Londres – Honrando a tradição de teorias conspiratórias associadas à família real britânica, várias delas circularam pelas redes sociais durante a coroação do rei Charles, a ponto de um dos personagens que virou assunto dos internautas ter que explicar em um vídeo que existe de verdade e não era Meghan Markle disfarçada. 

A figura um tanto exótica do compositor galês Karl Jenkins foi vista pelos que assistiam à transmissão pela TV da cerimônia de coroação, na Abadia de Westminster, e alguns começaram a especular que seria alguém disfarçado com peruca, bigodão e óculos gigantes. 

Na imaginação fértil dos teóricos da conspiração essa pessoa seria Meghan, a mulher do príncipe Harry, que teria viajado para Londres incógnita depois de oficialmente ter sido anunciado que apenas o filho do rei aceitou o convite. 

Após alguns dias da história circulando e notícias em jornais, o suposto “disfarce” resolveu se manifestar. No vídeo, Sir Karl Jenkins (é detentor de uma comenda real) se apresenta com voz calma, sentado em um sofá. 

Ele diz ter ficado sabendo sobre um grande interesse a respeito de sua imagem na coroação, para a qual foi convidado por ter composto uma das músicas tocadas na celebração. 

No vídeo, compartilhado em todas as redes sociais, ele se diz surpreso de acharem que ele seria a Meghan disfarçada participando da coroação. E afirma que sempre teve a mesma aparência.

Além disso, observa que estava usando a comenda real de Cavaleiro do Império e que ostenta o bigode longo desde os 18 anos de idade, quando entrou na moda. 

No final, garante: 

“Era eu mesmo, nada sinistro ou surpreendente sobre isso.”

O vídeo teve mais de 90 mil likes, e foi compartilhado mais de 5 mil vezes. 

Outra teoria conspiratória da coroação foi a de uma imagem que seria a da “morte” passando pela porta da Abadia. 

Nesse caso, não apareceu ainda ninguém se acusando como a figura misteriosa. 

A “descoberta” teve quase 4 milhões de visualizações no Twitter.

Mas o fantasma mesmo para o rei Charles e para a família real deve ter sido outro: a coroação teve audiência bem menor do que a esperada na TV.