O  Instituto Reuters para Estudos de Jornalismo na Universidade de Oxford, na Inglaterra, recebe até 6 de fevereiro inscrições para seu programa de bolsas de estudo para jornalistas, voltado para profissionais em meio de carreira, e para duas posições destinadas a profissionais em nível de pós-graduação. 

Journalist Fellowship Program oferece anualmente 30 vagas para jornalistas interessados em desenvolver novas perspectivas sobre a profissão. Vários brasileiros já foram selecionados. 

O recrutamento para o projeto de pesquisa é aberto a profissionais com pós-doutorado ou perto de concluir o doutoramento em estudos de jornalismo e mídia ou áreas afins, como sociologia, ciência de dados e comunicação, que trabalharão em um projeto de pesquisa. 

Bolsa para jornalistas com cinco anos de experiência

A duração do Journalist Fellowship Program é de seis meses, com turmas iniciando em outubro de 2023, janeiro de 2024 e abril de 2024. 

O programa reúne jornalistas em atividade, oferecendo um período de reflexão e uma oportunidade de realizar uma pesquisa aprofundada sobre a profissão, longe da pressão dos deadlines.

Os candidatos escolhidos deverão se afastar das atividades profissionais durante os meses de duração da bolsa, e permanecerem no campus da Universidade de Oxford durante todo o período letivo.

A maioria dos participantes consegue financiamento integral. Aqueles que forem selecionados terão todas as taxas cobertas, além de receberem uma ajuda de custo de até £ 2.000 (cerca de R$12,8 mil).

O valor é suficiente para cobrir despesas como acomodação e alimentação. Os custos de viagem para o Reino Unido e obtenção de visto também são cobertos pela bolsa. 

Os bolsistas participarão de uma série de seminários e discussões sobre algumas das principais questões que afetam o jornalismo. Temas como desinformação, liberdade de imprensa, confiança e outros fazem parte dos debates. 

As atividades são conduzidas por jornalistas, editores, líderes da indústria e acadêmicos de vários países. 

Os participantes poderão ainda assistir a eventos e palestras da Universidade de Oxford envolvendo jornalismo, mídia e questões mais amplas como política, relações internacionais, cultura e tecnologia.

Apesar de não ser um curso acadêmico, os jornalistas selecionados para a bolsa deverão desenvolver um projeto escrito durante sua participação no programa, no formato de um ensaio ou pesquisa.

Ao final de cada período, ocorre um simpósio com apresentações dos trabalhos e painéis de discussão sobre os projetos desenvolvidos.

Como concorrer 

Para concorrer à bolsa é necessário ter inglês fluente e um mínimo de cinco anos de experiência jornalística. Em casos especiais o candidato poderá demonstrar que tem nível equivalente de expertise. 

Além do currículo, os interessados devem enviar uma declaração de uma página descrevendo o projeto que desejam desenvolver durante o período, juntamente com um resumo de 150 palavras sobre a questão que o projeto pretende analisar.

É necessário anexar também duas cartas de referência, assinadas por pessoas que conhecem o trabalho do profissional,e uma declaração de motivação explicando como o aprendizado será útil na volta à redação. 

Mais informações e o formulário de inscrições podem ser encontrados aqui

Vagas para projeto de pesquisa

Os selecionados ficarão baseados em Oxford e trabalharão em um projeto de análise quantitativa de audiências de notícias em mais de quarenta países, com ênfase em mídia digital, notícias, e política.

O Instituto Reuters publica anualmente o Digital News Report, que examina em profundidade tendências da indústria de jornalismo e hábitos de consumo de notícias. 

Além do nível educacional (PhD concluído ou em fase de conclusão), os candidatos dever conhecimento sobre tendências de uso da mídia, experiência em trabalhar com métodos quantitativos e treinamento em pesquisa de opinião e análise quantitativa usando softwares estatísticos.

É necessário também histórico de pesquisas relevantes e trabalhos revisados por pares publicados. 

Os escolhidos trabalharão com o Diretor do Instituto, Rasmus Nielsen, e com o Diretor de Pesquisa, Richard Fletcher.

Os interessados devem se candidatar por este link.