Orientar, empoderar e transformar. Palavras fortes que, unidas, tornam-se ainda mais potentes e definem o meu propósito de vida.
Nesse universo chamado Brasil, pretos e pardos são a maior parte da população e da força de trabalho, mas tal representatividade não se aplica ainda ao mundo corporativo.
Nele, somos minoria e ocupamos poucas cadeiras de liderança. Como mulher, preta e executiva, atuo sempre a favor de ações de equidade para que possamos ter uma sociedade e um mercado de trabalho mais igualitários.
E é muito satisfatório constatar que minhas motivações pessoais estão alinhadas às iniciativas da empresa onde atuo. Na Vale, o trabalho por diversidade, equidade e inclusão também engloba o desenvolvimento de carreira de grupos minorizados.
Talentos negros
Um dos exemplos é o programa Potencializando Talentos Negros, lançado em 2022 para capacitar pessoas autodeclaradas negras da empresa por meio de oficinas temáticas, coaching e mentorias em grupo.
Com duração de quatro meses, o programa contemplou 100 empregados e abordou temas como Empoderamento Pessoal, Mentalidade de Crescimento e Liderança Humanizada. Uma nova edição está prevista para 2023.
Esta é uma das ações da Vale para impulsionar a carreira e estimular o protagonismo dos seus profissionais.
Com a meta de atingir 40% de negros em funções de liderança no Brasil até 2026, a empresa já avançou para 32% (dezembro/22) e busca acelerar o desenvolvimento de habilidades e competências dos empregados negros e prepará-los para cargos gerenciais.
Leia também | Diversidade é a “coisa certa” e caminho para o lucro, aponta estudo sobre mídia, cinema, esporte e games
Compreendendo que o desafio de equidade é uma questão social, a Vale vai além das suas portas, e também lançou em 2022 o Programa de Aceleração de Carreira para Mulheres Negras, destinado a acelerar o desenvolvimento profissional de 100 integrantes da sociedade.
Por meio de oficinas temáticas, mentoria individual, letramento e aulas com líderes negras, a empresa contribuirá para o fortalecimento de suas competências e habilidades, preparando-as para atuarem em posições estratégicas no mercado de trabalho.
Assim caminhamos para a transformação da realidade do nosso país.
Os desafios são muitos, mas continuaremos movidos pela vontade de fazer a diferença e estimulados pelos resultados. Celebro cada passo da jornada pois, ao avançarmos, não é só por nós, mas por uma raça inteira.