Londres – Depois de divertir usuários de mídias sociais com um vídeo mostrando sua irritação com uma bandeja de canetas durante a assinatura de juramento, o rei Charles voltou a se aborrecer com uma caneta, desta vez por manchar a mão real. 

O episódio aconteceu durante a visita à Irlanda do Norte nesta terça-feira (13).

Observado pela rainha consorte Camilla, o monarca assinava um livro antes de um serviço religioso em memória de Elizabeth II, quando começa a se aborrecer ao perceber que errou a data. 

Em seguida vem a exasperação ao perceber que a caneta-tinteiro que utilizava manchou seus dedos, levantando-se para limpar a mão com um lenço. 

A cena foi registrada ao vivo pela CBS News, e em poucas horas o video já tinha mais de 1,6 milhões de visualizações.

O irritado rei Charles não disfarça seu descontentamento com a inocente caneta que virou protagonista de mais um vídeo, soltando um sonoro “Can’t bear this bloody thing”, que em tradução livre seria algo como “Não aguento esta porcaria”.

Um detalhe na cena é a paciência de Camilla, que não esboça reação embora aparentemente também tenha sujado a mão com a caneta mal-comportada. 

Charles vive momentos tensos e dramáticos, com a morte da mãe, a ascensão ao trono e uma série interminável de solenidades oficiais, observado pelo mundo. Estar com os nervos à flor da pele nessa situação é compreensível. 

Mas para a eficiente máquina de comunicação do Palácio de Buckingham, o novo vídeo do rei mostrando exasperação com algo tão simples como uma caneta é um deslize que interrompe o ciclo de cobertura favorável.

O video não tem qualquer comentário negativo. No entanto, expõe um monarca sem o conhecido bom humor da rainha Elizabeth II, que pelo menos em público levava imprevistos como esse de forma mais controlada. 

O primeiro viral tinha acontecido na sexta-feira. Agora há mais um vídeo “Charles x caneta” para fazer parte do folclore do rei.