Londres – Retratar o que muitos consideram o melhor amigo do homem, mostrando em imagens sua lealdade, companheirismo, habilidades e situações engraçadas é a proposta do concurso internacional de fotos de cães Dog Photography Awards, que acaba de anunciar os melhores registros de 2022.
Organizado pela escola de fotografia online Dog Photography Masters, o concurso é dividido em quatro categorias: Retratos, Estúdio, Ação e Cães e Pessoas.
O júri é formado por fotógrafos da Itália, EUA, Áustria, França e Alemanha, todos especializados em fotografar cães. A ideia foi dos fotógrafos Claudio Piccoli, italiano, e Audrey Belliot, francesa.
Conheça os vencedores e finalistas da edição 2022 do prêmio, escolhidos entre 1,4 mil imagens inscritas por fotógrafos profissionais, amadores e estudantes de 50 países.
Tem até um fantasiado, Skütsje, uma inspiração de Carnaval.
Melhores retratos de cães
1º lugar – Dalia Fichmann
A foto mostra o Border Collie Kyron, um cão de resgate que ajuda a encontrar pessoas em avalanches.
A fotógrafa acompanhou equipes de resgate em Melchsee Frutt, na Suíça, por um dia.
Para reproduzir o momento em que o cão encontra a pessoa soterrada e escava a neve para permitir o resgate, Dalia se deitou em uma pequena caverna de gelo e deixou os cachorros procurarem por ela.
“No momento em que a cobertura de neve se abre, o primeiro raio de luz penetra na caverna, as patas cavam a neve e o focinho do cachorro fareja em sua direção, é maravilhoso!”.
2º lugar – Sophia Hutchinson
A segunda colocada registrou a imagem de um dálmata em meio à névoa, em um momento de emoção para a fotógrafa.
“Esta foto de Amber, minha dálmata, é muito especial para mim, pois foi uma das primeiras caminhadas que fizemos desde que ela operou as pernas.
Fiquei emocionada ao vê-la tão independente, aproveitando a beleza da natureza.”
3º lugar – Joanne Liu
A imagem mostra um cão da Groenlândia deitado na neve, em Ilulissat. O país costumava ter cerca de 30 mil desses cães e agora existem apenas 15 mil da espécie.
Os cães da Groenlândia são usados exclusivamente para puxar trenós. A mudança climática reduziu seu uso em favor dos skidoos (snowmobiles), que se adaptam melhor a condições extremas de gelo e neve.
Filhotes de até seis meses de idade podem andar livres e são amigáveis e brincalhões. Os adultos são acorrentados e mantidos em isolamento. O governo da Groenlândia fornece habitação e cuidados veterinários aos animais.
Finalista – Bilitis Berry
A foto, tirada em La Défense, centro financeiro de Paris, destaca a delicadeza do cocker spaniel em um cenário futurista.
Finalista – Christin Scholz
Levy é um cachorro que ama a natureza e parece feliz sentado entre as folhas coloridas.
Cães em Ação
1º lugar – Francesco Junior Mura
A foto mostra o cão Baguera durante uma competição de Agility Dog na Itália. O fotógrafo comentou o clique:
“O primeiro obstáculo do percurso é o momento que mais gosto.
Ali é onde tudo começa, onde a ligação entre o ser humano e o cão se expressa de forma tão clara, num olhar tão magnético, vendo-se a força dos músculos do animal, contraindo e liberando energia a cada movimento.”
2º lugar – Kjara Kocber
A imagem mostra um cão brincando ao amanhecer, voando atrás do brinquedo e confundindo-se com as cores da paisagem nevada.
3º lugar – Julia Haßelkuß
A foto foi produzida durante as férias da fotógrafa na Noruega. O dia estava nublado e ela queria criar uma imagem alegre e luminosa.
Finalista – Marta Lapsz
Apesar de tentar assustar as ovelhas, o cachorro não machucou nenhuma delas.
Finalista – Kristofer Robison
Este Australian Shepherd é o Maverick, do treinador Jack McCauley. Ele é calmo e focado quando pula para abocanhar o disco, e parece até ‘flutuar’.
Leia também | Polarização animal: discórdia de gatos é a imagem vencedora do Comedy Pet Photo Awards
Leia também | Polarização animal: discórdia de gatos é a imagem vencedora do Comedy Pet Photo Awards
Câes no Estúdio
1º lugar – Su Kaye
A fotógrafa resolveu fazer um registro diferente, com um ângulo bem original do animal. “Não é algo que tenha visto outras pessoas fazerem e ficou ótimo!”, comentou. O júri também achou, e a imagem capturada de Kaye foi escolhida a melhor foto de cão em estúdio.
2º. Lugar – Jane Thomson
A charmosa cadela Mimi, posando no estúdio da fotógrafa, foi selecionada pelo júri do concurso de fotos como a vice-campeã na categoria Estúdio.
3º lugar – Daniela Schimid, Alemanha
Um cachorrinho dormindo nas mãos de uma pessoa foi a foto classificada em terceiro lugar na categoria Estúdio do prêmio de fotografia.
Finalista – Claudia Huber
A família da fotógrafa tinha por tradição pendurar ramos na porta de casa no Natal. Ela achou que seria uma foto divertida ter dois cachorros se beijando sob a planta e registrou o momento.
“Infelizmente este foi a última imagem de Lissy, uma Australian Shepherd, que faleceu algumas semanas depois”.
Cachorros & Pessoas
1º lugar – Sabrina Theden
A foto de cachorro escolhida pelo júri como a melhor da categoria ilustra amor incondicional entre os humanos e os cães.
2º lugar – Sarah Ebner
A foto de dois cachorros brincando em um fim de tarde foi a segunda melhor na categoria Cachorros & Pessoas do concurso de fotografia Dog Photo Awards 2022.
3º lugar – Russell Charters
A imagem capturada por um drone mostra Luna passeando na praia com seu dono.
Finalista – Katja Goovaerts
Uma garota esperando para sair com sua ‘melhor amiga’ foi uma das imagens finalistas do concurso Dog Photography Awards.
Finalista – Kirsty Keenan
A foto mostra um homem e seus cachorros. Essa é a interpretação do fotógrafo para retratar a lealdade dos cães.
As melhores fotos de cães do ano escolhidas pelo Dog Photography Awards foram reproduzidas com autorização dos organizadores do prêmio.