Principal encontro internacional de jornalistas investigativos e de dados do mundo, a ConferĂȘncia Global de Jornalismo Investigativo, organizada pela Global Network of Investigative Journalism (GNIJ), estĂĄ oferecendo mais de 150 bolsas para jornalistas interessados em participar do encontro.

Em 2023, o evento, que acontece a cada dois anos, serĂĄ em Gotemburgo, na SuĂ©cia. Entre os dias 19 e 22 de setembro, o Centro Sueco de ExposiçÔes e Congressos irĂĄ receber mais de 150 painĂ©is, workshops e sessĂ”es de networking – os temas vĂŁo de colaboração internacional e pesquisa on-line atĂ© anĂĄlise avançada de dados.

As bolsas de participação sĂŁo destinadas para jornalistas com experiĂȘncia investigativa, que venham de paĂ­ses em desenvolvimento e emergentes, e para jornalistas de comunidades carentes.

O que inclui a bolsa para jornalistas?

Os escolhidos para a bolsa de participação do evento ganharĂŁo passagem, estadia e inscrição para a ConferĂȘncia.

Como contrapartida, terão que produzir uma reportagem ou apresentação sobre o evento.

A bolsa de participação inclui:

  • Passagem aĂ©rea de ida e volta para Gotemburgo, na SuĂ©cia;
  • Quarto de hotel por quatro noites;
  • Transporte entre o Aeroporto de Gotemburgo-Landvetter e o hotel da conferĂȘncia;
  • Jantar de recepção;
  • CafĂ© da manhĂŁ e almoço em dias de conferĂȘncia;
  • CerimĂŽnia de premiação;
  • Taxa de inscrição na conferĂȘncia.

Os escolhidos terão que arcar com despesas diårias e taxas relativas à obtenção de vistos, não cobertas pela bolsa.

Quem pode participar?

A inscrição para a bolsa de jornalismo estå aberta a profissionais de países em desenvolvimento ou emergentes e que trabalhem em tempo integral em veículos impressos, online, de televisão, vídeo, rådio, documentårios e multimídia.

É preciso ter bons conhecimento de inglĂȘs para entender as palestras da conferĂȘncia e preencher o formulĂĄrio de inscrição da bolsa. A experiĂȘncia em jornalismo investigativo ou de dados Ă© considerada um diferencial para a seleção.

RepĂłrteres de paĂ­ses desenvolvidos que vivem ou trabalham em paĂ­ses em desenvolvimento nĂŁo sĂŁo elegĂ­veis. É possĂ­vel consultar os paĂ­ses elegĂ­veis neste link – o Brasil faz parte da lista.

As inscriçÔes vĂŁo atĂ© o dia 28 de fevereiro de 2023. Os aprovados serĂŁo notificados por e-mail atĂ© o dia 1Âș de maio de 2023.

Faça sua inscrição para a bolsa de participação da ConferĂȘncia Global de Jornalismo Investigativo neste link.

Consulte mais informaçÔes sobre o evento aqui.