MediaTalks em UOL

Concurso da ONU premiará vídeos sobre migração, diversidade e inclusão social feitos por crianças e jovens

Jovem ucraniana refugiada na Bulgária foi retratada em vídeo vencedor do concurso internacional Plural+, aberto a jovens até 25 anos que produzam curtas sobre temas como migração

Vídeo sobre jovens ucranianas refugiadas na Bulgária foi um dos vencedores do concurso em 2022 (reprodução YouTube)

Um concurso promovido em conjunto pela Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), órgãos da ONU (Organização das Nações Unidas), vai premiar vídeos feitos por jovens sobre migração, diversidade, prevenção da xenofobia e inclusão social. 

Podem concorrer no concurso Plural+ Youth Video Festival crianças e jovens de até 25 anos que produzam curtas-metragens originais e criativos em formatos diversos como animação, videoclipe e documentário.

As inscrições estão abertas até 30 de junho e são gratuitas. 

Veja como inscrever vídeos no concurso 

O objetivo do prêmio é reconhecer os jovens como agentes de mudança social positiva em um mundo marcado por intolerância e divisões culturais e religiosas. 

Os vídeos inscritos devem ter entre um e cinco minutos de duração, transmitindo uma mensagem que contribua para que o público pense de forma construtiva sobre os temas abordados. 

As obras podem estar em qualquer idioma, mas é essencial que as legendas estejam em inglês. 

O concurso é dividido em categorias por idade: até 12 anos, de 13 a 17 anos, e de 18 até 25 anos.

Cada uma dessas categorias receberá três prêmios, escolhidos por um júri internacional.

Além disso, a UNAOC e a OIM irão conferir homenagens especiais em três categorias especiais: o “reconhecimento especial pelo combate à xenofobia e à discriminação”, o “reconhecimento especial para o esporte para a humanidade” e o “reconhecimento especial pelas contribuições dos migrantes às sociedades”.

Os contemplados serão convidados, com todas as despesas pagas, a participar da Cerimônia Plural+, que acontecerá em Nova York no fim de 2023.

Desde sua criação, o prêmio recebeu inscrições de mais de 100 países. Os materiais selecionados  foram exibidos em festivais, cinemas, internet e emissoras de televisão.

Os candidatos devem preencher um formulário disponível no site oficial do Plural+, com link para a obra – pode ser em plataformas como o YouTube ou em websites como o Google Drive, por exemplo.

Para obter informações detalhadas sobre como participar, inscrever trabalhos e conferir os vencedores dos anos anteriores, basta acessar o site oficial do evento.

Sair da versão mobile