Londres – Retratos dos efeitos das mudanças climáticas deixaram de ser apenas aquelas fotografias distantes da realidade da maioria da população, mostrando geleiras desabando nos pólos e ursos ilhados em blocos de gelo.

Ao longo de 2022, fotógrafos documentaram como o aquecimento global afeta cada vez mais a vida de pessoas comuns, provocando perdas materiais, humanas – como as registradas na onda de frio que assola os EUA -, destruição de colheitas e migração forçada.

A plataforma de tendências visuais da Getty Images apontou que incêndios, secas e enchentes foram os assuntos que mais movimentaram 2022, inclusive no Brasil, como aponta Pancho Bernasconi, Vice-Presidente de Notícias da Getty.

“Outro aspecto que chama atenção é o fato de que, principalmente no Brasil, as imagens e vídeos mais procuradas incluem pessoas, o que pode refletir o impacto que os eventos relacionados ao clima têm no cotidiano do público”.

Bernasconi reflete sobre o papel da fotografia jornalística no contexto das mudanças climáticas: 

“Somos fotojornalistas e não cientistas, então nossa missão é mostrar como a mudança do clima afeta todo o espectro de interações humanas com o meio ambiente.

É importante retratarmos a grande escala da mudança climática, mas igualmente importante é o foco em seu impacto em cada indivíduo.”

Confira a seleção de imagens produzidas por fotógrafos da Getty Images, que falam mais do que as palavras escritas nos acordos por enquanto pouco promissores para travar as emissões que ameaçam o futuro do planeta e dos que vivem nele. 

Muree, Paquistão, 8 de janeiro
Nevasca Paquistão mudança climática imagens fotografia
Photo by Stringer/Anadolu Agency via Getty Images

Exército e equipes civis trabalham para resgatar turistas presos após uma forte tempestade de neve em Murree, Paquistão. Mais de 20 turistas perderam a vida depois que seus veículos ficaram presos devido a uma forte nevasca na estação montanhosa perto da capital, Islamabad. (Foto de Stringer/Agência Anadolu via Getty Images)


Honório Bicalho (MG), 12 de janeiro 

Elias Aurelio reage após limpar o carro que foi inundado pelo transbordamento do Rio das Velhas em 12 de janeiro de 2022 em Honório Bicalho, Minas Gerais.

Mudança climática fotografia fotojornalismo homem enchente Minas Gerais
Photo by Pedro Vilela/Getty Images

As fortes chuvas causaram deslizamentos e alagamentos na região. 

Segundo as autoridades, 10 pessoas morreram em dois dias e o número de pessoas afetadas era superior a 17 mil pessoas no momento em que o registro foi feito pelo fotógrafo. As chuvas que caíram em Minas Gerais em janeiro de 2022 deixaram quase a metade dos municípios em situação de emergência. 


Dungay, Austrália, 2 de março 

John Lawrence e Payton Campbell (atrás do marido), com seus filhos Harlow e Aria, caminham sobre uma estrada inundada perto de sua casa, em Dungay. 

Mudança climática alagamento Austrália homem com criança no colo
Photo by Dan Peled/Getty Images)

Várias cidades da região foram evacuadas após tempestades sem precedentes e as piores inundações enfrentadas pela Austrália em uma década. 


Mirzapur, Índia, 20 de maio 

As pessoas enchem seus baldes de um caminhão-tanque fornecido pela prefeitura na vila de Lahuriya, a 65 km de Mirzapur, Uttar Pradesh, Índia.

Pessoas carregando água seca Índia mudança climática
Photo by Ritesh Shukla/Getty Images

Uma forte onda de calor causou condições semelhantes às de uma seca em vastas áreas do centro agrícola da Índia, de Norte a Sul, já que as chuvas que geralmente chegam antes da prolongada temporada de monções do país não se materializaram em muitas regiões.

A Índia é particularmente vulnerável à seca, pois seu setor agrícola depende fortemente de ciclos climáticos naturais ininterruptos e oportunos para sua sobrevivência.

Cerca de 150 aldeias na região de Mirzapur enfrentaram uma crise extrema de água. A maior parte da água é fornecida por caminhões-pipa e há uma cota diária de 15 litros por pessoa. Muitos moradores acabam bebendo água de fontes pouco higiênicas, sofrendo de doenças como diarréia.


Jurupa Valleu, Califórnia (EUA), 17 de junho 
Um helicóptero lança água tentando conter um incêndio, observado por uma família com crianças.
Incêndio florestal Califórnia fotografia mudança climática
Photo by Qian Weizhong / VCG via Getty Images

Sylhet, Bangladesh, 24 de junho 

Soldado distribui ajuda a pessoas ilhadas pelas fortes chuvas. Em maio e junho, a região nordeste de Bangladesh, particularmente as áreas de Sylhet, Sunamganj e Netrokona, foram severamente afetadas por enchentes . 

Photo by Kazi Salahuddin Razu/NurPhoto via Getty Images 

Albergaria Velha, Portugal, 13 de julho 

Um residente tenta apagar um incêndio com um galho de árvore ao ver as florestas ao redor de sua casa queimando em 13 de julho de 2022 em Albergaria a Velha, Portugal.

Incêndio florestal mudança climática Portugal fotojornalismo
Photo by Octavio Passos/Getty Images

Incêndios florestais como o registrado na fotografia ficaram mais devastadores como efeito das mudanças climáticas, segundo cientistas. Em Portugal, eles varreram a parte central do país, impulsionados por  temperaturas superiores a 40 graus Celsius.


Leeds, Inglaterra, 19 de julho

A cena parece feliz, mas reflete uma realidade nova para quem vive em locais outrora frios durante a maior parte do ano: as ondas de calor, para as quais casas e até o transporte público não estão preparados.

Mudança climática onda de calor Leeds Inglaterra 2022
Photo by Christopher Furlong/Getty Images

Na foto, residentes de Leeds dão um mergulho em uma piscina infantil para se refrescar fora de casa. Nesse dia, as temperaturas ultrapassaram os 40°C em partes da Inglaterra, depois que o país teve seu primeiro alerta vermelho de calor extremo. Temperaturas recordes foram alcançadas em todo o Reino Unido este ano.


Mariposa, Califórnia (EUA), 23 de julho 

Bombeiros tentam debelar o incêndio de carvalhos nos arredores do Parque Nacional de Yosemite.

Mudança climática incêndio fotografia meio ambiente
Photo by Justin Sullivan/Getty Images)

O fogo forçou pessoas a deixarem suas casas, carbonizou mais de 11.500 acres de floresta e destruiu várias casas. 


La Poterie, França, 11 de agosto 

Sob a névoa da manhã, trabalhadores colhem uvas Sauvignon Blanc no que sobrou do vinhedo da Ad Vium, uma vinícola  que perdeu vários hectares de videiras nos incêndios florestais do mês anterior.

Mudanças climáticas vinhedos na França fotografia
Photo: Nathan Laine / Bloomberg via Getty Images

A França sofreu seu julho mais seco já registrado e as temperaturas na Europa subiram novamente graças a uma nova onda de calor que se disseminou pelo continente.


Tando Jam, Paquistão, 26 de agosto 

Pessoas deixam suas casas em direção a um lugar mais seguros devido à inundação na cidade de Tando Jam, em Sindh.

Fotografia mudança climática enchente no Paquistão
Photo by Jan Ali Laghari / Anadolu Agency via Getty Images

Migração forçada é um dos mais pungentes efeitos das mudanças climáticas, levando pessoas a abandonarem para sempre as localidades onde sempre viveram e a perderem sua identidade. 


Fort Myers, Flórida (EUA), 29 de setembro 

Furacões não são novidade para a região do Caribe e sul dos EUA, mas a intensidade e frequência deles se torna maior como efeito das mudanças climáticas. 

 

Mudança climática fotojornalismo furacão EUA barco
Photo by Joe Raedle/Getty Images)

Brenda Brennan senta-se ao lado de um barco que ‘encalhou’ em seu apartamento quando o furacão Ian passou pela área, trazendo ventos fortes, tempestades e chuvas que causaram graves danos e mais de 100 mortes.


Matlacha, Flórida (EUA), 1º de outubro  

 Um homem caminha sobre um trecho rachado da Pine Island Road após o furacão Ian em Matlacha, Flórida, em 1º de outubro de 2022. Foi uma das mais poderosas tempestades que já atingiu o país. 

Furacão Ian EUA mudança climática fotografia ambiental
Photo by Ricardo Arduengo/AFP via Getty Images

Helena, Arkansas (EUA), 19 de outubro 

Pessoas caminham sobre um banco de areia exposto pela maré baixa no rio Mississippi. A falta de chuva no vale do rio Ohio e ao longo do Alto Mississippi fez com que o rio ao sul da confluência do Rio Ohio descesse a níveis recordes.

Mudança climática fotografia ambiental seca EUA
Photo by Scott Olson/Getty Images

O fenômeno prejudicou o tráfego de balsas, elevando os preços do transporte e ameaçando as exportações de safras e os embarques de fertilizantes, assim como as colheita da soja e milho.


Jaen, Espanha, 24 de novembro 

Um trabalhador sacode uma oliveira durante a colheita. Devido às ondas de calor extremas e à seca que se seguiu, produtores da região da Andaluzia na Espanha – a maior região produtora de azeite do mundo – devem registrar a metade dos rendimentos este ano.

Mudança climática Espanha fotografia plantação de oliveiras
Photo by Carlos Gil / Getty Images

As fotografias retratando os efeitos das mudanças climáticas foram cedidas pela Getty Images e não podem ser reproduzidas sem autorização.