Londres – O primeiro de abril virou oportunidade para grandes marcas internacionais fazerem graรงa com seus produtos, criando campanhas de propaganda memorรกveis e bem-humoradas, embora nem todos gostem de ser enganados no Dia da Mentira. 

Jornalistas ร s vezes levam a mal, e isso ficou provado em 2021, quando a Volkswagen fez a imprensa divulgar que mudaria o nome para “Voltswagen” em sinal de compromisso com os carros elรฉtricos. A ideia era boa, mas acabou virando notรญcia negativa para a marca. 

Outras foram mais hรกbeis, e criaram propagandas de primeiro de abril que divertiram os consumidores e viralizaram nas redes sociais, como as botas do McDonald’s ‘anunciadas’ neste sรกbado no Reino Unido.  

A rede de fast-food abriu o Dia da Mentira chamando todos os fashionistas para conhecerem a bota de McNuggets, apresentada como o sapato mais saboroso da temporada. Em seguida, outra postagem avisava aos mais distraรญdos que era trote de primeiro de abril. 

Veja alguns dos trotes mais lembrados dos รบltimos anos – de colchรฃo de concreto a peรงas de Lego inteligentes, que se movem sozinhas para evitar escorregรตes. Um deles รฉ do prรณprio McDonald’s. 

Um Big Mac que รฉ a sua cara 

Em 2018, a rede levou ao extremo a ideia de personalizaรงรฃo de produtos. 

O “My Big Mac” da propaganda do Dia da Mentira, divulgado em um vรญdeo em redes sociais, permitia que a fisionomia do cliente fosse estampada no pรฃo, a partir de uma selfie usando um aplicativo especial. 

Atรฉ Google entra na brincadeira de propaganda no primeiro de abril 

Que tal um software para identificar cheiros? E capaz de dizer para vocรช a origem dos aromas de qualquer lugar do mundo? A novidade era tรฃo boa para ser verdade que sรณ podia ser propaganda de primeiro de abril.

Foi o Google que resolveu meter o nariz nesse tema, anunciando que tinha tornado realidade essa, digamos, aspiraรงรฃo dos usuรกrios.

Num vรญdeo super elaborado, a marca dizia que tinha conseguido โ€œacumular um banco de dados de 15 milhรตes de centibytes de cheiros de todo o mundoโ€.

Atรฉ uma pรกgina do novo produto foi criada, com explicaรงรตes tรฉcnicas apresentadas de forma tรฃo convincente que ninguรฉm sentiu o cheiro da trapaรงa. Atรฉ ficarem de queixo caรญdo com a revelaรงรฃo da brincadeira.

A Amazon oferece nรฃo apenas livros, mas tambรฉm seus autores favoritos 

Essa entrou para os anais da literatura โ€“ do primeiro de abril. Mais do que entregar livros, a Amazon anunciou que entregaria o autor na sua porta.

Para isso, enquanto estivesse lendo um livro, bastaria que o leitor pressionasse a tecla โ€œPlace Request for Authorโ€.

O vรญdeo criado para anunciar o โ€œnovo serviรงoโ€ dizia: โ€œSeus autores favoritos. Entregues na sua porta da frenteโ€.

A propaganda de primeiro de abril mostrava o serviรงo em aรงรฃo: requisitada por um leitor, a autora best-seller Patricia Cornwell mergulha de seu iate para se apresentar na porta do leitor que fez a solicitaรงรฃo.

ร‰ incrรญvel, mas muitas pessoas caรญram na brincadeira. Devem ter ficado esperando sentados na porta. Mas aprenderam que, no primeiro de abril, muito do que se fala nรฃo se escreve.

Propaganda de marca britรขnica anunciou colchรฃo ‘inovador’ no primeiro de abril 

Todo mundo quer o colchรฃo ideal, mas geralmente as soluรงรตes ficam no campo dos sonhos. Atรฉ que a Happy Beds aproveitou o primeiro de abril para apresentar uma soluรงรฃo muito concreta.

Em 2021, a empresa aproveitou a data para anunciar o colchรฃo mais firme do mundo, capaz de alinhar sua coluna de uma vez por todas.

A propaganda de primeiro de abril anunciava que a pesquisa tinha avaliado centenas de opรงรตes de materiais para encontrar o colchรฃo perfeito! Feito de…. concreto!

Para nรฃo parecer cama de faquir, entre as vantagens apregoadas estavam o fato de que o novo colchรฃo era totalmente resistente a percevejos, รกcaros e outros visitantes indesejรกveis. Alรฉm disso, a garantia era de 50 anos! Histรณria absurda demais para cair nessa? Acredite: teve gente que sentiu firmeza.

Os SmartBricks da Lego

Para quem jรก tropeรงou em blocos de Lego espalhados pelo chรฃo da casa, a ideia da propaganda da Lego em 2019  foi um alรญvio: as peรงas gentilmente se afastariam quando o pรฉ se aproximasse. 

Foi em primeiro de abril de 2021, quando o mundo completava um ano de pandemia e muitas famรญlias ainda conviviam com o lockdown, trabalhando e educando os filhos em casa. Uma ideia que se fosse verdade, seria muito bem-vinda para acalmar tensรตes domรฉsticas. 

Protetor labial sabor batata-frita 

Essa deu รกgua na boca, embora a novidade fosse para os lรกbios. A Pringles anunciou numa propaganda de primeiro de abril que deixou os fรฃs da marca de boca aberta: um protetor labial sabor batata frita!

Foi batata: muita gente adorou a ideia e queria o seu.

O sucesso, porรฉm, acabou se tornando uma batata quente para a marca, que teve que explicar aos consumidores famintos pela novidade que tudo nรฃo passava de um delicioso primeiro de abril.

Tinder contra os que se vendem como altos na plataforma de namoro 

A ideia do Tinder para brincar com os usuรกrios pode ter deixado alguns realmente preocupados – aqueles que exageram em suas qualidades fรญsicas para atrair o interesse e marcar encontros: um recurso verificador de altura, para evitar os golpes baixos para enganar parceiros.

Teve gente que subiu nas tamancas com a novidade para desmascarar seus falsos centรญmetros a mais. Mas se fosse verdade, seria uma garantia de encontrar parceiros ร  altura.

No final, a mentira foi revelada. E mesmo sem o recurso verificador, continua em alta a busca pelo amor verdadeiro.

Propaganda da BMW no Dia da Mentira apresentou o carro a energia lunar

Essa outra รฉ do mundo da lua: numa propaganda de primeiro de abril, a BMW lanรงou no Reino Unido carros com โ€œpintura lunarโ€. Os fรฃs da marca quase entraram em รณrbita quando souberam que o novo recurso era capaz de carregar o veรญculo elรฉtrico usando a energia lunar.

Com os preรงos astronรดmicos da energia, seria possรญvel economizar apenas fazendo o carro tomar um banho de lua! 

Parece coisa de lunรกtico โ€“ e era, para tristeza dos que acreditaram.

Dinheiro nรฃo cresce em รกrvores, mas pode sair do telefone.

Com riqueza de detalhes, a PayPal do Reino Unido anunciou a novidade pelo Twitter, no primeiro de abril de 2018.

Imagine: um recurso do telefone para multiplicar seus recursos financeiros Na hora do aperto, bastava apertar a tecla do telefone para imprimir notas de dinheiro.

No visual bem elaborado da propaganda de primeiro de abril, uma nota de libra esterlina emergia de um Iphone com uma interface do PayPal na tela.

Pobre de quem acreditou.

Elon Musk faz a Tesla ‘ir ร  falรชncia’

Em 2018, Elon Musk causou eletricidade no primeiro de abril quando anunciou que a Tesla tinha ido ร  falรชncia. A empresa de carros elรฉtricos teria entrado em curto-circuito e fecharia as portas.

Mas logo se viu que a empresa nรฃo batera as botas e tudo nรฃo passara de mentira de pernas curtas. As vendas da empresa continuaram aceleradas, assim como a fortuna de Musk, que em seguida comprou o Twitter.

Mas nessa ele bateu de frente com os fรฃs da plataforma. A maioria preferia que a aquisiรงรฃo nรฃo tivesse passado de uma mentira de primeiro de abril.