12Londres – O site investigativo Bellingcat, pedra no sapato de Vladimir Putin, foi o grande vencedor do Prêmio DIG de jornalismo investigativo deste ano, conquistando o Watchdog Award 2022, em reconhecimento ao seu trabalho de “expandir os limites do jornalismo investigativo e fortalecê-lo com novas práticas, idiomas e tecnologias”, segundo o júri.
O prêmio faz parte do Festival DIG, promovido por uma associação de apoio ao jornalismo independente baseada na Itália, escolhendo as melhores reportagens investigativas, podcasts e documentários publicados ou veiculadas em vários países. Este ano foram 400 inscritos.
DIG é a palavra em inglês para “cavar”, e significa Documentari, Inchieste, Giornalismi (“Documentários, “Investigações”, “Jornalismo”) em italiano. Entre os sete trabalhos premiados este ano, dois são sobre a Rússia e um deles tem o Bellingcat como um dos autores.
Jornalismo investigativo em destaque
O Festival DIG acontece anualmente desde 2015, e em 2020 passou a ser feito em Modena. O encontro funciona como oportunidade para freelancers apresentarem seus trabalhos a organizações de mídia europeias e reconhece investigações de grandes veículos como Guardian, BBC, Al Jazeera e Le Monde.
Além do Bellingcat, projeto de jornalismo investigativo fundado pelo jornalista investigativo britânico Elliot Higgins em 2015 e baseado na Holanda, o prêmio escolheu filmes, documentários e reportagens que utilizaram as técnicas de jornalismo investigativo para desvendar crimes e denunciar injustiças.
Conheça os vencedores (alguns trabalhos não estão disponíveis para visualização fora de seus países).
Prêmio DIG Watchdog 2022: Bellingcat
Segundo o júri, o Bellingcat foi pioneiro em uma série de técnicas investigativas que são fundamentais para o jornalismo investigativo hoje e que estão entre as mais eficazes em provar a existência de eventos que, de outra forma, passariam despercebidos ou não contados.
Em uma era como esta, em que também a internet se tornou um terreno de confronto geopolítico e propaganda, o trabalho desta organização mostrou como as ferramentas digitais estão, pelo contrário, entre os melhores aliados da verdade e do próprio jornalismo.
Apesar de ter estado ativa há menos de dez anos, esta organização já fez uma contribuição decisiva para relatar eventos e notícias cruciais, como a crise síria e a guerra no Iêmen e, acima de tudo, a escalada da tensão que levou este ano à invasão russa da Ucrânia.
Usando as técnicas de investigações de código aberto, geolocalização ou verificação de conteúdo nas mídias sociais, os vencedores do Watchdog Award deste ano expandiram os limites do jornalismo investigativo, fortalecendo-o com novas práticas, idiomas e tecnologias.
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Melhor Investigação – duração média
“A Sombra de Nemtsov”
Christo Grozev, Yordan Tsalov, Roman Dobrokhotov
Bellingcat, The Insider, BBC Eye Investigations
Em 27 de fevereiro de 2015, Boris Nemtsov, o político da oposição mais proeminente da Rússia, foi morto na ponte em frente às muralhas do Kremlin. Cinco homens foram condenados por seu assassinato, mas ainda restavam perguntas sobre quem ordenou o assassinato. Quem é Boris Nemtsov e por que ele foi morto?
Este documentário realizado por Bellingcat, The Insider e BBC Eye busca responder a essas perguntas usando uma riqueza de imagens de arquivo e as memórias de muitos dos amigos e associados de Nemtsov.
“Esta é uma investigação oportuna sobre os cantos escuros do regime de Putin, desvendando uma matança com uma narrativa forte e ousada e o uso criativo de evidências”, avaliaram os jurados.
https://twitter.com/EliotHiggins/status/1508455925295820812?s=20&t=v5YR_DnQl2OItDsYois2vQ
Melhor Investigação Longa
“Wagner, o Exército Sombra de Putin”
Alexandra Jousset, Ksenia Bolchakova, France TV
Título original: “Wagner, l’armée de l’ombre de Poutine”
Wagner, o Exército Sombra de Putin, é uma investigação sobre o Grupo Wagner, uma empresa militar privada russa. Por trás dessa milícia está Yevgeny Prigozhin, um empresário bilionário atingido por inúmeras sanções internacionais e aliado de Putin.
O Wagner é um dos principais atores da nova Guerra Fria provocada por Putin para estender as áreas de influência da Rússia, conduzir campanhas destinadas a desestabilizar o Ocidente, iniciar operações de desinformação e cometer assassinatos direcionados e crimes de guerra.
O programa revela o modus operandi do grupo e expõe seus laços estreitos com o estado russo – o que sempre foi escondido e negado, como salientou o júri do prêmio de jornalismo investigativo:
“É uma investigação ambiciosa, complexa e perigosa que inclui histórias de três continentes e segue o dinheiro.
O resultado é um programa convincente e fortemente visual que também detalha uma estrutura financeira opaca sustentada pelas corporações e pela cumplicidade do estado. Um documentário que investiga o passado e nos dá uma visão arrepiante do que está por vir.”
https://youtu.be/bpH_JVeNgsA
Melhor Reportagem Longa
“Erasmus em Gaza”
Matteo Delbò, Chiara Avesani
Arpa Films, Effe TV – Feltrinelli Real Cinema, Al Jazeera International
O documentário conta a história de Riccardo, um estudante de medicina da Universidade de Siena e seu Erasmus (bolsa de estudos para estudantes europeus) na Faixa de Gaza, o primeiro da história.
Longe de seus entes queridos e da vida familiar cotidiana, ele mergulha nas salas de aula da Universidade Islâmica e nas enfermarias de um hospital de guerra. E à medida que ele se torna um adulto, ele descobrirá sua vocação.
Para o júri, a honestidade dos personagens brilhou “em uma combinação inesperada de uma história de amadurecimento e uma representação sutil da vida cotidiana em Gaza”.
Melhor Reportagem – duração média
Galaxionauts
Anna Roch, Stéphane Rybojad
2022, FR, 24′
Título original: “Les Galaxionautes”
O júri do prêmio de jornalismo investigativo DIG Awards considerou o trabalho de Rybojad “um filme surpreendente e divertido com personagens inesperados e atraentes”.
Foi importante mostrar que uma reportagem que se concentra na esperança, na comunidade e na capacidade de sonhar tem uma chance de ganhar em um momento em que muitas reportagens estão focadas em conflitos e opressão”.
Melhor Reportagem – curta duração
“As últimas ligações do ditador”
Emir Nader
2022, Reino Unido, 15′
BBC News Árabe
The Dictator’s Last Calls, um filme de animação da BBC News Arabic, reconstrói as últimas horas do ex-presidente tunisiano Zine El-Abidine Ben Ali. Ben Ali permaneceu no comando do país até janeiro de 2011, quando uma onda de protestos forçou sua renúncia e exílio para a Arábia Saudita e desencadeou uma onda de revoluções em todo o Oriente Médio.
“Este filme captura um momento particular e importante da história, com um retrato íntimo de um ditador caindo”, disseram os jurados.
“Ele se encaixa perfeitamente no formato de um curta-metragem e consegue revelar informações importantes com efeito dramático.
Seu uso de audio forense e animação faz justiça à criatividade investigativa. O júri apreciou a transparência sobre os desafios da verificação”.
Melhor Reportagem em Áudio
“Em Águas Escuras”
Adèle Humbert, Emilie Denêtre
Podcast Insider, Spotify
Título original: “En Eaux Troubles”
Em 15 de janeiro de 2004, o navio de pesca Bugaled Breizh, afundou no Canal da Mancha e os cinco marinheiros de sua tripulação desapareceram no mar.
Quase vinte anos após a tragédia, os jornalistas Adèle Humbert e Emilie Denètre apontaram as inconsistências de um relatório de especialistas que foi essencial no caso e no qual os juízes basearam sua decisão de considerar um acidente.
“Este podcast de jornalismo investigativo revela novos elementos sobre uma verdade falsa.
O júri apreciou unanimemente o design sonoro, a tomada ao vivo e o uso da trilha sonora.”
Melhor Pitch
“Mirage: A Mesopotâmia está em perigo”
Daham Alasaad, Guillaume Perrier
Com um financiamento de €15.000 fornecido pela Fundação Matteo Scanni
Uma história importante e inexplorada proposta por um jornalista e cineasta com uma forte conexão pessoal com a região, avaliaram os jurados.
“O Boat Movie é um poderoso dispositivo narrativo, com uma visão cinematográfica e o lado turco da história se presta à investigação original.
O júri sentiu que é importante apoiar um projeto em um estágio inicial e escolheu este devido ao seu potencial de revelar um desastre ambiental causado pelo homem em uma das civilizações mais antigas do mundo.”
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