Silvio Munhoz - Scania
Silvio Munhoz / Scania

A sustentabilidade está no centro do negócio da Scania desde 2016, quando anunciamos o propósito de liderar a mudança para um sistema de transporte mais sustentável, e aderimos ao Acordo de Paris. E não paramos mais de centralizar o tema em ações industriais e em soluções para os clientes.

Inspirada na Agenda 2030 da ONU, em 2019, a Scania Latin America se tornou signatária da Rede Brasil do Pacto Global.

Em 2020, foi a primeira fabricante de veículos comerciais a ter metas climáticas baseadas na ciência, aprovadas pela Science Based Targets Iniciative (SBTi).

Em 2021, aderimos globalmente à iniciativa Climate Pledge, liderada pela Amazon e a Global Optimism, com o compromisso de ser carbono neutro até 2040. Dez anos antes das metas do Acordo de Paris. E somos parceiros da SOS Mata Atlântica.

Longe da Scania ficar só no discurso. Na prática, com base em 2015, foram estabelecidas duas metas até 2025: reduzir em 50% a emissão de gases de efeito estufa das operações industriais e comerciais do grupo, com foco nos Escopos 1 e 2; e reduzir em 20% as emissões de carbono equivalente na frota circulante, com foco no escopo 3.

Para que isso seja possível, foram estabelecidas seis Metas Ambientais Corporativas. Dentre elas: Energia elétrica livre de fósseis em 100% das operações até 2020 (atingida em 2016), redução de 50% das emissões de CO2 no fluxo logístico terrestre por tonelada transportada e diminuir 75% das emissões de CO2 das operações industriais até 2025.

Entre as iniciativas de 2022, destaco a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), permitindo que quase a totalidade do processo produtivo seja abastecido com água de reuso e o excedente seja cedido à cidade de São Bernardo do Campo (SP), sede da fábrica.

Em agosto, nos tornamos a primeira montadora a aderir ao Movimento Circular. Dentre as ações estão uniformes descartados que viram matéria-prima para o revestimento de cabinas de caminhões e uniformes transformados em cobertores para pessoas em situação de rua.

Nos veículos, destaque para os caminhões e ônibus movidos a gás natural e/ou biometano, que são a transição até os produtos elétricos. Vendidos desde 2019, já tivemos 700 unidades comercializadas e a meta para 2023 é chegar a 1.200.

Nos veículos, destaque para os caminhões e ônibus movidos a gás natural e/ou biometano, que são a transição até os produtos elétricos. Vendidos desde 2019, já tivemos 700 unidades comercializadas e a meta para 2023 é chegar a 1.200.

O biometano é um combustível 100% sustentável e proveniente de biomassas orgânicas, restos agrícolas e lodo sanitário. Um dos exemplos globais de seu uso é Los Angeles (EUA), que pretende ter 100% dos ônibus públicos a biometano até 2035.

Fazemos parte do problema das emissões e queremos, e estamos sendo, parte da solução.


Este artigo faz parte do Especial MediaTalks COP27