MediaTalks em UOL

Opinião | Por mais mulheres negras nas empresas

Vânia Neves Vale mulheres negras talentos negros liderança feminina equidade de gênero representatividade mulheres mundo corporativo luta por igualdade minorias pretos pardos orientar empoderar transformar

Orientar, empoderar e transformar. Palavras fortes que, unidas, tornam-se ainda mais potentes e definem o meu propósito de vida.

Nesse universo chamado Brasil, pretos e pardos são a maior parte da população e da força de trabalho, mas tal representatividade não se aplica ainda ao mundo corporativo.

Nele, somos minoria e ocupamos poucas cadeiras de liderança. Como mulher, preta e executiva, atuo sempre a favor de ações de equidade para que possamos ter uma sociedade e um mercado de trabalho mais igualitários.

E é muito satisfatório constatar que minhas motivações pessoais estão alinhadas às iniciativas da empresa onde atuo. Na Vale, o trabalho por diversidade, equidade e inclusão também engloba o desenvolvimento de carreira de grupos minorizados.

Talentos negros

Um dos exemplos é o programa Potencializando Talentos Negros, lançado em 2022 para capacitar pessoas autodeclaradas negras da empresa por meio de oficinas temáticas, coaching e mentorias em grupo.

Com duração de quatro meses, o programa contemplou 100 empregados e abordou temas como Empoderamento Pessoal, Mentalidade de Crescimento e Liderança Humanizada. Uma nova edição está prevista para 2023.

Esta é uma das ações da Vale para impulsionar a carreira e estimular o protagonismo dos seus profissionais.

Com a meta de atingir 40% de negros em funções de liderança no Brasil até 2026, a empresa já avançou para 32% (dezembro/22) e busca acelerar o desenvolvimento de habilidades e competências dos empregados negros e prepará-los para cargos gerenciais.

Compreendendo que o desafio de equidade é uma questão social, a Vale vai além das suas portas, e também lançou em 2022 o Programa de Aceleração de Carreira para Mulheres Negras, destinado a acelerar o desenvolvimento profissional de 100 integrantes da sociedade.

Por meio de oficinas temáticas, mentoria individual, letramento e aulas com líderes negras, a empresa contribuirá para o fortalecimento de suas competências e habilidades, preparando-as para atuarem em posições estratégicas no mercado de trabalho.

Assim caminhamos para a transformação da realidade do nosso país.

Os desafios são muitos, mas continuaremos movidos pela vontade de fazer a diferença e estimulados pelos resultados. Celebro cada passo da jornada pois, ao avançarmos, não é só por nós, mas por uma raça inteira.

 

Sair da versão mobile