Principal encontro internacional de jornalistas investigativos e de dados do mundo, a Conferência Global de Jornalismo Investigativo, organizada pela Global Network of Investigative Journalism (GNIJ), está oferecendo mais de 150 bolsas para jornalistas interessados em participar do encontro.
Em 2023, o evento, que acontece a cada dois anos, será em Gotemburgo, na Suécia. Entre os dias 19 e 22 de setembro, o Centro Sueco de Exposições e Congressos irá receber mais de 150 painéis, workshops e sessões de networking – os temas vão de colaboração internacional e pesquisa on-line até análise avançada de dados.
As bolsas de participação são destinadas para jornalistas com experiência investigativa, que venham de países em desenvolvimento e emergentes, e para jornalistas de comunidades carentes.
O que inclui a bolsa para jornalistas?
Os escolhidos para a bolsa de participação do evento ganharão passagem, estadia e inscrição para a Conferência.
Como contrapartida, terão que produzir uma reportagem ou apresentação sobre o evento.
A bolsa de participação inclui:
- Passagem aérea de ida e volta para Gotemburgo, na Suécia;
- Quarto de hotel por quatro noites;
- Transporte entre o Aeroporto de Gotemburgo-Landvetter e o hotel da conferência;
- Jantar de recepção;
- Café da manhã e almoço em dias de conferência;
- Cerimônia de premiação;
- Taxa de inscrição na conferência.
Os escolhidos terão que arcar com despesas diárias e taxas relativas à obtenção de vistos, não cobertas pela bolsa.
Quem pode participar?
A inscrição para a bolsa de jornalismo está aberta a profissionais de países em desenvolvimento ou emergentes e que trabalhem em tempo integral em veículos impressos, online, de televisão, vídeo, rádio, documentários e multimídia.
É preciso ter bons conhecimento de inglês para entender as palestras da conferência e preencher o formulário de inscrição da bolsa. A experiência em jornalismo investigativo ou de dados é considerada um diferencial para a seleção.
Repórteres de países desenvolvidos que vivem ou trabalham em países em desenvolvimento não são elegíveis. É possível consultar os países elegíveis neste link – o Brasil faz parte da lista.
As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro de 2023. Os aprovados serão notificados por e-mail até o dia 1º de maio de 2023.
Consulte mais informações sobre o evento aqui.
Leia também | Um show de natureza nas fotos premiadas pela Organização Mundial de Fotografia em 2023