MediaTalks em UOL

Estourou a bolha? Tráfego mundial do ChatGPT cai 10% em junho

Mulher usando ChatGPT, que registrou queda no tráfego em junho

Foto: Shantanu Kumar/Unsplash

Londres – A empresa de monitoramento Similarweb divulgou um relatório demonstrando ferramenta de inteligência artificial generativa ChatGPT está começando a perder fôlego depois da disparada inicial: houve uma queda de 9,7% no tráfego global entre maio e junho. 

Os número de visitantes únicos em todo o mundo no site do ChatGPT foi  5,7% menor. E o tempo que os usuários passaram no site recuou 8,5%. 

Em janeiro, o ChatGPT havia se tornado o aplicativo de crescimento mais rápido na história, marca batida com o novo Threads da Meta, que alcançou 100 milhões em menos de uma semana. 

Queda do ChatGPT maior nos EUA

A Similarweb é uma fonte de referência para tráfego de sites na internet. A empresa afirma que a queda nos EUA foi um pouco maior do que a média global, alcançando 10,3%. 

Os resultados podem ser resultado do arrefecimento da curiosidade inicial ou das notícias e alarmes sobre erros cometidos pelo ChatGPT – ou da combinação de ambos. 

Muitas empresas proibiram seus funcionários de utilizar a ferramenta. 

Em maio, a Similar Web tinha registrado uma estabilização, mas junho foi o primeiro mês em que o número de acessos efetivamente caiu. 

O mesmo comportamento aconteceu com o Bing e com o concorrente Character, um site lúdico em que os chatbots assumem a personalidade de celebridades, figuras históricas e personagens fictícios.

O único que não caiu em um mês, mas se mostra praticamente estável, é o Bard do Google. 

Segundo a Similarweb, a queda no interesse não apenas pelo ChatGPT, mas por um de seus principais concorrentes é um sinal de que a novidade se esgotou para o chat de IA.

“De agora em diante os chatbots terão que provar seu valor, em vez de considerar o território conquistado.”

No entanto, isso não significa necessariamente um problema para os negócios.

A empresa de análises observa que a OpenAI fornece acesso de API a versões mais personalizáveis ​​de seu software para outras empresas de tecnologia e empresas corporativas.

E o tráfego para o site do desenvolvedor platform.openai.com aumentou 3,1% de maio a junho.

Sair da versão mobile