Informação em eleições na era digital é o tema de um novo curso gratuito promovido pelo Knight Center para o Jornalismo nas Américas entre 19 de setembro e 23 de outubro, realizado em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

O programa é online e aberto a integrantes de organizações da sociedade civil, jornalistas, funcionários de órgãos de gestão eleitoral, autoridades reguladoras da mídia e cidadãos interessados em um ecossistema online transparente e inclusivo.

A instrutora é Albertina Piterbarg, especialista eleitoral e jornalista que trabalha na seção de Liberdade de Expressão e Segurança de Jornalistas da Unesco e é especializada em eleições. 

Em cinco aulas, Piterbarg compartilhará sua experiência em eleições na era digital e receberá palestrantes convidados. As aulas de cada semana ficam disponíveis no canal do Knight Center no YouTube, podendo ser assistidas a qualquer momento pelos inscritos.

Entre os temas abordados estão como a era digital (internet, mídias sociais e inteligência artificial) afeta eleições e como os principais elementos dos processos eleitorais (como direitos humanos, liberdade de expressão, liberdade de imprensa, direito à privacidade, direito à participação política) se aplicam no mundo da mídia digital. 

O programa ajudará também os os participantes a compreenderem a diferença entre fake news, desinformação e discurso de ódio no contexto das eleições e a reconhecerem as principais técnicas usadas para espalhar a desinformação no ciclo eleitoral. 

Neste vídeo, Albertina Piterbarg apresenta a programação.

Piterbarg  estudou Filosofia e Literatura na Universidade de Buenos Aires e fez mestrado em Jornalismo na Universidade de Saint Andrews, na Argentina.

Ela tem mais de 20 anos de experiência trabalhando nas áreas de comunicações, eleições e participação política de mulheres na Organização dos Estados Americanos (OEA), Operações de Manutenção da Paz da ONU, PNUD, ONU Mulheres e, mais recentemente na Unesco. .

A jornalista participou de missões no Níger, Costa do Marfim, Tunísia, Líbia, Timor-Leste, Nova Caledônia, México, Bolívia, Colômbia, Equador, República Dominicana e Venezuela. 

A lista de palestrantes inclui especialistas de vários países e áreas de conhecimento como Alphonce Shiundu (Africa Check); Andrew Puddephatt (Internet Watch Foundation); Benoît Loutrel (Autoridade Reguladora para Comunicação Audiovisual e Digital da França); Glen Mashini (Presidente da Comissão Eleitoral da África do Sul) e Guilherme Canela, Chefe da Seção da Unesco.

Veja aqui como se registrar.