O repórter Evan Lambert, correspondente da rede de televisão NewsNation, foi preso enquanto fazia seu trabalho de cobertura em uma coletiva de imprensa convocada pelo governador de Ohio, Mike DeWine.
O episódio aconteceu na cidade de East Palestine, em Ohio, onde ocorreu o descarrilamento de um trem – tema da entrevista coletiva do governador.
Pouco antes do evento começar, segundo relatos de colegas do repórter, a policia local solicitou a Lambert que ele interrompesse sua transmissão ao vivo, supostamente por conta do barulho. A abordagem que se seguiu, no entanto, virou notícia no mundo.
Repórter preso por fazer seu trabalho
Evan Lambert foi preso na quarta-feira (8) pela manhã e passou todo o dia encarcerado, sendo liberado apens à noite, por volta das 22h. Ele foi indiciado por conduta desordeira e invasão criminosa.
A coletiva de imprensa estava prestes a começar e Lambert estava comentando o evento ao vivo durante o programa “Hora do Rush”, do NewsNation, como é comum em eventos desse tipo.
Segundo os presentes, a polícia abordou Lambert pedindo que ele parasse de falar, por conta do eco produzido no ginásio escolar em que acontecia o evento.
O repórter interrompeu sua transmissão, mas ainda assim a polícia o abordou e, em poucos segundo, o reṕorter estava no chão, contido por dois agentes e algemado.
A cena lembra as abordagem policiais arbitrárias que se repetem sistematicamente nos Estados Unidos e virou notícia nos principais jornais e emissoras de TV do país. Confira:
A prisão de Lambert foi toda filmada e acompanhada por seus colegas – o cinegrafista que estava junto com o repórter registrou a abordagem e a condução do repórter até a viatura policial.
Enquanto os policiais levavam o repórter preso, é possível ouvir Lambert comentar (incrédulo e quase como se falasse só para si mesmo):
“É sério? Fazer uma transmissão ao vivo faz com que você seja preso?”
Liberado com acusações
Lambert foi libertado da prisão na quarta-feira à noite, por volta das 22h, após passar o dia todo sob custódia.
Horas antes, ainda na coletiva de imprensa, o governador de Ohio, Mike DeWine (Partido Republicado) soube do ocorrido e lamentou o episódio, afirmando não ser responsável pelo pedido de abordagem policial.
O repórter preso deu entrevista para uma colega do NewsNation logo após ser liberado.
Ainda com os papéis de acusação por conduta desordeira e invasão criminosa na mão, e visivelmente emocionado, ele conversou com a apresentadora, contando que teve um dia longo e difícil – e que começou com ele apenas querendo fazer seu trabalho de cobertura de imprensa.
Leia também | Repressão: Irã condena repórter que entrevistou pai da jovem morta sob custódia policial