Londres – Quem quiser aproveitar o Dia da Terra para ficar em dia com as principais conversas sobre a crise das mudanças climáticas pelo mundo pode sintonizar em podcasts comandados por organizações não-governamentais e personalidades importantes na arena do clima. 

Os programas (em inglês) exploram aspectos diversos da emergência climática, de problemas a soluções, aprofundando temas e contando histórias que nem sempre estão na pauta do jornalismo diário. 

As indicações são do militante ambiental e consultor de empreendedorismo sustentável holandês Piotr Drozd, que também fez uma lista com newletters e gente a ser seguida nas redes sociais. Confira os podcasts indicados por ele. 

No Dia da Terra, podcasts para acompanhar a crise das mudanças climáticas

Entre as indicações do consultor estão o Drilled, feito pela jornalista investigativa Amy Westerwelt, que já está na oitava temporada. O programa é um podcast no estilo true crime sobre mudanças climáticas e aquecimento global.


Outra dica é uma série de podcasts produzida pelo grupo ambientalista Extinction Rebellion, organização  que luta para persuadir os governos a agir diante da emergência climática.

O grupo tem feito manifestações radicais, bloqueando ruas, estradas e atacando obras de arte em museus para chamar a atenção da sociedade.

No fim de semana em que se comemora o Dia da Terra, eles tomaram conta do centro de Londres em um movimento menos disruptivo do que os anteriores, mas incisivo ao cobrar atitudes de governos e empresas. 

Neste episódio, sobre energia, a convidada é a conhecida escritora e ativista Margaret Atwood.


Há ainda o podcast The Climate Question,  produção da BBC News que busca entender as alterações do clima e discutir meios de evitar, amenizar ou se adaptar a elas, tema em pauta no Dia da Terra. 


Podcast de ex-líder da ONU aborda soluções para mudanças climáticas

“Encare a crise climática de frente, mas entenda que temos o poder de resolver isso”, diz a apresentação do podcast Outrage-Optimism, liderado por Christiana Figueres. 

De 2010 a 2016, ela foi secretária executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, liderando o processo que garantiu o marco do Acordo de Paris.

Contando também com Tom Rivett-Carnac e Paul Dickinson como apresentadores, o podcast comenta as histórias por trás das manchetes sobre mudanças climáticas, conversando com os agentes de mudança que transformam desafios em oportunidades. 

O mais novo episódio resume uma sessão de perguntas e respostas ao vivo sobre o clima para marcar este Dia da Terra. 


O podcast The Crisis, produzido pelo ViceMedia, é uma série que conta a história do assassinato de três mineiros de carvão na Colômbia, ocorrido em 2001. Foi uma luta por recursos naturais que acabou causando mortes. 


No podcast “How to Save the Planet”, o jornalista Alex Blumberg traz de forma lúdica e simples de entender boas inspirações para refletir no Dia da Terra e em todos os outros dias do ano: o que pode ser feito pelas pessoas, empresas e governos para salvar o planeta?

Conheça também a lista de pessoas interessantes para seguir nas redes sociais e newsletters gratuitas feita pelo consultor holandês.