MediaTalks em UOL

O amor está no ar: cenas de ‘namoro’ entre aves vencem prêmio da Sociedade de Biologia de Londres

Londres – Como as diferentes espécies de animais se comunicam e interagem? Esse foi o tema do concurso de fotografia da Royal Society of Biology de Londres, que anunciou os vencedores da competição de 2022.

Os trabalhos premiados foram selecionados entre mais de 1,2 mil imagens. As duas melhores retrataram demonstrações de amor de casais de aves.

Na categoria Jovem Fotógrafo do Ano, George Lanstone-Futcher, de 11 anos, registrou papagaios-do-mar namorando. Já a Fotógrafa do Ano na categoria principal, Agnieszka Florczyk, capturou a imagem de um casal de mergulhões-de-pescoço-vermelho durante a época de acasalamento.

Fotografias premiadas no concurso celebram o amor entre os animais

Lanstone-Futcher vive em Kent, na Inglaterra. Com apenas 11 anos, ele foi o melhor competindo com jovens de até 18 anos e mais tempo de experiência com a câmera. Mas teve perseverança, outra qualidade importante para qualquer fotografo. 

A imagem intitulada ‘Papagaios-do-mar acasalando’ mostra o momento do ritual de acasalamento dessas aves na Ilha Skomer, no País de Gales.

“Estou muito surpreso e feliz por ter sido escolhido. Tive a sorte de passar três dias na Ilha Skomer e fotografar os papagaios”.

papagaios do mar acasalando concurso de fotografia prêmio de fotografia fotografia da natureza fotografia de animais Sociedade de Biologia
Foto: George Lanstone Futcher / Society of Biology

O casal de papagaios-do-mar estava ao anoitecer em The Wick, na Ilha Skomer, envolvidos em seu ritual de acasalamento e namoro.

“Eles geralmente vivem por mais de 30 anos e essa comunicação é uma parte essencial de sua jornada para estarem conectados por toda a vida”, explicou o vencedor. 


Já a vencedora do prêmio Fotógrafo do Ano, Agnieszka Florczyk, registrou um casal de mergulhões-de-pescoço-vermelho durante a época de acasalamento na Polônia.

Foto: -Agnieszka Florczyk /Society of Biology

A foto premiada no concurso foi feita ao amanhecer em uma lagoa coberta de vegetação no vale de Barycz, onde os mergulhões brincam, dançam e até trocam presentes, na forma de plantas aquáticas.


Imagens finalistas do concurso mostram brigas e tentativas de interação

Mas não só o amor dos pássaros foi retratado na competição. Lontras e aranhas também tiveram seus momentos de ternura.

E chimpanzés selvagens, ursos polares, lobos e cobras interagem através de brincadeiras, técnicas de defesa ou para mostrar quem é o macho alfa.

Conheça as imagens finalistas do concurso de fotografia:

Categoria Jovem Fotógrafo do Ano
Estorninhos banhados pelo sol, por Anushree Parihar
Foto: Anushree Parihar / Society of Biology

A foto do casal de estorninhos brahminy (Sturnia pagodarum) aproveitando os primeiros raios de sol foi produzida na Índia.


O abraço das lontras, por Rosie Curry
Foto: Rosie Cury /Society of Biology

Esta imagem finalista da competição foi capturada em Maindenhead, Reino Unido, mostrando duas lontras no momento em que se abraçam. “Elas parecem felizes por estarem juntas”, disse a fotógrafa. 



Categoria Fotógrafo do Ano
Luta no gelo, por Ian Stone
Foto: Ian Stone / Society of Biology

Stone registrou dois ursos polares machos ‘lutando’ sobre o gelo à beira da Baía de Hudson, no Churchill National Park, no Canadá.

Os animais esperam o congelamento total do mar para demonstrar quem são os mais poderosos da área


Lobo macho dominante, por Ian Stone
Foto: Ian Stone / Society of Biology

Três lobos correndo na neve parecem se divertir em Montana, EUA.

Mas a interação entre os animais mostra também o domínio do macho alfa, que muitas vezes exibe agressividade para subjugar os subordinados.


Chamada da manhã, por Adrian Soldati
Foto: Adrian Soldati / Society of Biology

A imagem do macho alfa foi capturada em uma comunidade de chimpanzés selvagens em Budongo, Uganda.

Ele está produzindo um som que alcança uma longa distância, no início da manhã, para coordenar os movimentos com os outros machos do grupo que estão dispersos na floresta.


Imagens classificadas entre as finalistas no concurso de fotografia revelam o olhar de uma cobra inofensiva, o amor entre aranhas e a tentativa de interação entre um solitário albatroz com um bando de gansos.

Cobra comedora de ovos, por Robin James Backhouse
Foto: Robin James Backhouse / Society of Biology

A imagem foi capturada nos arredores de Nairobi, no Quênia, onde a cobra Montana (Montane Egg-Eater) está exibindo sua única estratégia de defesa. Apesar da aparência ameaçadora, espécie é completamente inofensiva, só come ovos e não é venenosa.


Amor eterno, por Polwatta Siriyalage Chamara Sulakkhana
Foto: Polwatta Siriyalage Chamara Sulakkhana / society of Biology

O registro foi feito no Sri Lanka e mostra um casal de aranhas ‘Orb weavers’ de mandíbulas longas que se entrelaçam ao acasalar.


Solidão em Yorkshire, por Maciej Wontorowski
Foto: Maciej Wontorowski / Society of Biology

Um albatroz-de-sobrancelha-preta entre os gansos-do-norte é uma visão incomum na Grã-Bretanha. O fotógrafo registrou o momento em que a ave tenta se entender com a colônia de gansos em Bempton Cliffs, na Inglaterra – mas nem todos parecem estar gostando muito do visitante. 


As imagens do concurso de fotografia foram publicadas com a autorização da Royal Society of Biology de Londres e não podem ser reproduzidas.


Sair da versão mobile