Londres – Na semana em que comemorou oficialmente os 70 anos no trono, a rainha Elizabeth II, que morreu nesta quinta-feira (8) em sua propriedade na Escócia, tornou públicos uma série de vídeos caseiros inéditos, reunidos em um documentário produzido pela BBC.
As cenas, que abrangem sua vida desde 1926, ainda bebê em um carrinho de empurrado por sua mãe até a coroação, em 1953 aos 27 anos, foram reunidas no programa The Unseen Queen, exibido apenas no Reino Unido.
O documentário foi feito com imagens selecionadas em mais de 400 horas de vídeos caseiros, mostrando a rainha com a irmã, Margareth, com o rei George VI, com a rainha-mãe Elizabeth I e com outros membros da família real. Quem narra é a própria Elizabeth II.
Vídeo mostra vida normal da rainha Elizabeth
Os clipes divulgados para promover o programa mostram uma jovem princesa Elizabeth de férias no castelo de Balmoral, onde ela morreu, com seus pais e irmã Margaret, bem como vídeos de família filmados em sua primeira turnê no exterior, na África do Sul quando ela tinha 20 anos e em outros encontros familiares.
Foi durante essa viagem que ela fez seu famoso discurso para marcar o 21º aniversário, comprometendo-se com uma vida de serviço e dever, o que cumpriu à risca.
Dois dias antes de morrer recebeu Liz Truss, eleita primeira-ministra pelo Partido Conservador, uma cerimônia que se repetiu 15 vezes em sua vida.
🤝 The Queen received Liz Truss at Balmoral Castle today.
Her Majesty asked her to form a new Administration. Ms. Truss accepted Her Majesty's offer and was appointed Prime Minister and First Lord of the Treasury. pic.twitter.com/klRwVvEOyc
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 6, 2022
As cenas do vídeo em comemoração ao Jubileu revelam os bastidores de uma vida normal, com passeios e brincadeiras entre a futura rainha, a irmã e o pai, o rei George VI.
Em um dos trechos, ela cita um frase de Winston Churchill, primeiro premiê dos muitos que conheceria no cargo, dizendo: “quanto mais se olha para trás, mas longe se enxerga.”
A ideia foi mostrar uma imagem menos formal da monarca, sempre discreta em suas aparições oficiais.
Na mensagem do clipe, gravada no Castelo de Windsor, ela diz:
“As câmeras sempre fizeram parte de nossas vidas.
“Acho que há uma diferença em assistir a um filme caseiro quando você sabe quem está do outro lado, segurando a câmera. Isso aumenta a sensação de intimidade.
Como muitas famílias, meus pais queriam manter um registro de nossas momentos preciosos juntos. E quando chegou a nossa vez com a nossa própria família, fizemos o mesmo.
“Sempre gostei de capturar momentos em família. Fotos particulares muitas vezes podem mostrar a diversão por trás da formalidade.”
Fotos inéditas para promover o vídeo do Jubileu
Veja algumas das imagens que fazem parte do vídeo.
As duas irmãs na propriedade de Balmoral, na Escócia
A diretora criativa da BBC Studios Productions, Claire Popplewell, disse: “Acho que o filme demonstra o amor e carinho que o pai de Sua Majestade, o rei George VI, tinha por suas filhas, a princesa Elizabeth e a princesa Margaret.