Uma imagem em cores fortes que mostra a estátua ‘A Justiça’ e o edifício do Supremo Tribunal Federal ao fundo, de autoria do fotógrafo amador Dennis Wayne Asfour, foi a vencedora da etapa Brasil do concurso de fotografia de monumentos Wiki Loves Monuments 2022.
Americano aposentado, radicado em Brasília, Asfour comentou sobre a foto premiada: “A justiça é realmente cega ou somos só nós?”
“A imagem é muito simbólica, pois destaca um monumento que representa o Poder Judiciário em um momento conturbado que o país está vivendo, com a atuação deste poder tornando cada vez mais proeminente no cenário nacional”, disse Éder Porto, organizador do Wiki Movimento Brasil, durante anúncio dos vencedores.
Ganhador do concurso de fotografia é apaixonado pelo Brasil
Dennis Asfour é americano e por 25 anos trabalhou como analista de sistemas no Texas. Quando se aposentou resolveu morar entre os EUA e o Brasil. “Mas pretendo me aposentar definitivamente aqui”, disse o fotógrafo de 68 anos.
A estátua ‘A Justiça’ foi esculpida por Alfredo Ceschiatti em 1961 e fica diante do edifício do Supremo Tribunal Federal.
“Sempre que tinha folga no trabalho vinha com a minha família ao Brasil para visitar familiares e viajar pelo país tirando fotos para que os outros pudessem ver o que eu estava vendo.
Me apaixonei pelo país, fotografando a cultura, a arquitetura, a natureza, eventos históricos, como o desfile do Dia da Independência, eleições presidenciais, impeachments e muito mais. Acho que me tornei um tipo de fotógrafo documentarista”.
O interesse pela fotografia começou por volta dos 18 anos, quando comprou sua primeira câmera 35 mm, em 1973. Mais tarde estudou fotografia na faculdade e fez um curso online do Instituto de Fotografia de Nova York.
“Eu amo os dois países e continuarei minhas viagens sempre que possível. Pretendo viajar para o Pantanal e depois fazer o tour recomendado pela National Geographic nos EUA”.
Asfour teve mais uma foto entre as deze melhores da competição, um registro de outro monumento significativo para a política brasileira, o Palácio do Planalto.
Simbolicamente, a construção aparece sob uma tempestade de raios e ganhou o nome de “Democracia sob Ataque”, conquistando o sétimo lugar.
O Palácio havia sido iluminado nas cores da bandeira da França para mostrar o apoio do Brasil ao povo francês após o ataque do grupo radical Estado Islâmico (ISIS) às cidades francesas em janeiro de 2015. O ISIS disse à França: “Este ataque é o primeiro da tempestade”.
E acabou havendo uma tempestade de raios sobre a sede do governo.
“Esta foi a primeira tempestade em Brasília depois da estação seca, então corri para o centro vendo a tempestade de raios acontecendo, na esperança de capturar um raio sobre o palácio. E tive sorte.
Na verdade eu vi essa foto na minha mente e dirigi até o centro para tentar capturá-la e consegui. ‘A sorte favorece os bens preparados’”.
Conheça as imagens vencedoras do prêmio de fotografia
Embora Brasília tenha ficado em primeiro lugar na rodada Brasil do concurso internacional, o Rio de Janeiro é o estado que emplacou mais imagens entre as 10 melhores: um total de três.
Há também cenas de monumentos e sítios históricos em Pernambuco, São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Rondônia. As fotografias vão concorrer na etapa internacional da competição e ficam disponíveis para uso dos internautas na WikiMedia.
O concurso tem como objetivo ampliar o acervo e garantir o registro de locais marcantes, alguns sob ameaça de desaparecimento ou descaracterização.
Veja as outras oito imagens que concorrerão este ano ao prêmio internacional, vencido em 2021 por um fotógrafo lituano radicado no Rio de Janeiro.
2º lugar, Basílica da Penha, Recife, por Hans Von Manteuffel
A fotografia de monumentos selecionada em segundo lugar mostra o interior da Basílica da Penha, que pertence à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. O templo, em estilo neoclássico, foi construído entre os anos de 1869 e 1882.
Em 2007 passou por uma obra de restauro que terminou em 2014. O trabalho dos restauradores revelou diversos aspectos que estavam perdidos pela degeneração causada pelo tempo.
3º lugar – Fazenda São Bernardino, Nova Iguaçu, RJ, por Filipo Tardim
Construída no século XIX, a fazenda foi fruto da junção de várias propriedades adquiridas por Bernardino José de Sousa e Melo entre 1861 e 1862. Atualmente restam apenas as ruínas da antiga sede.
Inaugurada em 1875, a fazenda produziu café, açúcar, aguardente e farinha de mandioca, além de extrair madeira e exportar carvão.
4º lugar – Guarda-corpo da Av. Portugal, Urca, Rio de Janeiro, por Donatas Dabravolskas
Localizado no tradicional bairro carioca da Urca, conhecido pelo Pão de Açúcar e seu bondinho, a imagem mostra uma vista aérea do guarda-corpo da Av. Portugal, tombado pelo município em 1983.
A murada foi construída para a Exposição Nacional de 1908 que comemorava o centenário da Abertura dos Portos às Nações Amigas.
O autor do registro é um lituano que mora no Rio de Janeiro, que venceu a etapa internacional do concurso de fotografia de monumentos com uma imagem do interior do Real Gabinete Português de Leitura, localizado no centro da cidade.
5º lugar – Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, Salvador, Bahia, por Paul R. Burley
O interior da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco foi a imagem selecionada pelo júri do concurso de fotos de monumentos na quinta colocação.
Tombada pelo IPHAN a igreja foi indicada para a eleição das Setes Maravilhas do Brasil.
Sua fachada é ricamente decorada em altos-relevos, um caso raro no Brasil. O interior foi reformado no século XIX, substituindo-se a decoração original barroca por altares neoclássicos.
6º lugar – Real Forte Príncipe da Beira, Costa Marques, Rondônia, por Israel Vale Jr.
O Real Forte Príncipe da Beira fica na margem direita do rio Guaporé, em Costa Marques. O forte foi construído em 1775 para defender o país da ofensiva dos espanhóis.
A fortaleza é considerada a maior edificação militar portuguesa construída fora da Europa no período do Brasil Colonial.
8º lugar – Rua do Comércio, 11, Santa Leopoldina, Espírito Santo, por Donatas Dabravolskas
O edifício da Rua do Comércio, 11 é um bem cultural tombado pelo Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo.
9º lugar – Catedral de São Pedro de Alcântara, Petrópolis, Rio de Janeiro, por Filipo Tardim
A imagem capturada do alto mostra a Catedral dedicada a São Pedro de Alcântara, padroeiro da cidade de Petrópolis e da Monarquia Brasileira.
10º lugar – Apóstolo Paulo e Catedral da Sé, São Paulo, por Renato Santiago Rodrigues
A foto em preto e branco retrata a estátua do apóstolo Paulo com a Catedral da Sé ao fundo.
A estátua do Apóstolo Paulo foi confeccionada em bronze pelo artista plástico Murilo Sá de Toledo e tem 3,5 metros de altura. Foi doada pela Arquidiocese de São Paulo para a prefeitura em homenagem aos dois mil anos de nascimento do santo, comemorados em 2009.
A Catedral Metropolitana de São Paulo, conhecida como Catedral da Sé, é considerada o quarto maior templo neogótico do mundo. Começou a ser construída em 1913 e ficou pronta 40 anos depois.
Leia também | Fotógrafos do oceano retratam a conexão dos seres humanos com o mar e seus habitantes
Veja as fotografias dos monumentos que receberam menções honrosas
Monumento Eça de Queiroz, Rio de Janeiro, por Donatas Dabravolskas
Inaugurado em 1923, o monumento em homenagem a Eça de Queiroz está localizado no canteiro central da Av. Lauro Sodré, em Botafogo.
José Maria de Eça de Queiroz nasceu em 1845 em Portugal e morreu em Paris em 1900. Eça foi um importante romancista do século XIX, um dos pioneiros da literatura realista de Portugal.
Iguaçu Velho, Nova Iguaçu, por Filipo Tardim
A fotografia mostra as ruínas do conjunto urbano da extinta Vila Iguassu. Iguaçu Velho fica entre os bairros de Vila de Cava e Tinguá. O bairro foi a primeira sede do município de Nova Iguaçu.
Centro Histórico de São Luís, Maranhão, por Demetrio Jereissati
O Centro Histórico de São Luís abrange uma área de 220 hectares de extensão e cerca de três mil imóveis estão tombados pelo patrimônio histórico estadual, e 1,4 mil pelo IPHAN.
Parte desse sítio foi declarado Patrimônio Mundial em 1997, por seu conjunto arquitetônico colonial português adaptado ao clima do local.
O uso de azulejos na impermeabilização das fachadas de taipa e as plantas em ‘L’ ou em ‘U’ com grandes telhados e venezianas foram algumas das soluções encontradas para amenizar o clima quente e úmido.
Teatro de Santa Isabel, Recife, Pernambuco, por Hans Von Manteuffel
Raro exemplo da arquitetura neoclássica da primeira metade do século XIX brasileiro, o teatro foi projetado pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier e construído em homenagem à Princesa Isabel.
A imagem selecionada como menção honrosa na competição de fotos de monumentos mostra o palco e a plateia do teatro que já recebeu o imperador Dom Pedro II e foi o local da campanha abolicionista de Joaquiim Nabuco.
Basílica Senhor Bom Jesus de Iguape e Nossa Senhora das Neves, Iguape, São Paulo, por Adriana Rezende Martins Ortega
A imagem mostra o interior da igreja, construída em pedra portuguesa, argamassa e óleo de baleia entre os séculos XVIII e XIX.
A basílica abriga a imagem dos padroeiros do município, Nossa Senhora das Neves e Bom Jesus de Iguape.
Palácio Amarelo e Chafariz da Águia, Petrópolis, RJ, por Filipo Tardim
Situado na Praça Visconde de Mauá, conhecida como Praça da Águia, por causa do chafariz construído em 1899, o Palácio Amarelo é a sede da Câmara Municipal de Petrópolis.
A foto foi tirada durante as chuvas que atingiram Petrópolis em fevereiro de 2022.
Leia também | O amor está no ar: cenas de ‘namoro’ entre aves vencem prêmio da Sociedade de Biologia de Londres
Espírito Santo: fotografias de monumentos da região são destaque de 2022
Todo ano o Wiki Loves Monuments elege um estado brasileiro para ser retratado. Este ano o escolhido foi o Espírito Santo e a imagem vencedora foi da Igreja Matriz de São João Batista, localizada no município de Muqui.
A foto de Maycon Batista da Silva mostra a fachada da igreja em estilo bizantino.
Reconstruída das ruínas de uma pequena capela a partir de 1936, com o esforço da comunidade local, a Igreja Matriz de São João Batista tem cenas da vida do santo pintadas na Capela-Mor pelo italiano Giusepe Irlandini.
Menções honrosas dos monumentos do Espírito Santo
Farol de Santa Luzia, Vila Velha, por Prof. Clara
Localizado no bairro Praia da Costa, em Vila Velha, o farol é composto por uma torre em ferro octogonal branca, com 14 metros de altura e uma lanterna com alcance de até 62 quilômetros.
Casarão em Luxemburgo, Santa Leopoldina, por Diana S.Souza
O Casarão em Luxemburgo foi construído no final do século XIX, por Joseph Vervloet em Santa Leopoldina. É um bem cultural tombado pelo Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo.
Rua Jerônimo Monteiro, 2, Santa Leopoldina, por Donatas Dabravolskas
Construído entre 1916 e 1918 para abrigar a Prefeitura Municipal, o edifício é um bem cultural tombado pelo Conselho Estadual de Cultural do Espírito Santo.
Terceira Ponte, Vila Velha, por Christiano Almeida Bongiovanni
A ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça liga as cidades de Vitória e Vila Velha. É a maior obra já realizado no estado e uma das maiores do Brasil e se tornou um dos cartões-postais das duas cidades.
O povo apelidou-a de Terceira Ponte logo que foi anunciado o projeto de sua construção, devido às duas outras pontes que já existiam ligando Vitória e Vila Velha: a ponte Florentino Avidos (conhecida como Cinco Pontes) e a Segunda Ponte (Ponte do Príncipe).
Concurso de fotografia de monumentos acontece desde 2015 no país
O Wiki Loves Monuments é realizado desde 2015 no Brasil. O grupo de usuários Wiki Movimento Brasil, afiliado da Fundação Wikimedia no país, coordena o concurso desde 2019.
As fotos vencedoras da etapa Brasil do concurso de fotografias de monumentos foram escolhidas com base na qualidade da fotografia, da importância histórica, cultural e/ou política dos monumentos retratados.
O objetivo da competição é preencher lacunas no acervo da Wikipédia e garantir o registro de monumentos ou sítios históricos, tombados ou não pelo Patrimônio Histórico, que estejam listados pelo Wiki Loves Monuments Brasil.
As imagens foram divulgadas pela Wiki Movimento Brasil, associação responsável pela etapa brasileira do concurso de fotografias de monumentos Wiki Loves Monuments
Leia também | Prêmio de fotografia sobre belezas do mundo revela finalistas; inscrições seguem abertas