Londres – Fim do ano é hora de lembrar que a beleza pode estar oculta em pequenas coisas – e é isso que mostra o prêmio de fotografia com microscópio Nikon Small World Competition.
O concurso existe desde 1975 e se tornou uma vitrine para o trabalho de fotógrafos e cientistas, que aproveitam seus microscópios de luz para revelar os segredos ocultos na fauna e na flora.
Até uma lagartixa tem a sua beleza. Foi a mão de uma delas que conquistou o primeiro lugar no concurso este ano.
Já a imagem em movimento vencedora de 2022 foi a de células da linha lateral e melanócitos migrando em um embrião de zebrafish (peixe usado para estudos de doenças humanas).
Imagem: Eduardo Zattara, Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas Bariloche, Argentina
Prêmio reconhece fotografias com microscópio de profissionais e amadores
A microfotografia é um registro técnico que pode ser de grande importância para a ciência ou para a indústria. Mas é também uma imagem cuja estrutura, cor, composição e conteúdo a transformam em uma pequena obra de arte a ser apreciada.
A maioria dos participantes do concurso trabalha em laboratórios e aproveita o trabalho e os equipamentos para capturar detalhes de plantas, animais e microorganismos invisíveis a olho nu.
Mas há também fotógrafos profissionais e até amadores que se dedicam à microfotografia, que não exige equipamentos sofisticados. Existem adaptadores que acoplam o smartphone a um microscópio.
Veja aqui as melhores fotografias do prêmio Nikon Small World 2022.
As imagens do concurso de fotografia foram divulgadas pela organização do Nikon Small World Competition e não podem ser reproduzidas.
Leia também | Pinguim esnobe, leão atrapalhado e mais: veja as fotos da vida selvagem mais engraçadas do ano