Londres – Não vai ser fácil para o Brasil: o concurso de fotografia de monumentos e sítios históricos da enciclopédia online Wikipedia, Wiki Loves Monuments, divulgou os vencedores e finalistas internacionais da primeira etapa da competição, que vão disputar o título de melhor foto do ano.
O concurso teve a participação de 30 países. Todas as imagens inscritas passam a fazer parte do acervo da Wikipedia, que tem acesso livre para qualquer pessoa.
As dez imagens selecionadas pelo júri de cada país concorrem ao prêmio internacional. O vencedor será anunciado em fevereiro de 2023.
Fotografia de monumento em Brasília vence etapa Brasil
A imagem vencedora do Wiki Loves Monuments Brasil em 2022 foi uma foto feita em Brasília, da estátua ‘A Justiça’ com o edifício do Supremo Tribunal Federal ao fundo.
O autor, Dennis Asfour, é um fotógrafo amador americano que divide seu tempo entre o Brasil e os EUA.
Outras nove fotografias de monumentos brasileiros de Pernambuco, São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Rondônia, também concorrem na etapa internacional com as dez imagens selecionados de cada um dos países participantes.
As fotos do concurso retratam locais de importância arquitetônica ou histórica que não faziam parte do acervo de imagens da Wikipedia, e outras são novas interpretações de monumentos e sítios históricos já retratados anteriormente.
O Brasil ganhou em 2021, com uma imagem do Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro.
Leia também | Brasil vence concurso global de fotos de monumentos; conheça a campeã e as melhores do mundo
Veja as imagens ganhadoras do primeiro lugar de cada país participante do concurso de fotografia de monumentos:
Alemanha
A foto mostra as ruínas da igreja da abadia de Paulinzella (Königsee). A igreja começou a ser construída em 1106 e hoje é um dos edifícios com estilo românico mais importantes da Alemanha, declarado monumento cultural do país.
Armênia
A imagem mostra a ponte de pedra arqueada de Hunot, construída em 1720.
Áustria
A Capela de Santa Madalena e São Vendelino em Ammenegg, Dornbirn, em um dia cinzento de inverno na Áustria.
Azerbaijão
A Igreja Ortodoxa da Natividade da Bem-Aventurada Virgem Maria, em Baku, foi construída com doações em 1896. A imagem mostra detalhes do teto da igreja.
Bangladesh
O Sompur Mahavihara, em Paharpur, está entre os mosteiros budistas mais conhecidos no subcontinente indiano e é um dos sítios arqueológicos mais importantes do país.
Croácia
A ponte Kosinj foi inaugurada em 1936 e fica no condato de Link-Senj. A imagem foi a vencedora do concurso de fotografia de monumentos da Croácia.
Egito
O Templo de Ramsés II em Abu Simbel levou cerca de 20 anos para ser construído e foi concluído por volta do ano 24 do reinado de Ramsés, O Grande (1265 A.C.).
A imagem mostra quatro figuras talhadas na rocha: Ra-Horakhty, o rei Ramsés e os deuses Amon Ra e Ptah. O monumento é considerado o maior e mais belo dos templos construídos no antigo Egito.
Eslovênia
Suha é uma pequena aldeia onde foi construída a igreja de São João Batista na primeira metade do século XV. O monumento é patrimônio cultural da Eslovênia.
Espanha
La Bateria de Castillitos, em Cartagena, é uma fortificação de apoio à artilharia costeira. Em 1997 o monumento foi declarado Bem de Interesse Cultural.
Filipinas
A Basílica Menor e a Catedral Metropolitana da Imaculada Conceição, também conhecida como Catedral de Manila, está localizada em Intramuros, a histórica cidade murada que fica dentro da cidade de Manila, nas Filipinas.
Finlândia
A fortaleza de Gustavsvärn, perto de Hanko, foi construída na virada dos séculos XVIII e XIX. O monumento teve duração curta pois foi destruído pelos russos em meados do século XIX.
A imagem ganhadora do concurso de fotografia de monumentos mostra a fortaleza e o farol, que posteriormente foi instalado no local, e que ainda orienta os navegantes nas proximidades.
Gana
A Praça Black Star, também conhecida como Praça da Independência, é uma praça pública em Acra, cercada pelo Estádio Esportivo e pelo Parque Memorial Kwame Nkrumah.
Índia
O observatório Mantra Yantra, também chamado de Jantar Mantar, fica em Jaipur. O monumento foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2010.
Irlanda
O Castelo Ross, construído no século XV, fica à beira do Lough Leane, no Parque Nacional de Killarney, em Country Kerry e foi a imagem vencedora do concurso de fotografia de monumentos na Irlanda.
Itália
A Biblioteca Cívica Central de Turim é uma biblioteca pública fundada em 1869. A imagem gráfica do prédio em estilo brutalista foi a primeira colocada na etapa italiana do concurso de fotografia de monumentos.
Malta
A imagem mostra a igreja e a aldeia de Mellieha à noite. Construída entre 1881 e 1898 a igreja é dedicada ao nascimento de Nossa Senhora e é toda feita de pedra.
Leia também | Beleza em miniatura: prêmio de microfotografia destaca a arte oculta em animais e plantas
Leia também | Beleza em miniatura: prêmio de microfotografia destaca a arte oculta em animais e plantas
Moldávia
A foto mostra os fundos da igreja de madeira de Hiriseni, em Chișinău. O monumento, erguido em 1642, é um patrimônio cultural da Moldávia.
Noruega
A usina hidrelétrica de Tyssedal abriga também um museu. O monumento é um patrimônio cultural da Noruega.
Peru
A Plaza de Bolognesi é uma rotatória em Lima. O monumento foi inaugurado em 1905 em homenagem ao Coronel Francisco Bolognesi, herói nacional peruano, que participou da Batalha de Arica durante a Guerra do Pacífico.
Polônia
A Universidade de Varsóvia foi fundada em 1816 e é considerada a maior do país. A imagem mostra o edifício da Universidade de Tecnologia.
Portugal
O Mosteiro da Serra do Pilar ou Mosteiro de Santo Agostinho da Serra do Pilar, fica em Vila Nova de Gaia. Em 1996 passou a ser classificado como Patrimônio Mundial da Unesco.
Reino Unido
A Igreja de São Thomas Becket, localizada em Fairfield, Romney Marsh, é dedicada ao arcebispo de Cantuária (1162 e 1170).
São Thomas, também conhecido como Tomás de Cantuária ou Tomás de Londres, é venerado como santo e mártir pelas Igrejas Católica e Anglicana.
Ruanda
A imagem retrata estátuas de integrantes das tropas da RPF (Frente Patriótica de Ruanda) cuidando de um ferido da guerra civil de Ruanda (1990/1994).
Sérvia
A Torre Geneks é um arranha-céu de 36 andares em Belgrado. O local é patrimônio cultural do país e foi projetado em 1977 por Mihajlo Mitrović. Ele é formado por duas torres de 117 m de altura, ligadas por uma ponte de dois andares e um restaurante giratório no topo.
Suriname
A imagem do edifício de tijolos do século XIX, do Ministério dos Recursos Naturais, fica em Paramaribo, e foi a vencedora do Suriname do concurso de fotografia de monumentos.
Suécia
O Castelo de Malmö é uma fortificação construída na década de 1530, a mando do rei Cristiano II, da Dinamarca. O monumento é hoje o exemplar mais antigo de uma fortaleza no estilo renascença nos Países Nórdicos.
Taiwan
A Casa de Chá Jie Fa Qian Ji é dividida em três edifícios: frente, meio e fundos. O prédio da frente foi construído em 1935 e é feito de tijolo e madeira.
A fachada do edifício é rica em detalhes. O parapeito frontal, abrigo de chuva e varanda, tem decorações nos estilos ocidentais e chineses.
Tailândia
A imagem mostra um homem usando uma máscara facial e andando de bicicleta do lado de fora do muro do Grande Palácio, em Bangkok.
Uganda
A Catedral de São Paulo Namirembe é a mais antiga de Uganda. Serve como catedral provincial da Igreja Anglicana do país e catedral diocesana da Diocese de Namirembe, a primeira diocese fundada na província, em 1890.
As imagens foram divulgadas pela Wikimedia Commons, organizador do concurso Wiki Loves Monuments.
Leia também | World Press Photo 2023 vai premiar o melhor do fotojornalismo no mundo; veja como participar