Ondas de calor, secas, incêndios florestais, inundações e furacões estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e prevê-se que se tornem mais frequentes e intensos nas próximas décadas.

Esses eventos estão tendo um impacto psicológico significativo, mas muitas vezes negligenciado não apenas naqueles diretamente afetados por tais catástrofes, mas também naqueles que esperam ser afetados por elas no futuro.

Há pouco mais de uma década, os pesquisadores começaram a observar que as mudanças climáticas terão um profundo impacto psicológico e que as pessoas serão expostas de diferentes maneiras. 

Desde então, novos termos surgiram. Estes incluem a ansiedade da mudança climática , ou eco-ansiedade, que é experimentada por pessoas, muitas vezes jovens, dominadas pela raiva ou ansiedade e sentindo que não têm controle sobre o futuro do planeta.

Depois, há a solastalgia , descrita como “saudade sem sair de casa”, sentida por pessoas cuja terra natal ou ambiente familiar está mudando rapidamente. 

Esses sentimentos, juntamente com a dor ecológica ou climática , são muitas vezes desencadeados pela visualização de representações na mídia ou pela experiência indireta da degradação ambiental e das crises climáticas.

Já sabemos que problemas de saúde mental podem levar a relações sociais tensas, habilidades cognitivas prejudicadas, dependência de substâncias ou álcool e suicídio. 

De acordo com o Atlas de Saúde Mental da OMS , a maioria dos países carece de capacidade para atender até mesmo às necessidades existentes.

Um bilhão de pessoas vivem atualmente com uma condição de saúde mental. Eles são apoiados por apenas 13 profissionais de saúde mental para cada 100.000 pessoas, enquanto os governos gastam, em média, pouco mais de 2% dos orçamentos de saúde em saúde mental. 

As pessoas em países de baixa e média renda enfrentam dificuldades ainda mais graves no acesso a apoio, com 75% das pessoas com depressão não diagnosticadas ou não tratadas . A situação é muitas vezes agravada quando os problemas de saúde mental são culturalmente tabus.

Essa situação preocupante será intensificada pelo crescente impacto psicológico das mudanças climáticas e pelas consequências da desnutrição e outras condições associadas à crise. Como indica um relatório publicado pela OMS neste verão, essas interligações relacionadas ao clima ainda são pouco reconhecidas .

Quatro ações que ajudariam a amenizar efeitos da preocupação 

Embora a situação seja terrível, alguns passos positivos podem ser dados. Primeiro, são necessárias mais pesquisas para entender melhor os diferentes conceitos e fatores de risco relevantes.

Sem isso, as pessoas afetadas pelas mudanças climáticas podem ser consideradas “apenas” traumatizadas e receber intervenções clínicas inadequadas ou deixadas sem tratamento. 

Nomear novas doenças pode ser útil, mas isso precisa ser considerado com cuidado para evitar estigmatizar involuntariamente certos grupos ou indústrias, como aconteceu com a “gripe suína ”.

Em segundo lugar, os sistemas de apoio à saúde mental devem ser uma parte totalmente integrada de qualquer plano de adaptação às mudanças climáticas e resposta a desastres . 

A interseção entre mudança climática e saúde mental tem sido discutida principalmente no âmbito da gestão de emergências e desastres . No entanto, o apoio à saúde mental relacionado ao clima fora dessas emergências é atualmente limitado ou totalmente ausente .

Em terceiro lugar, as pessoas devem ser encorajadas a agir coletivamente. 

Um estudo recente em adultos jovens relatou que a ansiedade da mudança climática está associada aos sintomas do transtorno de ansiedade generalizada. No entanto, engajar-se em ações climáticas coletivamente (mas não sozinho) reduziu significativamente a associação entre ansiedade climática e sintomas depressivos.

Essa ação coletiva pode ser feita de muitas formas, como o envolvimento em atividades comunitárias de reciclagem de plástico ou o uso de arte e pensamento criativo para contar a um público mais amplo sobre o estresse induzido pelo clima. 

Como as ansiedades climáticas podem ser um gatilho importante para a ação climática , ações coletivas podem ajudar a saúde mental ao desenvolver um senso de agência e solidariedade: “Estou fazendo minha parte e outros estão comigo”.

Ansiedade climática na pauta da COP27

Na COP27 no Egito , os governos buscaram ações conjuntas renovadas para lidar com as crises climáticas, e ansiedade climática deve ser parte disso.

Por exemplo, instrumentos-chave, como o financiamento climático, poderiam ser estendidos para apoiar os serviços de saúde mental. Cada país poderia levar em consideração esse aspecto em seus planos nacionais de adaptação às mudanças climáticas.

O bem-estar psicológico é fundamental, tanto para os indivíduos quanto para a sociedade como um todo. Ele cria a capacidade de resistir à adversidade e se recuperar e crescer, apesar das experiências de vida desafiadoras e do estresse.

Também nos permite construir relações construtivas com os outros que são cruciais para o desenvolvimento da solidariedade nas comunidades. 

Um apelo coletivo à ação nos ajudará na transição de um estado de medo e ansiedade para muitos e criará esperança para construir sociedades mais resilientes, sem deixar ninguém para trás e capacitar as gerações futuras a tomar medidas climáticas.


Este artigo sobre ansiedade climática  foi publicado originalmente no portal acadêmico The Conversation e reproduzido com autorização das autoras.

Sanae Okamoto é pesquisadora em Ciência Comportamental e Psicologia, do Maastricht Economic and Social Research Institute (UNU-MERIT), Universidade das Nações Unidas

Nidhi Nagabhatla é pesquisadora do Instituto de Estudos Comparativos de Integração Regional (UNU-CRIS) e professora adjunta da McMaster University, Canadá, Universidade das Nações Unidas