Londres – Após a COP26, que foi adiada pela Covid e bateu recorde de participação, com quase 40 mil delegados  de países em Glasgow, a COP27 está agora em andamento em Sharm el-Sheikh, no Egito.

De acordo com a lista preliminar da ONU, mais de 33 mil delegados se inscreveram para a COP27, tornando-a provavelmente a segunda maior cúpula da história da COP.

Uma análise da organização de jornalismo climático britânica Carbon Brief sobre a chamada “COP da África” mostra que um número recorde de participantes de nações africanas se inscreveram para a COP27 – bem como representantes de países menos desenvolvidos e pequenos estados insulares. Da mesma forma, o número de observadores de ONGs é por enquanto o segundo maior na história da COP.

No entanto, a corrida para a cúpula deste ano foi marcada por acusações de preços inflacionados de hotéis e preocupações com a vigilância, o que pode afetar quantos desses participantes registrados realmente puderam participar.

A lista final de participantes da COP27 será publicada após o fim da cúpula. 

A Carbon Brief reuniu em uma análise os dados provisórios da ONU, revelando que os Emirados Árabes Unidos registraram a maior delegação partidária este ano. Com mais de 1 mil pessoas, a delegação dos Emirados Árabes Unidos é quase o dobro do tamanho da segunda maior, a do Brasil. 

O equilíbrio de gênero em todas as delegações partidárias na COP27 é de 63% masculino e 37% feminino, o que é semelhante às COPs recentes. E há apenas duas delegações exclusivamente masculinas este ano – a menor de todas as COPs climáticas.

COP27 é a segunda com mais delegados de países da história

De acordo com a lista provisória publicada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), 33.449 participantes se inscreveram para a COP27.

Por enquanto, isso faz de Sharm el-Sheikh a segunda COP climática com maior participação da história.

A COP26 em Glasgow continua sendo a de maior participação, com uma contagem final de 38.457. (Veja a análise do Carbon Brief dos números provisórios da COP26 do ano passado.) A COP21 em Paris segue em terceiro (30.372) e a COP15 em Copenhague em quarto (27.301).

http://

Os dados para COPs 1-26 são os números “finais”, enquanto os dados COP27 são preliminares. Gráficos de Joe Goodman para Carbon Brief usando Highcharts.

A Carbon Brief ressalta que esses são números preliminares, com base nos delegados que se inscreveram para a cúpula. A UNFCCC divulgará os números finais – com base nos participantes que tenham coletado um crachá físico no local – após o encerramento da cúpula.

O maior grupo na COP27 é de delegados que representam os países. Estes são estados-nação, além da União Europeia, que ratificaram a Convenção e desempenham um papel integral nas negociações. Este grupo soma até 16.118 delegados.

Pela primeira vez na história dos COPs, não há Estados “observadores” – aqueles que não concluíram a ratificação.

Desde a COP22 em Marrakesh, e em 2016, o único estado observador restante era a Santa Sé – o governo da Igreja Católica Romana, que opera a partir do Estado da Cidade do Vaticano e é liderada pelo papa como bispo de Roma.

Em junho, a Santa Sé divulgou uma declaração anunciando sua adesão à Convenção e ao Acordo de Paris. E em uma mensagem para a cúpula dos líderes da COP27, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, disse:

“Esta é a primeira sessão da UNFCCC na qual a Santa Sé participa como um Estado parte da Convenção e do Acordo de Paris.

Este importante passo é consistente com o anúncio do Papa Francisco em 2020 de que a Santa Sé se comprometeria com a meta de emissões líquidas zero.”

Com seis homens e duas mulheres, a delegação da Santa Sé está pela segunda vez trazendo mais de uma delegada feminina para a COP.

Em seguida aparece o grupo de organizações não governamentais (ONGs), que totaliza 11.711 participantes de 1.751 organizações. Este é o segundo maior grupo de participantes de ONGs na história da COP, atrás dos 12.048 que participaram da COP15 em Copenhague em 2009.

Apesar do alto número de delegados de ONGs registrados, muitos grupos da sociedade civil criticaram o governo egípcio por custos de hotéis “exorbitantes” e temores em torno da vigilância dos delegados.

As listas finais de participantes revelarão quantos participantes de ONGs puderam de fato participar.

Juntamente com as ONGs, existem vários outros grupos que se enquadram na categoria de “organizações observadoras” – como os participantes que representam órgãos da ONU, organizações intergovernamentais, outras agências e representantes de empresas. Esses totalizam 2.270 delegados registrados.

O menor grupo de participantes da COP é a mídia. Há 3.350 pessoas registradas como jornalistas para a COP27, representando 1.306 organizações. Este é o segundo maior número, perdendo para os 3.712 delegados da mídia que participaram da COP3 em Kyoto em 1997.

No entanto, a Carbon Brief assinala que o número real de delegados da mídia que participam da COP geralmente é menor do que o mostrado na lista provisória. Por exemplo, 3.781 se inscreveram para a COP26, mas apenas 2.602 participaram.

Os anfitriões do próximo ano

Além dos totais gerais, a UNFCCC também publica uma lista de cada país e delegação de observadores pelo nome. A partir dessas listas, o Carbon Brief calculou o tamanho de cada delegação de país inscrita na COP27. 

A lista final também incluirá delegados de “transbordamento” do partido, que os partidos podem nomear sem que seus nomes apareçam na lista oficial. Há também outros participantes “funcionários” e “temporários” em COPs que não são listados).

A maior delegação de país na COP27 é dos Emirados Árabes Unidos, que registrou 1.073 delegados. Esta é a segunda maior delegação da história da COP depois da gigantesca representação de 1.591 participantes do Marrocos na COP22, que o país sediou.

A delegação dos Emirados Árabes Unidos é quase 10 vezes maior do que a que trouxe para a COP26 (116). No entanto, isso talvez não seja surpreendente, considerando que foi selecionado para sediar a COP28 no próximo ano.

Em segundo está o Brasil, com uma delegação de 574 participantes.  A análise do Carbon Brief de como as delegações mudaram em todas as COPs desde a década de 1990 mostrou que o Brasil traz, em média, a maior delegação.

Depois do Brasil, a maior delegação é a República Democrática do Congo (459), seguida pelas do Quênia (386) e do Canadá (377). Completando o top 10 estão o Zimbábue (264), Senegal (245), Uganda (241), República do Congo (237) e Iraque (235). A delegação do Iraque é quase três vezes maior do que a que levou para a COP26.

Vale notar que alguns países alocam alguns de seus crachás de país na COP27  para ONGs, o que pode inflar artificialmente o tamanho de sua delegação oficial.

O mapa e o gráfico abaixo apresentam o tamanho da delegação e o equilíbrio de gênero  para todos os países registrados para a COP27.

Quanto mais escuro o sombreamento, mais delegados esse país se inscreveu. 

COP27 delegados

Países africanos na COP27 da África

Como anfitrião, o Egito tem uma delegação de 155 participantes, que é a sua maior em uma COP até o momento.

O tamanho médio da delegação em todas as nações africanas é de 133 – seguramente o maior da história da COP. Na última COP africana no Marrocos, a delegação média dos países africanos foi de 101. Na COP26, o tamanho médio era de 59.

Da mesma forma, o tamanho médio das delegações registradas para os países em desenvolvimento sediados em pequenas ilha (SIDS) e os países menos desenvolvidos (PMA) é o maior da história da COP.

O tamanho médio da delegação para SIDS é de 36 na COP27, em comparação com 22 na COP26. Para os PMA, a delegação média é de 113 pessoas em Sharm el-Sheikh, em comparação com 50 em Glasgow.

Assim como os participantes da ONG, as listas finais mostrarão quantos delegados de países globais do sul realmente puderam participar.

Nem todas os países registraram uma delegação para a COP27. Pelo segundo ano consecutivo, tanto o Afeganistão quanto Mianmar não enviaram uma delegação à COP, enquanto São Vicente e Granadinas também não estão na lista provisória.

Kiribati, que não enviou uma delegação para a COP26, registrou 29 pessoas para a COP27.

O país com a maior queda no tamanho da delegação desde Glasgow é Bangladesh, cuja participaçao foi reduzida em 152 pessoas – de 220 na COP26 para 68 na COP27.

A segunda maior queda está na delegação do Reino Unido, que era de 229 pessoas em Glasgow e 93 em Sharm el-Sheikh.

Equilíbrio de gênero: menos mulheres do que homens

A lista da UNFCCC fornece o nome e o título de cada participante registrado. Portanto, é possível elaborar o equilíbrio entre homens e mulheres nas delegações que cada país enviou ao Egito.

(Deve-se notar que as balanças de gênero apresentadas aqui são baseadas nos títulos designados pela UNFCCC e não pelo Carbon Brief. Além disso, o Carbon Brief reconhece que o gênero não é melhor categorizado usando um rótulo binário “masculino” ou “feminino” e aprecia que as listas da UNFCCC podem não ser totalmente precisas.)

Ao longo da história das COPs, o equilíbrio de gênero das delegações partidárias nomeadas tornou-se gradualmente menos desigual.

Enquanto a delegação média na COP1 foi de 88% de homens e 12% de mulheres, isso mudou ao longo do tempo. Por exemplo, os COPs 23 a 25 tiveram um equilíbrio médio de gênero de 62% homens a 38% mulheres enquanto COP26 teve um equilíbrio de 64%-36%.

O equilíbrio de gênero na lista preliminar da COP27 é semelhante, com 63% dos participantes do sexo masculino e 37% do sexo feminino.

COP27 gênero

O tamanho médio das delegações de países nomeadas para cada COP aparece dividido por participantes masculinos (laranja) e femininos (roxo). As linhas mostram qual porcentagem da delegação média é masculina (laranja) e feminina (roxo). Dados para COPs 1-26 coletados de listas de participantes “finais” publicadas pela UNFCCC, enquanto os dados COP27 são baseados na lista preliminar. O número total de delegados para a COP27 parece ser maior do que os COPs anteriores, porque eles nomearam todos os seus delegados na lista provisória, em vez de fornecer uma lista parcial. Gráfico de Joe Goodman para Carbon Brief usando Highcharts.

Há duas delegações exclusivamente masculinas registradas para a COP27 – Coreia do Norte (quatro delegados) e Turcomenistão (cinco). Isso está muito longe da primeira COP em Berlim em 1995, onde 105 das 166 delegações eram exclusivamente masculinas.

Não há delegações totalmente femininas na COP27, embora 26 países tenham mais delegadas do sexo feminino do que do sexo masculino.

As delegações de países com maior presença de mulheres na COP27 são as de Niue, pequena ilha na Oceania (77% de mulheres a 23% de homens), da Estônia (71%-29%) e do Panamá (70%-30%).

EUA (58%-42%), Austrália (57%-43%) e Reino Unido (54%-46%) têm mais mulheres do que homens em suas delegações.

Há sete países com um equilíbrio de gênero de 50-50 – Bósnia e Herzegovina, Cuba, Alemanha, Letônia, Eslovênia, Coreia do Sul e Suriname.

A lista completa dos tamanhos das delegações partidárias da COP27 e seus equilíbrios de gênero pode ser encontrada aqui.


Este artigo foi publicado originalmente em inglês no Carbon Brief e é reproduzido mediante licença Creative Commons.