O fotógrafo mineiro Edgar Kanaykõ, do povo indígena Xakriabá, foi o grande vencedor da etapa brasileira do prêmio internacional de fotografia de cultura popular Wiki Loves Folklore 2023.

Ele conquistou o primeiro lugar com a imagem em preto e branco “Canto e dança de um pajé”, retratando o cacique Vicente Xakriabá durante um ritual, e teve outras duas fotos selecionadas pelo júri entre as dez melhores, uma delas da deputada federal Célia Xakriabá. 

Pajé Xakriabá dançando é uma das imagens vencedoras do prêmio de fotos de cultura popular Wiki Loves
Foto: Edgar Kanaybõ Xakriabá / Wiki Loves Cultura Popular 2023

Fotos registram cultura e tradições indígena

Este é o primeiro ano que o Brasil participa do Wiki Loves Folklore, competição internacional tem por objetivo aumentar o acervo de imagens da cultura popular na Wikipeda, disponíveis para uso gratuito pelos internautas. 

As imagens feitas por Kanaykõ, graduado em Formação Intercultural para Educadores Indígenas e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, levarão a cultura indígena brasileira para o mundo. 

Sua dissertação, Etnovisão: “o olhar indígena que atravessa a lente”, de 2019, é uma discussão sobre o uso da fotografia pelos povos indígenas como instrumento de luta e resistência. 

Edgar Kanaykõ Xekriabá, fotógrafo indígena vencedor do prêmio de fotos de cultura popular etapa Brasil Wiki Loves
Edgar Kanaykõ Xekriabá /Reprodução redes sociais

Originários de Minas Gerais, os Xakriabás têm suas terras na margem esquerda do rio São Francisco, no município de São João das Missões.

O fotógrafo conta que a foto vencedora é muito significativa para os indígenas, porque os pajés têm o conhecimento espiritual, da medicina e orientam a comunidade nos rumos a tomar.

Outro registro de Edgar, ‘Originárias da terra”, retratando a líder indígena Célia Xakriabá, que se elegeu deputada federal em 2022, ficou em oitavo lugar no concurso. 

“A foto representa a força e a importância que os povos indígenas sempre tiveram para o mundo, sobretudo para a cura da terra tão adoecida pelo capitalismo”, explica.

Índia Xakriabá é uma das imagens finalistas do prêmio de fotos de cultura popular Wiki Loves
Foto: Edgar Kanaykõ Xakriabá / Wiki Loves Cultura Popular 2023

O registro da dança tradicional do povo Iny Karajá foi a outra foto selecionada entre as dez melhores do ano na etapa brasileira do Wiki Loves Folklore.

A cena mostra o contraste dos ornamentos de penas nas cabeças dos participantes com o fundo escuro, criando um efeito que lembra uma aura mágica. 

Dança povo indígena Iny Karajá é uma das imagens vencedoras do prêmio de fotos de cultura popular Wiki Loves
Foto: Edgar Kanaykõ Xikriabá / Wiki Loves Cultura Popular 2023

A fotografia indígena é a nova arma de luta e resistência

Edgar Kanaykõ falou sobre a representação dos povos indígenas, “retratados pela história e pela a arte a partir do ponto de vista do colonizador, dos brancos”. 

Para ele, isso fez com que a sociedade reproduzisse apenas uma única história, quase sempre carregada de estereótipos, centrada em uma figura única de índio,  nu e empunhando um arco e flecha, e que deixa de ser índio se estiver em outros espaços.

“Quando nós, indígenas, passamos a retomar esses espaços da arte de comunicação, a fotografia se torna nosso novo ‘arco e flecha’, a nossa arma de luta e resistência.

Agora estamos contando e revelando a nossa história a partir do nosso olhar e mostrando toda a diversidade de povos, línguas e culturas que temos”.

Segundo ele, a partir do crescimento dos movimentos indígenas e da exposição da causa na mídia nacional e internacional, com vários indígenas ocupando espaços nas artes e na política, a sociedade está compreendendo a história desse povo.

“Uma das reflexões que podemos fazer é: quem de fato é selvagem: uma sociedade que vive há centenas de anos em constante relação com a natureza ou aquela que trata a natureza como mercadoria, como um um lugar a ser explorado de forma predatória?”

Quando passamos a conhecer as histórias contadas a partir do ponto de vista dos povos indígenas percebemos que, como bem o dizem: precisamos amansar os brancos, que são muitos selvagens”.

Cultura popular retratada em festas e rituais

A primeira participação do Brasil no concurso de cultura popular Wiki Loves Folklore resultou na inclusão de 77 registros de manifestações culturais – danças folclóricas, festivais, tradições, rituais, trajes e comidas típicas – no acervo da Wikipédia. 

Veja as outras imagens selecionadas pelo júri, que concorrerão ao prêmio internacional, e algumas das finalistas do Wiki Loves Folklore.

2º lugar – Baianidade, por Jéssica Vitória Santos de Melo

A imagem destaca as mãos de uma baiana do acarajé usando seus colares e pulseiras coloridas segurando fitas do Senhor do Bonfim, simbolizando a resistência da fé. 

Baiana segurando fitas do Senhor do Bonfim é uma das imagens vencedoras do prêmio de fotos de cultura popular Wiki Loves
Foto: Vitoria Santos de Melo / Wiki Loves Cultura Popular 2023

3º lugar – Passista de frevo, Hansfotos

O registro de uma passista de frevo na calçada da rua do Bom Jesus sob um ângulo pouco comum, valorizando o movimento da dança e a alegria da foliã, ficou em terceiro lugar no concurso de fotos de cultura popular. A imagem foi capturada de uma janela em um casarão no Recife antigo.

Dançarina de frevo é uma das imagens vencedoras do prêmio de fotos de cultura popular Wiki Loves
Foto: Hansfotos / Wiki Loves Cultura Popular 2023

4º lugar – Cavalhadas de Pirenópolis, por Rossyni Gomes Pompêo de Pina

As cavalhadas de Pirenópolis são uma tradição turístico-cultural do estado de Goiás, que celebra a Festa do Divino Espírito Santo.

A encenação conta a história da luta entre os exércitos cristãos e mouros durante a Idade Média.

Cavalhadas em Pirenópolis é uma das imagens vencedoras do prêmio de fotos de cultura popular Wiki Loves
Foto: Rossyni Gomes Pompeo de Pina / Wiki Loves Cultura Popular 2023

Duas imagens retratando o caboclo de lança do maracatu rural ficaram em quinto e sexto lugares no concurso de fotografia de cultura popular da Wikipédia. 

O maracatu rural, que acontece no Carnaval e na Páscoa, é também conhecido como maracatu de orquestra, maracatu de trombone e  maracatu de baque singelo. A manifestação cultural foi inscrita pelo Iphan no Livro de Registro das Formas de Expressão em 2014.

5º lugar – Caboclo de lança do maracatu rural, por Noelia Brito

O registro feito em Nazaré da Mata, Pernambuco, mostra o movimento coreográfico que evoca o combate, e ao mesmo tempo relembra os movimentos dos trabalhadores nos canaviais.

Caboclo de lança de maracatu é uma das imagens vencedoras do prêmio de fotos de cultura popular Wiki Loves
Foto: Noelia Brito / Wiki Loves Cultura Popular 2023

6º lugar – Caboclo de Lança do maracatu rural, por Hansfotos

A segunda fotografia premiada sobre o mesmo tema foi a imagem de um caboclo de lança do maracatu rural com uma plantação de cana ao fundo. 

A foto destaca a fantasia colorida do personagem, com lantejoulas, desenhos e fitas metalizadas e a lança com diversas fitas amarradas.

Caboclo de lança do maracatu rural é uma das imagens vencedoras do prêmio de fotos de cultura popular Wiki Loves
Foto: Hansfotos / Wiki Loves Cultura Popular 2023

7º lugar – Homem segurando candeeiro, por Zizome Gouveia

O registro foi produzido durante a romaria de Nossa Senhora das Candeias em Juazeiro do Norte, Ceará. Um participante do grupo de reizado segura um candeeiro aceso.

Homem segurando candeeiro é uma das imagens vencedoras do prêmio de fotos de cultura popular Wiki Loves
Foto: Zizome Gouveia / Wiki Loves Cultura Popular 2023

10º lugar – Homem da lama, por Dennis W. Asfour

Vencedor da etapa Brasil do concurso Wiki Loves Monuments em 2022, o fotógrafo americano radicado em Brasília Dennis W. Asfour  ficou com a décima colocação no concurso com a foto de um folião do Bloco da Lama de Parati.

Irreconhecíveis, brincando incógnitos no carnaval, os integrantes da turma da lama garantem que o objetivo é espantar os maus espíritos e atrair a alegria para o carnaval da cidade.

Homem coberto de lama é uma das imagens vencedoras do prêmio de fotos de cultura popular Wiki Loves
Foto: Dennis W. Asfour / Wiki Loves Cultura Popular 2023

O tradicional bloco existe há 30 anos. Os foliões sujam o corpo com a lama do mangue da Praia do Jabaquara.

Criado num sábado de carnaval por alguns amigos que se banhavam na lama considerada medicinal, o bloco a cada ano arrasta mais foliões.


Fotos finalistas destacam festas, pessoas e trajes típicos

Frevo no carnaval do Recife, por Carlos Augusto Horta Gomes

O registro de um espetáculo de frevo apresentado no Marco Zero durante o Carnaval de 2012 em Recife foi uma das imagens finalistas do prêmio de fotografia de cultura popular, e passa a integrar o acervo da Wikipédia. 

Dança frevo carnaval Recife é uma das imagens finalistas do prêmio de fotos de cultura popular Wiki Loves
Foto: Carlos Augusto Horta Gomes / Wiki Loves Cultura Popular 2023

Carnaval carioca, por Janderson Carneiro

O fotógrafo capturou a expressão concentrada do integrante da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro desfilando no Sambódromo do Rio de Janeiro em fevereiro de 2023.

Retrato de folião durante desfile no carnaval é uma das imagens fnalistas do prêmio de fotos de cultura popular Wiki Loves
Foto: Janderson Carneiro / Wiki Loves Cultura Popular 2023

Calango careta, por Gustavo Serrate Maia

A imagem mostra foliões descontraídos em torno de uma alegoria do bloco Calango Careta, no Carnaval de Brasília.

Alegoria do bloco Calango Careta é uma das imagens finalistas do prêmio de fotos de cultura popular Wiki Loves
Foto: Gustavo Serrate Maia / Wiki Loves Cultura Popular 2023

Festa Junina, por Estela Neto

Festa junina não acontece só no Nordeste. Em Del Castilho, no Rio de Janeiro, a fotógrafa retratou a apresentação do grupo “Quadrilha Maluca”.

A dança da quadrilha de festa junina é uma das imagens finalistas do prêmio de fotos de cultura popular Wiki Loves
Foto: Estela Neto / Wiki Loves Cultura Popular 2023

Trajes típicos da época dos barões do café, por Estela Neto

Além da foto da festa junina, Estela Neto fotografou um casal em Conservatória, Rio de Janeiro, com trajes típicos de época dos barões do café.

Casal com trajes típicos da época do barões do café é uma das imagens fnalistas do prêmio de fotos de cultura popular Wiki Loves
Foto: Estela Neto / Wiki Loves Cultura Popular 2023

Índia Guarani cozinhando, por Brenda Suyanne Barbosa

A fotógrafa flagrou uma índia Guarani cozinhando. Seu registro ficou entre as fotos de cultura popular selecionadas pelos jurados do Wiki Loves Folklore para compor o acervo da Wikipédia. 

Índia Guarani cozinhando é uma das imagens finalistas do prêmio de fotos de cultura popular Wiki Loves
Foto: Brenda Suyanne Barbosa / Wiki Loves Cultura Popular 2023

Índia Pataxó, por Carlos Rosa Jr. Tere

A imagem de uma índia da Reserva Pataxó em Caraíva (Bahia) realizando pintura corporal em um visitante da tribo foi a imagem capturada pelo fotógrafo Carlos Tere.

índia Pataxó fazendo pintura corporal é uma das imagens finalistas do prêmio de fotos de cultura popular Wiki Loves Folklore 2023
Foto: Carlos Rosa Jr. Tere / Wiki Loves Cultura Popular Brasil 2023

Nativa do Iguaçu, por Pierre André Leclercq

Uma mulher indígena toca uma flauta nas Cataratas do Iguaçu, no Paraná.

Mulher tocando flauta é uma das imagens finalistas do prêmio de fotos de cultura popular Wiki Loves
Foto: Pierre André Leclercq / Wiki Loves Cultura Popular 2023

Vendedor de cana, por Pierre André Leclercq

Outro registro de Leclercq foi o do vendedor de cana e seu carrinho em Santo Amaro das Brotas, Sergipe.

Carrinho de vendedor de cana é uma das imagens finalistas do prêmio de fotos de cultura popular Wiki Loves
Foto: Pierre André Leclercq / Wiki Loves Cultura Popular 2023

Wiki Loves Folklore

O prêmio de fotografia Wiki Loves Folklore é organizado pelo Wikimedia Commons em conjunto com a Open Heritage Foundation, organização sem fins lucrativos dedicada a criar visibilidade para o patrimônio cultural na internet.

As imagens que participam do concurso de fotos de cultura popular, premiadas ou não, passam a fazer parte do acervo da Wikipédia. Os registros disponíveis na enciclopédia online podem ser usados por qualquer pessoa sem pagamento de direitos autorais.  

A enciclopédia online também promove concursos de fotografia de monumentos históricos e da natureza.


As imagens foram publicadas com a autorização da organização do Wiki Loves Folklore 2023.