MediaTalks em UOL

Um show de natureza nas fotos premiadas pela Organização Mundial de Fotografia em 2023

Coruja prêmio fotografia Sony

Londres – O concurso de fotografia Sony Photography Awards, realizado em conjunto pela marca japonesa de equipamentos eletrônicos e pela Organização Mundial de Fotografia, acaba de anunciar os vencedores de sua edição 2023, destacando imagens premiadas em 55 países. 

Cerca de 415 mil fotos de mais de 200 nações e territórios foram inscritas no concurso de 2023.

Uma das imagens mais belas foi a vencedora da etapa do Vietnã, representando a harmonia dos seres humanos com a natureza. 

Turtle Dream retrata uma mergulhadora nadando suavemente ao lado de uma tartaruga marinha.

A foto premiada foi feita por Nguyên Ngoc Thiên em setembro de 2022, durante uma viagem de mergulho no mar de Perhentian, na Malásia.

Foto: Nguyên Ngoc Thiên.

O fotógrafo disse esperar quer “Turtle Dream” consiga transmitir a mensagem de adoção de estilos de vida e turismo compatíveis com a sobrevivência da natureza e dos oceanos.


A imagem vencedora do concurso na Turquia foi feita nas fontes termais no distrito de Guroymak, no leste do país, também retratando a harmonia entre animais e seres humanos no meio ambiente preservado – uma cena que destoa da devastação do terremoto que abalou o país há uma semana. 

Os pastores levam seus cavalos e búfalos para as fontes nos meses de inverno e desfrutam da natureza com eles.

As fontes termais mantêm uma temperatura de cerca de 40 graus Celsius, mesmo quando a temperatura externa bate os 14 graus Celsius negativos.


A coruja que vive no Jardim Botânico nacional de Bangladesh é mais arisca. Mas encarou o fotógrafo de dentro do esconderijo. A foto foi eleita a melhor na etapa regional do concurso no país. 

Protap Shekhor Mohanto, autor da foto premiada, disse:

“Durante o dia, esses pássaros incríveis tendem a se esconder em ninhos feitos nos buracos dos troncos das árvores, mas às vezes espiam para observar os arredores com seus cativantes olhos amarelos.”


Em Sri Lanka, o fotógrafo Rajeev Abeysekara também foi premiado por uma imagem que registra o olhar penetrante do leopardo que descansava em cima de uma árvore. 



Se o assunto é olho, fica difícil competir com a perereca que caminha lentamente pela floresta tropical no norte da Costa Rica nesta foto colorida de Manuel Rodriguez, finalista do Latin America National Awards 


Mais discreto, o clique de cervo com jeito tímido se alimentando sob uma linda luz outonal no Parque Nara, no Japão, valeu ao fotógrafo coreano Kyujin Jeong o segundo lugar no concurso da Organização Mundial de Fotografia em seu país. 

Fotos de paisagem premiadas 

Paisagens espetaculares também foram premiadas no concurso, como esta cena de montanhas cobertas de neve e uma lua nascendo na Lapônia finlandesa.

 


O fotógrafo Kevin Moncayo registrou a imagem do vulcão Sangay, do Equador, que tem estado ativo nos últimos dois anos, enviando cinzas para cidades a centenas de quilômetros de distância.

Moncayo, que levou a medalha de prata na etapa regional da América Latina, disse ter esperado 72 horas para fazer a foto ao amanhecer, quando as nuvens e as estrelas eram visíveis ao mesmo tempo.

A cena em tons de azul profundo foi capturada no início do inverno nas montanhas Tatra, na Eslováquia. Filip Hrebenda, autor do clique, disse:

“O inverno na montanha tem seu charme, mesmo à noite. Os padrões formados nos lagos congelados são obras de arte naturais e ajudam a criatividade do artista que está tentando capturá-los.’ 


Illimani, uma montanha perto da cidade de La Paz, no oeste da Bolívia, é o cenário retratado para na foto de Reynaldo San Martin, que foi finalista da competição na América Latina.

“O majestoso pico de Illimani ergue-se como um guardião da cidade de La Paz. Fiz a foto na hora do pôr do sol para capturar o belo contraste de pretos e laranjas”.


A imagem da brancura da neve que cobre o chão emendando com o céu nublado, quebrada apenas pelo casaco vermelho de uma criança, valeu ao fotógrafo Yawar Abbas o prêmio nacional do concurso no Paquistão 


Outro cenário branco destacado no prêmio foi o das montanhas de Pamukkale, na Turquia, retratado pelo fotógrafo colombiano Hernan Jaramillo. 


Na Polônia, a “Sereia do Amanhecer”  emerge das águas azuis que parecem de vidro na imagem capturada por Mateusz Zurowski, vencedor do concurso em seu país. 


Na região que engloba a Croácia, Eslovênia, Sérvia, Montenegro, Kosovo, Bósnia e Herzegovina’ no concurso deste ano, uma das fotos destacadas no prêmio  é a que mostra a coragem do homem desafiando a natureza em um competição de saltos.

Mais de 30 mergulhadores pularam da ponte no dia em que a imagem foi capturada, sob os olhares de uma muldidão nas margens no rio Neretva, na cidade de Mostar (Bosnia e Herzegovina). 

Sair da versão mobile