Londres – Enquanto muitas organizações de mídia como o New York Times têm incorporado outras marcas para aumentar sua base de assinantes e receita, o Yahoo fez uma aquisição endereçando outro grande desafio do setor: a credibilidade no jornalismo.
A empresa anunciou nesta quarta-feira (7) a aquisição da The Factual. Trata-se de uma empresa de classificação, orientada por algoritmos, do viés e da credibilidade das notícias.
Com isso, os artigos do Yahoo passarão a informar seu viés político e sua pontuação de credibilidade, dando aos leitores mais transparência sobre o conteúdo que acessam. Segundo o Yahoo, quando aplicada a milhões de usuários, a pontuação pode aumentar a confiança nas notícias.
Perda de credibilidade no jornalismo, problema universal
A falta de confiança nas notícias é um problema universal, fazendo com que estudiosos e empresas jornalísticas busquem soluções para recuperar a credibilidade do jornalismo.
O último estudo sobre o tema do Instituto Reuters, o Digital News Report 2022, mostrou que a confiança nas notícias caiu no último ano em quase metade dos 46 países pesquisados, inclusive no Brasil.
Segundo o levantamento, que é a mais abrangente pesquisa sobre consumo de notícias, confiança e tendências do jornalismo do mundo, de cada 10 pessoas pesquisadas, apenas quatro (42%) disseram confiar na maioria das notícias na maior parte do tempo.
Em média, cerca de quatro em cada 10 pessoas pesquisadas (42%) dizem que confiam na maioria das notícias na maior parte do tempo.
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Com a aquisição e o uso da nova metodologia, o Yahoo acredita que pode ajudar a reverter o quadro, aumentando a confiança das pessoas na credibilidade do jornalismo.
Yahoo pretende oferecer mais transparência aos usuários
“Estou feliz por ter o The Factual se juntando ao Yahoo em um momento em que o acesso a informações confiáveis é mais crítico do que nunca”, disse Matt Sanchez, presidente do Yahoo Home Ecosystem ao anunciar a aquisição.
A empresa considera que a aquisição se alinha à visão de futuro da empresa, de oferecer notícias e informações confiáveis para seus quase 900 milhões de usuários em todo o mundo. Seus principais focos são finanças, esportes, compras, jogos e novidades.
“A combinação do jornalismo do Yahoo e do conteúdo de nossos parceiros com o algoritmo de classificação de notícias do The Factual trará um novo nível de transparência aos usuários do Yahoo, permitindo que eles tomem decisões mais conscientes sobre suas fontes de notícias”, ressalta Sanchez.
“O algoritmo do The Factual ajuda os leitores a entender a matéria completa e a obter facilmente todos os fatos”, disse Arjun Moorthy, cofundador e CEO do The Factual.
“Com a aplicação do algoritmo do The Factual no conteúdo do Yahoo, os consumidores poderão identificar as notícias de forma objetiva, conforme determinado pelos dados.”
Tanto Moorthy como Ajoy Sojan, o outro cofundador da The Factual, passarão a trabalhar no Yahoo, assumindo funções de liderança de produtos e de engenharia na organização.
A métrica da credibilidade
Cada conteúdo do Yahoo receberá uma pontuação de credibilidade e confiança numa escala de 1 a 100 com base em quatro métricas:
1. Qualidade do Site: Leva em conta o histórico do site de produzir artigos informativos e de fontes confiáveis. Quanto maior a produção de artigos de alta pontuação, mais alta será a pontuação no quesito.
2. Experiência do Autor: Considera a experiência atual do autor com base em quão bem pesquisados foram as matérias anteriores.
3. Qualidade e Diversidade de Fontes: Avalia quantas fontes originais foram citadas, sua respeitabilidade e o número de citações diretas significativas (de pelo menos cinco palavras).
4. Tom do artigo: Considera o quão opinativa ou neutra é a linguagem do artigo.
As quatro métricas são combinadas para classificar a credibilidade do artigo, ajudando o público a identificar suas fontes de notícias mais confiáveis, dando-lhes os dados objetivos para chegar às suas próprias conclusões, segundo a plataforma de notícias.
O mecanismo é explicado neste vídeo
Os conteúdos também receberão um rótulo de viés político, permitindo que os consumidores possam optar por acessar várias perspectivas em todo o espectro político.
A The Factual classifica mais de 10 mil artigos de notícias por dia e desde sua fundação, em 2019, já aplicou sua metodologia a mais de 10 milhões de matérias. Suas conclusões são apresentadas num boletim informativo diário e em seu site, que mostra aos assinantes (o serviço é pago) tópicos de tendências ao vivo.
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