MediaTalks em UOL

‘Careta’ do rei Carlos III irritado com canetas durante a proclamação viraliza; assista

Rei Charles III careta cerimônia de proclamação

Londres – No segundo dia do novo rei britânico, um clipe de vídeo mostrando Charles III irritado com uma bandeja de canetas se viralizou depois que o novo monarca foi flagrado pelas câmeras fazendo careta e apontando para um assessor durante a cerimônia que o proclamou oficialmente rei.

O fato só viralizou porque a cerimônia de proclamação, realizada neste sábado (10) no Palácio St. James, foi a primeira a ser transmitida na história da TV britânica, permitindo que os súditos acompanhassem a ira real ao vivo.

Os mais bem-humorados imediatamente deixaram a TV para invadir as mídias sociais com seus comentários, alguns brincando que o rei se irritou já na assinatura de seu primeiro documento oficial. Confira no vídeo.

https://youtu.be/2hSbNSGiUNQ

Irritação que viralizou aconteceu quando o rei Charles assinava juramento

Charles III tinha acabado de ser formalmente proclamado o novo soberano da nação e foi convidado a assinar o documento oficializando o juramento, em duas vias.

Como testemunhas, também foram convidados a assinar os mesmos documentos o Príncipe herdeiro, William, e a Rainha Consorte, Camila.

Até ali, tudo corria bem, conforme o protocolo. Só que os documentos solenes eram de grandes proporções e ocupavam toda a mesa, o que fez com que a bandeja de canetas e os potes de nanquim fossem colocados entre a cadeira de quem assinava e os papéis oficiais.

O clima ficou inesperadamente tenso quando o rei Charles, o primeiro a assinar, sentou-se à mesa e considerou que não havia espaço suficiente para assinar os dois grandes documentos diante dele – e ali começa a cena que viralizou nas redes. 

Careta real do rei Charles para os assessores 

Depois de assinar uma das vias do juramento que estava à sua esquerda, o rei deveria assinar a outra, posicionada à direita.

O problema é que à frente da segunda estavam os potes de nanquim e a bandeja de canetas, impedindo o acesso ao documento.

O rei chegou a colocar os potes de nanquim de lado, à frente da via já assinada, mas ainda sobrava entre ele e o documento o pote de canetas. Foi quando se irritou.

Nesse momento, os súditos e o mundo conheceram sua careta real, direcionada para os assessores que se encontravam fora do enquadramento da câmera.

Logo em seguida, a mão de um dos assessores aparece para remover rapidamenteda mesa o motivo da irritação real.

Com mais espaço, o rei concluiu a assinatura do segundo documento e se levantou, para que seu filho, o Príncipe William, registrasse sua assinatura.

William pede de volta a bandeja que Charles mandou retirar

Como não tinha uma caneta, houve novo problema quando William se sentou para realizar a tarefa.

O príncipe teve que acenar para os assessores trazerem de volta a bandeja. Mas desta vez, para alívio dos assessores, sem as caretas do pai.

O fato deu mais motivo para brincadeiras, já que tanto William como Camila, ao contrário de Charles, não encontraram dificuldades em assinar as duas vias do documento mesmo com a bandeja de canetas de volta à mesa.

Um usuário do Twitter perguntou quem tinha escolhido uma mesa tão pequena para um evento tão grandioso. Outro brincou com o fato de o rei não ter deixado a caneta para o filho assinar:

“Nunca pensei que me identificaria com a realeza, até ver o rei Charles III embolsando aquela caneta”, postou o súdito, apesar de o vídeo deixar claro que o monarca tira uma caneta sua do bolso, sem mexer naquelas que estão na bandeja.

O fato também deu margem para que alguns externasse críticas à realeza. Um usuária perguntou por que o rei não falou simplesmente o que queria, em vez de agir tão estranhamente com os assessores:

“Por que Charles fez um gesto tão esquisito para eles removerem a bandeja de canetas? Ele não poderia simplesmente dizer “poderia remover isso, por favor”? Uma vida inteira atendido por serviçais causa isso, eu acho.”

A bandeja de canetas voltaria a atrair o foco da atenção real antes do fim da cerimônia. O vídeo que viralizou flagra o rei Charles III apontando para o mesmo assessor na hora de assinar outros documentos.

Charles queria que os potes de nanquim e a bandeja de canetas fossem retirados antes que ele sentasse, o que foi imediatamente feito. Só que dessa vez sem caretas.

Sair da versão mobile