Um concurso promovido em conjunto pela Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), órgãos da ONU (Organização das Nações Unidas), vai premiar vídeos feitos por jovens sobre migração, diversidade, prevenção da xenofobia e inclusão social. 

Podem concorrer no concurso Plural+ Youth Video Festival crianças e jovens de até 25 anos que produzam curtas-metragens originais e criativos em formatos diversos como animação, videoclipe e documentário.

As inscrições estão abertas até 30 de junho e são gratuitas. 

Veja como inscrever vídeos no concurso 

O objetivo do prêmio é reconhecer os jovens como agentes de mudança social positiva em um mundo marcado por intolerância e divisões culturais e religiosas. 

Os vídeos inscritos devem ter entre um e cinco minutos de duração, transmitindo uma mensagem que contribua para que o público pense de forma construtiva sobre os temas abordados. 

As obras podem estar em qualquer idioma, mas é essencial que as legendas estejam em inglês. 

O concurso é dividido em categorias por idade: até 12 anos, de 13 a 17 anos, e de 18 até 25 anos.

Cada uma dessas categorias receberá três prêmios, escolhidos por um júri internacional.

Além disso, a UNAOC e a OIM irão conferir homenagens especiais em três categorias especiais: o “reconhecimento especial pelo combate à xenofobia e à discriminação”, o “reconhecimento especial para o esporte para a humanidade” e o “reconhecimento especial pelas contribuições dos migrantes às sociedades”.

Os contemplados serão convidados, com todas as despesas pagas, a participar da Cerimônia Plural+, que acontecerá em Nova York no fim de 2023.

Desde sua criação, o prêmio recebeu inscrições de mais de 100 países. Os materiais selecionados  foram exibidos em festivais, cinemas, internet e emissoras de televisão.

Os candidatos devem preencher um formulário disponível no site oficial do Plural+, com link para a obra – pode ser em plataformas como o YouTube ou em websites como o Google Drive, por exemplo.

Para obter informações detalhadas sobre como participar, inscrever trabalhos e conferir os vencedores dos anos anteriores, basta acessar o site oficial do evento.