Londres – São quatro minutos de vídeo reunindo cenas captadas por um drone sobrevoando o resultado da ofensiva russa nas cidades que impediram o avanço das tropas inimigas em direção à capital Kiev, na Ucrânia.
As cenas de devastação são seguidas por um minuto de imagens de esperança, terminando com a bandeira da Ucrânia tremulando altaneira.
Esse é o roteiro de “City Silence”, vídeo que acaba de ser anunciado como vencedor da categoria de Fotojornalismo do Drone Photo Awards 2022, um dos mais importantes prêmios internacionais de fotografia aérea.
Vídeo com drone é tributo às cidades da Ucrânia que impediram queda de Kiev
O autor do documentário premiado no concurso de produções com drone, o ucraniano Yurii Bobyr, que também se apresenta em seus canais de mídia social como Smakadron, realizou o vídeo como um tributo às cidades da Ucrânia arrasadas pela guerra:
“Cidades heróicas de Irpin, Bucha e Gostomel, obrigado por salvar minha nativa Kiev!”
Para transmitir sua mensagem, o vídeo não usa palavras e nem legendas. Apenas a força das imagens, realçadas pela música instrumental, começando com carros destruídos, vários crivados de balas. Alguns estão abandonados em estradas, como estavam no momento em que foram atingidos.
Em seguida o drone transita entre os prédios, exibindo telhados estraçalhados, paredes desmoronadas e janelas quebradas e retorcidas.
Nos quatro minutos iniciais, só uma pessoa aparece, além de gatos abandonados. É o silêncio do que sobrou que grita alto contra a insanidade.
As manchas escuras deixadas pelos incêndios e os buracos das bombas e das balas falam por si. No alto de um prédio, um gato é flagrado pelo drone entre os escombros da janela de um apartamento destruído. O vento abre a porta de um prédio abandonado.
Dentro de um dos apartamentos, uma boneca deixada para trás, sentada numa cadeira, tem um buraco na cabeça. Mas não há vestígios de pessoas.
Centenas foram mortas e várias permanecem sob os escombros. Outros foram enterrados às pressas em quintais e parques porque era impossível dar-lhes um funeral adequado.
A maioria dos sobreviventes fugiu, e alguns foram alvos diretos da artilharia russa enquanto tentavam escapar.
Yurii expressa bem o que se sente ao se assistir as imagens do que sobrou:
Como é a alma de uma cidade sem pessoas? O que os fantasmas das pessoas sentem em sua própria casa, vagando sem parar por ela? Como você se sentiria quando fechasse sua casa pela última vez?
Vídeo registra a resistência da Ucrânia
O vídeo mostra também tanques de guerra e veículos militares russos destruídos pela resistência ucraniana.
Irpin, que fica a apenas 21 quilômetros de Kiev, foi fundamental para deter o avanço russo. Num dos sacrifícios feitos pela cidade, uma ponte foi explodida para bloquear o avanço russo, o que lhe valeu o título honorário de “Cidade Heroica Ucraniana”.
Gostomel, pequena cidade a noroeste de Kiev onde havia uma base militar, foi atacada logo no dia seguinte à invasão. O prefeito Yuri Prylypko foi um dos que pagou com a própria vida para deter o avanço dos russos.
Bucha, a poucos quilômetros ao sul de Gostomel e nos arredores de Kiev, foi arrasada durante a ocupação russa por três semanas em março. Imagens que correram o mundo mostraram corpos espalhados pelas ruas e uma vala comum foi descoberta, repleta de civis mortos.
O controle das cidades-chave arrasadas na periferia de Kiev foi retomado pelas forças ucranianas depois que a Rússia anunciou a retirada de suas tropas da região para concentrar-se na ofensiva na região leste, junto à sua fronteira. O Tribunal Penal Internacional realiza uma investigação sobre a atuação das tropas invasoras.
Leia também | Alegria de verão na Ucrânia antes da guerra é destaque em prêmio internacional de fotografia colorida
Outros vídeos retratam Ucrânia antes e depois da guerra
“City Silence” é mais um dos vídeos realizados por Yurii sobre seu país natal. Num outro trabalho realizado três dias depois do início da invasão russa, ele apresenta uma Ucrânia repleta de imagens bonitas:
A Ucrânia é a minha casa. Nasci aqui e tenho orgulho deste país de pessoas livres e de força de vontade.
Estaremos sempre com você, porque você é nossa Mãe e não temos nada mais querido do que você. Para você somos uma montanha. Sempre a protegeremos e agradecemos por nos receber. Glória à Ucrânia!
O tema de outro vídeo é uma casa destruída pelos russos: “é terrível pensar nas pessoas que se encontravam nessa casa, quando foram baleadas, em que momento as paredes se desfizeram pela ação das chamas que devoraram tudo em seu caminho para destruir a casa”, diz ele.
Ele confessa que não pode deixar de imaginar o que as vítimas da guerra devem ter passado em casas destruídas como a que filmou:
Sentados em um porão frio e úmido, e orando a Deus para viver até de manhã. Compartilhando uma lata de ensopado com os demais. Entretendo as crianças.
Como é se controlar e não entrar em pânico? Bebendo água de esgoto, poças e baterias. Vendo o inimigo perto de você e tentando não fazer o menor som, se escondendo no armário.
Autor sonhava com drone desde criança
“Toda vez que fotografo é algo novo para mim. Adoro surpreender as pessoas e mostrar-lhes nosso mundo, sua beleza e singularidade. Filmar é a minha vida. É com isso que eu sonho desde a infância”, diz o autor do vídeo vencedor da categoria de Fotojornalismo do Drone Photo Awards 2022.
Nascido em Kiev, ele diz que sonhava ter um drone desde a infância:
Consegui realizar meu sonho apenas aos 28 anos, quando comprei meu primeiro drone, um DJI Phantom 3 Standart. Alguns minutos após o lançamento, ele estava em uma árvore.
Alguns dias depois, eu o quebrei completamente e decidi que isso não era para mim.
Mas Yurii não conseguiu ficar longe dos drones por muito tempo:
O destino é o destino. Comecei a sentir falta das imagens aéreas e decidi consertar meu drone. Encontrei meus primeiros clientes e percebi que podia ganhar dinheiro com isso.
Afinal, um trabalho que traz prazer é o sonho de todos. Depois de sete anos, me tornei um profissional.
Em seu canal do YouTube, ele procura incentivar outros a obter as melhores imagens aéreas com o uso de drones, como o vídeo feito para documentar a guerra na Ucrânia premiado no concurso.
A minha missão é dar emoções, surpreender com incríveis voos de drones e motivar a criatividade.
Yurii tem realmente muito a ensinar sobre a técnica de manejo de drones – a premiação do vídeo “City Silence” registrando os efeitos da guerra na Ucrânia é a prova.
Ele se diz feliz por “trazer beleza a este mundo”. Mas as imagens dos primeiros minutos de “City Silence” não são belas.
Talvez por isso o minuto final é repleto delas. Imagens do céu, campos, crianças no parque e o interior de uma igreja se sucedem. Uma muda de planta cresce em primeiro plano, seguido pela bandeira da Ucrânia de pé, tremulando livre ao vento.
Se os primeiros minutos mostram como os russos conseguiram arrasar prédios, pontes e estradas, o minuto final demonstra a bravura do país.
Leia também | Metade dos europeus em seis países creem que guerra da Ucrânia vai durar mais um ano, diz pesquisa