Londres – Além de reclamar da imprensa usando seu palanque de 153 milhões de seguidores no X, ex-Twitter, Elon Musk está sendo acusado de dificultar o acesso a meios de comunicação tradicionais e a mídias digitais concorrentes por meio de um ‘atraso’ (delay) de cinco segundo para conexão quando um usuário clica no link de um post. 

A denúncia foi feita pelo The Washington Post, a partir de relato feito por um participante do fórum de tecnologia Hackers News. O jornal testou a informação e constatou atraso em links para o New York Times, Facebook, Threads e para a plataforma de artigos Substack, entre outros. 

O efeito não foi verificado em publicações no X / Twitter do próprio Washington Post e de outras veículos e redes como Fox News, Mastodon e YouTube, que continuaram com links roteados para o destino final em um segundo ou menos. E começou a desaparecer horas depois de a reportagem ser veiculada, nesta terça-feira. 

Concorrentes e jornais no alvo do Twitter / X 

O post no fórum Hacker News que notificou o problema diz: 

Vá para o Twitter e clique em um link que vá para qualquer url em “NYTimes.com” ou “threads.net” e você verá um atraso de aproximadamente 5 segundos antes que o t.co o encaminhe para o endereço certo.

O Twitter não banirá domínios de que eles não gostam, mas desperdiçará seu tempo se você os visitar. Tenho rastreado o atraso do NYT desde que foi adicionado (4/8), aproximadamente meio-dia, horário do Pacífico), e o atraso é tão consistente que é obviamente deliberado.

O tempo de acesso é vital para a audiência, pois o usuário tende a desistir se o site demora a carregar, segundo o Google. Elon Musk não comentou nem respondeu a perguntas do Washington Post sobre o assunto, mas a notícia despertou a ira de jornais e plataformas afetadas, que criticaram fortemente o dono do X / Twitter e confrontaram sua narrativa de defensor da liberdade de expressão. 

Não se sabe exatamente quando o atraso foi aplicado, mas o post no Hackers News indica o dia 4 de agosto.

Naquele dia, lembrou o Washington Post, Elon Musk postou dois ataques contra a mídia.

Em um deles, publica um link para uma site que consegue quebrar paywalls (bloqueio de conteúdo para não-assinantes) e propõe que usuários cancelem assinaturas do New York Times em reação a uma reportagem sobre questões raciais da África do Sul, seu país natal. 

Em outro, uma crítica à chamada legacy media (mídia tradicional) é generalizada. 

O jornal New York Times informou ao Post que tinha observado o problema e não recebeu informações a consultas feitas ao X / Twitter. 

Os fundadores do Substack foram mais duros. Em uma nota para o jornal americano, disseram que a plataforma foi criada justamente “em resposta direta a esse tipo de comportamento das empresas de mídia social”, dispostas a “fazer mudanças hostis às pessoas que as usam.”