarão sobre o impacto do Knight Center em suas carreiras e no jornalismo.

“Quando começamos o Knight Center há 20 anos, em agosto de 2002, eu não poderia ter imaginado que teríamos um impacto tão grande por tanto tempo”, disse o professor Rosental Alves, fundador e diretor do Knight Center.

“Inicialmente, o centro deveria se concentrar apenas na América Latina e no Caribe por quatro anos. Mais tarde, tornou-se global e aqui estamos comemorando 20 anos!”

Rosental Alves lançou o Knight Center em 2002 graças a uma doação de US$ 2 milhões recebida da John S. e James L. Fundação Knight.

Ele vive nos EUA desde 1996, quando passou a lecionar na Universidade do Texas, em Austin, como o primeiro Knight Chair em jornalismo internacional, depois de uma carreira no Jornal do Brasil. 

No início, as atividades do centro concentraram-se na capacitação organizacional e no treinamento de jornalistas na América Latina e no Caribe.

Ao longo do tempo, o Knight Center ampliou as fronteiras, criando seu primeiro curso online aberto massivo, ou MOOC, para jornalistas, em 2012, e assim alcançando profissionais em todo o mundo. 

Desde o primeiro curso de visualização de dados com Alberto Cairo, Cavaleiro Presidente em Jornalismo Visual da Universidade de Miami, o Knight Center alcançou mais de 275.000 pessoas de 200 países e territórios com cursos em vários idiomas, a maioria deles gratuitos e abertos a qualquer interessado. 

A instituição organiza também webinars sobre tópicos que refletem discussões ou debates oportunos no mundo do jornalismo, abertos a profissionais do setor e a interessados em conhecer melhor o mundo da imprensa e seus desafios. 

E promove grandes conferências, como o Simpósio Internacional Anual de Jornalismo Online (ISOJ) e o Colóquio Ibero-Americano de Jornalismo Digital.

A última edição do ISOJ, realizada em abril de 2022, teve 1.227 participantes – 296 pessoalmente em Austin e 931 online – inaugurando uma nova era de conferência híbrida.

Desde 2020, o Knight Center publica a LatAm Journalism Review, uma revista digital trilíngue em inglês, espanhol e português, que cobre questões de jornalismo e liberdade de imprensa na América Latina e no Caribe. 

O Knight Center mantém uma biblioteca digital de e-books sobre tópicos que vão desde diversidade nas redações até modelos de associação, educação em jornalismo global e muito mais. Os livros estão disponíveis em inglês, espanhol e português e podem ser baixados gratuitamente.

O mais novo aborda os ataques a jornalistas na América Latina e o que fazer para resolver o problema, com orientações de proteção para os profissionais de mídia.