Londres – Um raio pode não cair no mesmo lugar duas vezes, mas uma fotógrafa atenta às surpresas da natureza pode ser premiada duplamente em um concurso de fotografia, como acaba de acontecer com a americana Jennifer Hardley no prêmio internacional Comedy Wildlife Photography Awards 2022.
Sua foto “Reflexos não tão felinos”, retratando um leãozinho desastrado tentando descer de uma árvore na Tanzânia, foi eleita a melhor pelo júri do concurso.
E na votação popular, Hardley foi a campeã com o clique da esnobada de um pinguim em seu companheiro nas Ilhas Malvinas.
Ganhadora do concurso de fotografia venceu também na categoria Escolha do Público
Criado em 2015 pelos fotógrafos britânicos Paul Joyson-Hicks e Tom Sullan, a competição tem por objetivo explorar o lado leve e engraçado da vida selvagem a fim de aumentar a conscientização sobre direitos dos animais e preservação ambiental.
“O grande número de imagens que participam do concurso todos os anos ilustra o interesse que existe para se envolver com a conservação e nos lembra que a vida selvagem é realmente incrível e divertida, e devemos fazer tudo o que pudermos para protegê-la”, disse Hicks.
Jeniffer Hardley, que ganhou um safári no Quênia como prêmio, admitiu que teve sorte ao capturar a imagem.
“O que torna esse concurso de fotografia divertido é que a maioria das cenas inscritas provavelmente aconteceu por completo acidente, e esse foi o caso com o filhote de leão caindo da árvore”.
A foto da americana mostra um leãozinho de três meses que provavelmente fazia sua primeira tentativa de descer de uma árvore.
“Felizmente, como fazem os gatos, ele se endireitou bem a tempo, caiu de quatro e fugiu com seus irmãos”.
Conheça as outras imagens vencedoras do prêmio de fotografia
Criaturas do ar – Jean Jacques Alcalay, França – Imagem enganosa
Na imagem premiada, o hipopótamo parece estar prestes a abocanhar uma garça distraída. Na verdade, é apenas uma ilusão de ótica, pois o grandão estava apenas bocejando. A imagem foi registrada no Parque Nacional Hippo e Heron Kruger, na África do Sul
Criaturas subaquáticas – Arturo Telle Thiemann, Espanha – Diga ‘xisss’
Uma dupla de peixes-porcos cinzentos olha para a câmara em Faial, nos Açores. Apesar de parecerem engraçados, eles podem ser bastante agressivos. E acabaram arranhando a câmera do fotógrafo.
Prêmio Junior – Arshdeep Singh, Índia – Vejo você
O vencedor do prêmio junior da competição de fotos foi explorar a vida selvagem nos arredores de uma pequena cidade chamada Bikaner, na Índia. No último dia da viagem, ele viu corujinhas em um cano e percebeu a oportunidade.
“Uma delas saiu e me encarou. Antes de entrar no cano, ela fechou um dos olhos e parecia estar querendo dizer ‘Estou de olho em você!’”
Série – Jia Chen, Canadá – Sonho de futebol
A série vencedora do prêmio de fotografia mostra quatro imagens de um falcão se divertindo jogando futebol. Ele levanta a ‘bola’, mata no peito, joga para cima e chuta.
Leia também | Amor entre abelhas, leopardos urbanos e mais: veja as melhores imagens do prêmio Big Picture 2022
Além dos vencedores de cada categoria, o júri do concurso de fotografia reconheceu mais dez fotos com menções honrosas.
Brincando na praia, por Michael Eastwell, Reino Unido
A bela Cape Hillsborough, em Queensland, na Austrália é conhecida pelos seus cangurus. O fotógrafo visitou o local por três dias, mas foi no último que capturou essa imagem de dois cangurus brincando na praia ao amanhecer.
Olá pessoal!, por Miroslav Srb, República Tcheca
“Fotografei esse guaxinim em uma praia da Flórida, onde o alimentei com camarões. Então ele me agradeceu assim”.
Centro de bem-estar, por Federica Vinci, Itália
“Caminhando perto de do Templo de Baphuon, no Camboja, onde vivem grupos de macacos selvagens, encontrei esta cena: um macaco em total relaxamento, enquanto seu companheiro cuidava dele”.
Pégasus, o touro alado, por Jagdeep Rajput, Índia
Rajput registrou o pássaro Indian Saras Crane atacando um Bluebull por trás, no Parque Nacional Keoladeo, na Índia. O touro por acaso se aventurou perto do ninho do pássaro, onde havia um único ovo.
O Saras Crane, o mais alto pássaro voador do mundo, abriu suas enormes asas e atacou o touro, afastando-o do ninho.
Vou estrangular você!, por Emmanuel Do Linh San, África do Sul
O fotógrafo selecionado entre os que receberam menção honrosa no concurso de fotografia estava seguindo um grupo de suricatos brincalhões na Kalahari Trails Game Reserve, na África do Sul, quando registrou essa cena.
“Na foto, não há agressão entre eles, mas sim uma interação que nos lembra os humanos, quando um amigo finge estrangulá-lo e, em resposta, ele abre a boca…”.
Desculpe-me… Perdoe-me!, por Ryan Sims, EUA
Um patinho muito esperto aproveita a fila de tartarugas para atravessar o pântano de Juanita Bay Park, em Kirkland, Washington.
Pulando, por Alex Pansier, Holanda
Um esquilo vermelho salta durante uma tempestade. A imagem mostra gotas de chuva voando ao redor do animal.
Tá apertado!, por Mark Schocken, EUA
O fotógrafo registrou um ninho de coruja-do-norte em um parque local na Flórida dias depois de duas corujinhas nascerem. Uma delas tentou se espremer no buraco do ninho com a mãe, talvez para ver o mundo pela primeira vez.
“A cena durou apenas alguns segundos, pois a mamãe coruja não parecia muito feliz com o que aconteceu. Basta olhar a expressão no rosto dela”.
Luta contra o urso, por John Chaney, EUA
Esta fotografia divertida, que também ficou entre as que receberam menção honrosa dos jurados do concurso, mostra um salmão que decide dar um ‘soco’ na cara do urso, evitando assim virar o almoço dele. A imagem foi capturada no Alasca.
Mantenha a calma e a cabeça, por Martin Grace, Reino Unido
Dois pinguins reais foram fotografados em Volunteer Point, East Falkland, nas Malvinas. A ave da direita parece estar se perguntando para onde foi a cabeça do seu companheiro.
Conheça os finalistas da competição
Eles não ganharam o concurso de fotografia, mas nem por isso as fotos são menos engraçadas. Corujas e primatas foram os mais presentes entre os finalistas do Comedy Wildlife Awards este ano.
Correndo, por Shuli Greenstein, Israel
A coruja andando foi clicada quando o fotógrafo caminhava pelas planícies da Judéia.
“Encontrei vários filhotes de corujas no chão, em pedras, perto do ninho e nos galhos das árvores. De repente vi duas corujinhas que brincavam.
Uma delas cruzou meu campo de visão e eu comecei a tirar fotos em sequência e foi isso que saiu…”.
Eu pulo em vez de voar, por Tímea Ambrus, Hungria
A coruja-das-torres escolheu pular em vez de voar.
Você não pode me ver, pode?, por Lukas Zeman, República Checa
Uma pequena coruja se esconde na chaminé de uma casa abandonada na Bulgária.
Pare e olhe, por Andy Evans, Reino Unido
Evans visitou Bornéu depois que as fronteiras reabririam, em abril de 2022.
“Depois de dois anos sem turistas, parecia que a vida selvagem estava tão chocada ao me ver quanto eu ao vê-los. Este jovem macaco-narigudo olhou com espanto enquanto eu cruzava o rio Kinabatangan, em Sukau”.
Vida de mãe, por Sophie Hart, Reino Unido
Clicado em Cingapura, a imagem finalista do prêmio de fotografia mostra um bebê macaco de cauda longa agarra-se à mãe, que parece cansada.
Fofo, por Ahmed Alahmed, Arábia Saudita
A imagem mostra um dos macacos da cidade de Abha, famosos por roubarem comida das pessoas que circulam pelo local.
Comediante, por Ahmed Alahmed, Arábia Saudita
Uma fêmea chama seus filhos e parece bem feliz.
‘Kerberos’ (Três cabeças), por Paolo Mignosa, Itália
Os filhotes do urso marrom parecem formar um ‘kerberos’, o cão de três cabeças da mitologia grega. A imagem foi capturada no Lago Kuril, em Kamchatka, Rússia e foi uma das finalistas do prêmio de fotografia.
Pode me emprestar mel até amanhã?, por Valtteri Mulkahainen, Finlândia
Um urso pardo se esconde atrás da árvore e parece pedir um pouco de mel.
Urso pardo romântico, por Valtteri Mulkahainen, Finlândia
Um ursinho fofo cheira as flores em Martinselkonen, na Finlândia.
O chamado, por Dave Shaffer, USA
Um filhote de urso preto se divertiu muito brincando com um graveto. Ele parece chamar o fotógrafo para brincar.
O que devo escrever em seguida?, por Torie Hilley, EUA
Hilley observou que a maioria dos filhotes de urso faz coisas parecidas, tipo seguir a mãe e brincar. Mas este parece ter outros interesses:
“Ele encontrou uma pena de águia. Enquanto dançava e brincava com ela, ele a segurou na boca por um momento, como se estive pensando no que poderia escrever”.
‘Happy Feet’, por Thomas Vijayan, Canadá
Este filhote cresceu o suficiente para ir para os mares da Antártica e pescar sua própria comida.
O que você quer dizer com esse sorriso?!, por Alison Buttigieg, Finlândia
O fotógrafo passou a manhã inteira com os leões. Uma das leoas fez algumas expressões faciais engraçadas após bocejar e olhou para o fotógrafo. Foi nesse momento que ele registrou o que chamou de ‘sorriso falso’.
Travesseiro desconfortável, por Andrew Peacock, EUA
Elefantes-marinhos recém-desmamados estavam brincando e resolveram descansar. Um deles utilizou a cabeça do amigo como um travesseiro. A imagem foi capturada em Snow Island, Ilhas Shetland do Sul, Antártica.
Vou vomitar, por Paul Eijkeman, Holanda
Essa foto mostra um peixe-porco Picasso vomitando os resíduos de coral que comeu. A imagem foi capturada em Marsa Shagra, no Egito.
Piquenique, por Lincoln MacGregor, Austrália
“Quando este pássaro Casuar do Sul pousou confiante na toalha de piquenique, assustou todos em volta. Ele começou a comer o peixe e as batatas fritas. Eu fiz o clique assim que o pássaro engoliu um pouco da comida”.
Segundo o fotógrafo, os casuares são apontados como as aves mais perigosas do mundo, vagam à beira-mar de Etty Bay, em Queensland, atacando piqueniques e assustando os turistas desavisados. Suas garras são semelhantes a adagas e muitas vezes eles são agressivos com os intrusos.
Fazendo pose, por Saverio Gatto, Itália
A imagem mostra a exibição de dois abutres-de-cara-de-lappet no Kruger National Park, na África do Sul.
Você tem um momento?, por Alex Cooper, Reino Unido
Duas gaivotas de cabeça preta disputam território durante a época de reprodução. A imagem foi feita em Minsmere, Suffolk, no Reino Unido.
Aguardando a comida, por Corinne Kozok, Reino Unido
O guillemots da lápide chega com peixe para os filhotes que aguardavam ansiosos pela comida.
Caminhada engraçada, por Bojan Bencic, Croácia
A foto finalista do concurso mostra um cisne meio atrapalhado no meio de um lago congelado no Maksimir Park, em Zagreb, Croácia.
Esquilo agradecido, por Lee Zhengxing, China
O fotógrafo encontrou um pequeno esquilo quando escalava uma montanha no Parque Florestal Nacional de Zhuque, em Xi’aan. Quando ele notou a aproximação, em vez de fugir, continuou parado na beira do penhasco, olhando para longe.
“Então ele virou e me olhou como se tivesse interrompido sua meditação. Dei uns biscoitos e tirei uma foto dele agradecendo”.
A piscada, por Kevin Lohaman, EUA
Uma raposa-vermelha americana caminhou até a beira da floresta e sentou, virou e deu uma piscada para o fotógrafo. Logo depois ela desapareceu entre as árvores. O flagrante foi feito em San Jose, Califórnia e ficou entre os finalistas da competição.
‘Buck-a-roo’!, por Vince Burton, Reino Unido
“A zebra parece uma versão do jogo infantil ‘Buck-a-roo’, dos anos 80, em que um burro dá coices.”.
Alce tubarão, por Jorn Vangoidtsenhoven, EUA
Este alce está sorrindo ou se preparando para atacar?!
Competição de fotos apoia todo ano uma organização de conservação sustentável
A cada ano o concurso de fotografia apoia uma organização de conservação sustentável. Este ano é o Fundo Whitley para a Natureza (WFN), instituição de caridade de Reino Unido que apoia líderes de conservação que trabalham em seus países de origem.
Ao longo de 29 anos a entidade doou £ 20 milhões para mais de 200 conservacionistas em 80 países.
As imagens foram publicadas com autorização da organização do Comedy Wildlife Photography Awards.
Leia também | Prêmio de fotografia sobre belezas do mundo revela finalistas; inscrições seguem abertas