A foto de dois pássaros empoleirados em um poste, olhando para lados opostos e lembrando um casal com relacionamento em crise foi a vencedora do concurso de fotografia da Sociedade Alemã de Fotógrafos de Natureza em 2023, que teve o resultado anunciado nesta semana.
A fotógrafa amadora alemã Silke Hüttche registrou dois Milhafre-real (Red kite) que ficaram por longos minutos parados em perfeita simetria e pouca vontade de interagir
Ela batizou a imagem de Cenas de Um Casamento, nome de um filme clássico de Ingmar Bergman sobre um casal em processo de separação.
Fotos de pássaros e outros animais voadores
O concurso GDT Nature Photographer of the Year recebeu este ano cerca de sete mil imagens de 424 participantes de 13 países.
Há três categorias dedicada a animais. Veja uma seleção das melhores fotos de pássaros e de espécies da terra e do mar, clicados em seus habitats naturais e em ambientes urbanos.
Sandra Westermann – Reflexos
O reflexo de duas garças foi capturado em um lago na Baixa Saxônia, no noroeste da Alemanha. A imagem foi girada em 180 graus para ter esse efeito.
Karsten Mosebach – Amarelo
Foram duas semanas tentando se aproximar da pequena coruja até que o fotógrafo conseguisse retratar o olhar profundo da ave.
Antje Kreienbrink – Reflexões à beira-mar
A foto de gaivotas voando ao entardecer junto ao mar, em tons pastéis, foi uma das selecionadas pelos jurados do concurso.
Frauke Fuck – Cuidado com a ninhada
A poupa (Hoopoe) é uma ave conhecida pela ‘coroa’ de penas.
A imagem foi capturada em Botswana, na África, e mostra o pássaro em perfeita harmonia de cores em um ninho em uma árvore que teve parte da casca removida pelas presas dos elefantes.
Flurin Leugger – Luzes acesas
Flamingos rosados posam ao nascer do sol, parecendo iluminados com luz artificial.
Florian Smit – Na última luz
A cegonha rosada, fotografada na Espanha, contrasta com o azul do céu ao entardecer.
Jan Leßmann – Cisnes
O registro produzido em um campo em Greifswald, na Alemanha parece um balé de cisnes. A foto foi uma das imagens premiadas na categoria Ateliê da Natureza.
Simon Speich – Fantasma do céu
Um morcego (Pteropus scapalatus), conhecido como raposa-voadora vermelha, sobrevoa o cemitério de Cairns, na Austrália.
Animais da terra e do mar
Peter Lindel – Olhe dentro da alma
O elefante ficou de ‘olho’ até que o último membro do seu pequeno grupo passasse. “Um visão que toca a alma”, disse o fotógrafo.
O fotógrafo teve outro registro selecionado pelos jurados. ‘Calor corporal’ mostra um leão envolto em uma nuvem de neblina na contraluz da manhã. A ‘nuvem’ é formada pelo calor do corpo da zebra recém-abatida.
Barbara Kaltenborn – Para onde vamos?
A foto de uma ursa polar meio perdida com o seu filhote foi feita na ilha de Spitsbergen, na Noruega.
Andy Schimid – Isso deve ser amor subaquático
Uma orca macho vira as costas para a câmera do fotógrafo e exibe uma mancha em forma de coração. O registro foi feito em um fiorde escuro e frio no norte da Noruega.
Laura Becker – Sorriso
O crocodilo americano (Crocodylus acutus) parece sorrir para a fotógrafa. A imagem foi capturada nos manguezais dos Jardines de la Reina, em Cuba.
Leia também | Sorriso de boto cor-de-rosa no Amazonas vence prêmio internacional de fotografia subaquática
Daniela Graf – Cor no escuro
Um besouro alpino macho (Alpine longhorn) espera por uma fêmea no tronco de uma árvore. O flagrante foi feito nos Alpes Suábios, ao sul da Alemanha.
Christoph Kaula – Ritmo de caracol
O chão molhado brilha com a luz da lanterna do celular do fotógrafo que registrou os detalhes da cabeça do caracol.
Dominik Janoschka – A pequena salamandra
A pequena salamandra de fogo explora o mundo. O registro foi feito em um vale no norte de Hesse, Alemanha.
Animais urbanos
Além da vencedora do concurso, outros fotógrafos clicaram animais que vivem em ambientes urbanos, premiados em uma categoria especial.
Anton Trexler – Lagartixa no lampião
A silhueta da lagartixa ficou perfeitamente desenhada contra a luz do lampião na foto feita na Espanha.
Florian Smit – Vivendo juntos
O fotógrafo retratou uma raposa vermelha sozinha em um estacionamento na Itália.
Maximilian Fellermann – Janela do porão
A foto mostra a silhueta de um rato de coleira amarela fazendo uma pequena pausa na busca por alimento. Ele está na borda de uma velha e empoeirada janela do porão de uma casa.
As imagens foram publicadas com a autorização da Sociedade Alemã de Fotógrafos de Natureza e não podem ser reproduzidas.
Leia também | Cidades ‘selvagens’, secas, incêndios: prêmio de fotografia destaca mudanças e ameaças ao planeta