Um concurso de fotografia realizado anualmente pela Royal Canadian Geographic Society dá uma mãozinha a quem sonha em conhecer o Canadá mas ainda não teve a oportunidade.
O prêmio retrata as lindas paisagens, a riqueza da fauna e as cidades modernas do país.
O vencedor este ano foi Alan Poelman, de Atikokan, Ontário, com a imagem de um lince. O clique foi escolhido o melhor de 2022 pelo trio de jurados formado pelos fotógrafos Mark Raycroft e Scott Forsyth e por Kim MacDonald, do Weather Network.
Conheça as imagens vencedoras da edição 2022 do concurso de fotografia.
Fotógrafo do Ano
Encontro com o lince, por Alan Poelman
A imagem ganhadora do prêmio de melhor foto do ano foi capturada quando Poelman dirigia por uma estrada de terra perto da sua cidade natal, Atikokan, na primavera de 2022. Um lince atravessou a estrada e se escondeu nos arbustos, mas encarou o fotógrafo.
“Nunca pensei que conseguiria um retrato de um lince olhando diretamente para mim”.
Poelman começou a caminhar e tirar fotos de paisagens por incentivo de um amigo. “Comecei a perceber os benefícios para a saúde mental ao sair ao ar livre e fotografar”, conta.
Seu trabalho também chamou a atenção dos conselhos de turismo de Ontário, Manitoba e Saskatchewan, que o convidaram a capturar e compartilhar imagens desses locais.
Alan Poelman registrou este pensativo esquilo enquanto trabalhava para a Tourism Saskatchewan no Parque Nacional Grasslands.
Vida selvagem
1º lugar – Depois da chuva, por Jean-Simon Bégin
Uma raposa vermelha caminha por uma área rochosa sob um arco-íris, na costa leste de Newfoundland.
2º lugar – Fragrância de primavera, por Charles Dion
Um pato-mergulhão nada em um lago em Kingsbury Marsh, distrito a leste da cidade de Quebec.
Menção honrosa – Bois-almiscarados, por Norrie Franko
Um grupo de bois-almiscarados (Musk ox) está em um cume onde o vento é muito forte, na tentativa de manter os borrachudos (Black fly) afastados. A imagem foi capturada no verão, perto do Wolf Lake Camp em Nunavik, no extremo norte de Quebec.
Paisagens épicas
1º lugar – Teacup rock, por Jeremy Klager
A imagem mostra ondas quebrando contra as rochas de Thunder Cove Beach, na Ilha Prince Edward. As formações incluem a “Teacup Rock”, que foi arrastada pelo furação Fiona algumas semana depois do registro.
2º lugar – Rio Nass, por Brandon Broderick
O rio Nass, na British Columbia, em um imagem aérea durante a maré baixa perto da vila Nisga’a de Gingolx. A imagem foi a vice-campeã do concurso de fotografia na categoria paisagens épicas.
Leia também | Mundo animal e paisagens espetaculares são destaque em prêmio de fotografia, com brasileiro entre os melhores
Leia também | Mundo animal e paisagens espetaculares são destaque em prêmio de fotografia, com brasileiro entre os melhores
Menção honrosa – Reflexo da montanha, por Lisa Bourgeault
A foto mostra o Bow Peak, montanha de 2.840 metros, refletida nas águas geladas em um dia enevoado no Parque Nacional de Banff, nas Montanhas Rochosas de Alberta.
Clima
1º lugar – Colosso, por Jeff Wizniak
Nuvens cummuloninbus se elevam acima de um tornado perto de Blaine Lake, em Sask. Era julho de 2022 e o tornado, classificado como F2, com ventos entre 181 e 252 km/h, causou muitos danos na área.
2º lugar – Acima da névoa, por Adrian Yu
Apenas os edifícios mais altos de Toronto são visíveis acima de uma camada de névoa densa, como mostra a foto feita com a ajuda de um drone em uma noite de outono.
Menção honrosa – O píer congelado de Port Stanley, por Adam Coish
O píer em Port Santley, Ontário, está envolto em gelos retorcidos criados pelos esguichos do Lago Erie durante uma forte tempestade de inverno, em dezembro de 2022.
Vida urbana
1º lugar – De volta à rotina, por David Paul
Um trabalhador da construção civil caminha pela neve que cai em uma manhã de inverno em Toronto. A foto ficou com a primeira colocação na categoria Vida Urbana do prêmio de fotografia sobre o Canadá.
2º lugar – Irritando o time da casa, por Gabor Dosa
Na abertura da temporada do futebol universitário no Thunder Bird Stadium, em Vancouver, um torcedor do UBC Thunderbirds se move entre a torcida do time da casa, o Alberta Golden Bears, persuadindo-a a gritar e vibrar.
Menção honrosa – Exposição Nacional Canadense, por Justin Jasmins
Multidões se reúnem para ver as luzes de neon em uma noite de verão na Exposição Nacional Canadense em Toronto. A imagem recebeu menção do honrosa do júri do concurso de fotografia.
As fotografias do concurso foram divulgadas pela Canadian Geographic Magazine-
Leia também | Brasileiro é premiado no World Nature Awards com foto de resgate de jacarés no Pantanal