Londres – A lista de problemas de Mark Zuckerberg por sua aposta no metaverso, criticada até por funcionários da holding do Facebook e Instagram, a Meta, acaba de ser aumentada com um relatório mostrando que crianças e jovens estão conseguindo ter acesso ao aplicativo Horizon Worlds e sendo expostos a conteúdos adultos e violentos.

A denúncia, da organização Center for Countering Digital Hate  (CCDH), é feita no momento em que a Meta se prepara para autorizar o acesso de usuários entre 13 e 17 anos ao Horizon Worlds.

A ampliação da idade dos usuários está prevista para este mês, segundo reportagem do Wall Street Journal. 

Lançado em 2021, o Horizon Worlds é principal aplicativo social da família de produtos metaverso da Meta, uma plataforma de realidade virtual em que usuários se conectam para conversar, jogar ou construir espaços virtuais personalizados com os amigos.

Ele deveria ser restrito a pessoas acima de 18 anos, mas não é o que vem acontecendo, segundo a pesquisa feita pelo CCDH. E os jovens estão sendo rotineiramente assediados e expostos a conteúdos inapropriados para a idade, afirma o relatório.  

Alerta para riscos a jovens e crianças no metaverso  

Para produzir o relatório, apresentado nesta quarta-feira (8), pesquisadores fizeram login no Horizon Worlds 100 vezes, gravando imagens de cada visita. 

A análise das gravações encontrou menores presentes em 66 das gravações coletadas. Os pesquisadores identificaram 19 incidentes de abuso direcionados a menores por adultos, incluindo insultos sexualmente explícitos e assédio racial, misógino e homofóbico.

Menores também foram vistos em vários ‘Mundos Maduros’, onde a Meta permite conteúdo sexualmente explícito, drogas legais e jogos de azar.

“Mundos maduros devem ser marcados como 18+, mas não há mais medidas de segurança e eles são facilmente acessíveis a partir do menu principal ou dos “portais” do mundo”, alerta o CCDH.

Menores assediados por adultos no Horizon Worlds 

Insultos sexualmente explícitos foram comuns. Os pesquisadores encontram quatro incidentes de adultos assediando menores dessa maneira. Um adulto gritou repetidamente frases de cunho explícito para um grupo de garotas jovens, continuando mesmo depois que as garotas disseram que eram menores de idade.

Menores também enfrentaram assédio com base em raça, sexualidade e gênero, com seis incidentes registrados. Em um tribunal virtual, uma jovem com um avatar negro ouviu de “você é negra, você é condenada à morte” de um jogador adulto.

Os pesquisadores entraram no Mature Worlds 19 vezes e encontraram menores presentes em cinco ocasiões.

Um menor foi encontrado dentro de um clube de striptease virtual chamado The Rabbits Den, servindo bebidas alcoólicas em troca de dinheiro no aplicativo.

Em outra situação, um portal de acesso para o Chicago Penthouse, um clube de nudismo, foi aberto em frente a um menor, criando acesso direto ao Mundo Maduro.

Os mundos visitados pelos pesquisadores foram selecionados do menu Top 100, que os classifica por popularidade. 

As gravações foram então analisadas para identificar usuários menores de idade e incidentes de abuso.

O Horizon Worlds não fornece informações sobre as idades declaradas dos usuários. Os usuários foram considerados menores de idade se afirmassem que tinham menos de 18 anos ou se dois pesquisadores concordassem que a voz do usuário soava como a de uma pessoa com menos de 15 anos de idade.

Jovens e crianças são público estratégico 

Segundo reportagem do Wall Street Journal, a abertura do Horizon Worlds para o público entre 13 e 18 anos faz parte de um plano da empresa para aumentar a retenção dos usuários, que de acordo com publicações especializadas em tecnologia é baixa. 

Um memorando interno a que o jornal americano teve acesso afirma que esses jovens são os “verdadeiros cidadãos digitais do metaverso” e a Meta precisa atendê-los para garantir o sucesso do Horizon Worlds.

O porta-voz da Meta, Joe Osborne, disse ao jornal que os planos são de oferecer aos jovens “uma ótima experiência no Horizon Worlds também, com ferramentas e proteções adequadas à idade.”

No ano passado, o WSJ revelou que a Horizon Worlds revisou sua base de usuários ativos alvo até o final de 2022 para 280 mil. A meta inicial era 500 mil.

O relatório completo pode ser visto aqui.