Londres – Diretor sênior de fotografia da Getty Images, Neilson Barnard faz parte da elite de premiados fotógrafos com histórico de cobertura dos principais eventos internacionais, entre eles a cerimônia do Oscar, que no ano passado ficou marcada por um inusitado tapa, uma foto inesquecível.
Acostumado a estar no lugar certo na hora certa (e a contar com a sorte, por que não?), ele foi um dos poucos fotógrafos a registrar o momento do tapa de Will Smith no apresentador Chris Rock no Oscar 2022.
Sua foto viralizou nas mídias sociais e apareceu nos principais jornais do mundo.
Prestes a cobrir sua quinta cerimônia do Oscar, ele conta os segredos de como obter “a foto” em cerimônias como essa – uma dos principais entre os mais de 70 mil eventos de entretenimento cobertos pelos fotógrafos da Getty no mundo anualmente.
Como conseguiu ser um dos poucos a capturar “a foto” do Oscar 2022?
“Pouco antes de Will Smith invadir o palco do Oscar para dar o tapa em Chris Rock, recebi uma dica de que Beyoncé estava prestes a entrar no teatro.
Após alguns cliques da condução da cerimônia, comecei a esquadrinhar o ambiente com o visor da câmera em busca da estrela. De repente, percebi a sombra de alguém se aproximando do palco.
Virei a câmera naquela direção e apertei o obturador sem saber bem o que estava acontecendo. Gostaria de ter disparado mais cliques e realmente capturado o impacto da mão no rosto, mas tudo aconteceu em um piscar de olhos.
Inicialmente achei que tudo era encenado e fazia parte do espetáculo.”
Como percebeu que o tapa não fazia parte do roteiro?
“Todos os fotógrafos que cobrem o Oscar ficam posicionados na cabine do projetor atrás do vidro e completamente separados do que está acontecendo no show. Atuamos numa desconexão completa, pois você não consegue ouvir o que está acontecendo.
Fiquei na dúvida até que ouvi o operador da cabine do projetor perguntando no rádio: “Isso realmente aconteceu?!? Nossa!”.
Foi assim que soube que o tapa era real.”
Leia também | Não foi a primeira vez: há 10 anos, Will Smith deu um tapa em jornalista ucraniano que tentou beijá-lo; assista
E o que mais te chamou atenção na repercussão da foto?
“Ainda durante a cerimônia, logo que as imagens foram distribuídas, meus alertas do telefone e do Google começaram a pipocar sem parar. Sabia que tinha capturado um momento único.
Dias depois de a imagem ganhar as primeiras páginas de jornais e sites, alguém me enviou o registro de uma tatuagem que fizera na perna com a reprodução da foto!
Por vários meses no meu trajeto para o trabalho, passei por um grande mural com a minha imagem pintada com spray, perto do centro de Los Angeles. Os memes que criaram com a imagem também me fizeram rir muito.
Lembro que meu filho se esforçou bastante para convencer seus amigos de que seu pai era o autor da “imagem do tapa do meme no snap e no insta”.”
Com tantos fotógrafos cobrindo o Oscar, há uma competição para conseguir “a foto” que a mídia repercute?
“É intenso, muito competitivo e há muitos fotógrafos que são ansiosos ou combativos. Isso pode tornar a experiência de trabalho desagradável.
Eu realmente sinto pelos famosos, especialmente as estrelas mais novas que estão menos acostumadas com o barulho e os flashes.
Às vezes o ambiente pode ser realmente opressivo. Então coloco meus fones de ouvido e ouço música para abafar o ruído e apenas me concentro em fazer as fotos.
Descobri que, muitas vezes, ser aquela presença calma no meio da tempestade pode atrair os olhares dos famosos.”
Instantâneos de emoções
Ganhar um Oscar é o ponto alto da carreira de artistas de cinema. Fotógrafos como Neilson Barnard capturam emoções que vão da tristeza pela derrota à surpresa e alegria quando o envelope com o nome é anunciado.
Uma das fotos marcantes do Oscar 2022, além do tapa de Will Smith, foi a da atriz Jessica Chastain, que concorreu ao prêmio de melhor atriz com grandes estrelas – Kristen Stewart, Nicole Kidman, Olivia Colman e Penélope Cruz.
A imagem retrata a surpresa ao ser anunciada como a vencedora por seu papel em “Os Olhos de Tammy Faye”.
O Oscar 2023 marcará sua quinta cobertura da cerimônia. Quais técnicas você usa para conseguir “a foto”?
“As imagens do tapete vermelho são mais sobre capturar o que está acontecendo no evento: quem está lá, quem está com quem, o que eles estão vestindo…
Mas, às vezes, você pode viver um momento em que recebe um sorriso genuíno.
Eu mencionei sobre ser a calma em meio à tempestade. Famosos são seres humanos que apreciam não serem alvos de gritos.
Além disso, ser gentil e dizer “obrigado” é uma boa maneira de experimentar uma reação autêntica da parte deles. É um trabalho intuitivo neste ponto.”
Como e quando você sabe que conseguiu “ a foto ”, como a do tapa do Oscar 2022?
“Honestamente, eu realmente não sei como ou quando. Mas quando eu clico uma, eu simplesmente sei.”
Entre as fotos mais populares de Barnard no Oscar 2022 está a do beijo de Nicole Kidman em Zoe Kravitz.
O fotógrafo também registrou o momento em que o ator Timothée Chalamet “invadiu” a sessão de fotos de Margot Robbie. A reação divertida da atriz foi uma das cenas do Oscar 2020 que viralizou. Em primeiro plano, uma câmera parece lembrar que tudo é imagem nessa festa.
Nesta foto Barnard retrata a expressão triunfante de Ariana DeBose ao erguer o Oscar de Atriz Coadjuvante por ‘West Side Story’ no Oscar 2022. Ela fez história por ser a primeira mulher negra e queer a conquistar a estatueta.
Barnard captou o momento de carinho entre a atriz Jamie Lee Curtis e o cãozinho de um abrigo para animais abandonados que levou ao palco. Foi durante a homenagem à atriz Betty White, que foi ativista dos direitos dos animais e morreu em 2021, perto de completar 100 anos.
O beijo dos atores Joe LoCicero e Gina Rodriguez foi registrado do alto e enquadrado no canto da imagem dominada pelo vermelho do tapete e do painel das estatuetas, uma ideia de grandiosidade da cerimônia.
Uma Thurman, Samuel L. Jackson e John Travolta, que estrelaram o clássico Pulp Fiction, se reuniram no palco para anunciar o prêmio de melhor ator, que foi para Will Smith – o do tapa.
O produtor Scott Stuber e a atriz Molly Sims observam a pose enigmática de Bia Larson, registrada pelos fotógrafos no Oscar 2019.
Neilson Barnard também registra momentos de constrangimento, como o da performance da atriz Regina Hall no Oscar 2022. Ela aplicou um “teste da covid nos solteiros”, uma brincadeira que viralizou mas também atraiu muitas críticas.
A cantora e atriz Andra Day e o ator Ansel Elgort deram um show em sua passagem pelo tapete vermelho no Oscar 2018. Era época do filme “Baby Driver”, e os fotógrafos pediram que ele fizesse uma “pose” – no que foram plenamente atendidos.
E Ansel Elgort não deixou por menos: posou para as câmeras sentada no famoso tapete vermelho, sentindo-se em casa.
Um dos cliques de Barnard mostra “o outro lado”: os fotojornalistas fazendo o seu trabalho e as celebridades aguardando para entrar em cena.
Como as fotos chegam tão rápido à imprensa e às redes sociais?
“Temos uma grande equipe trabalhando no Oscar. Muitas, muitas pessoas ajudam a fazer o upload das minhas imagens e do resto das câmeras da outros fotógrafos da Getty nos feeds e no site.
Isso é feito quase em tempo real e, por meio de nossa tecnologia de edição remota, podemos editar a maior parte do conteúdo do Oscar remotamente, com uma equipe de editores e apenas algumas pessoas no local para solucionar problema.
Essa tecnologia de edição remota nos permite enviar imagens para publicações em apenas 30 segundos após o clique.”
Neste domingo, Neilson Barnard acompanha mais um Oscar, torcendo para mais uma vez capturar ‘ a foto ‘. Esperamos que não seja outro tapa, como o que fez estragos à carreira de Will Smith.
Leia também | Nos 60 anos da morte de Marilyn Monroe, imagens raras mostram trajetória de uma estrela única