ESG na era da Inteligência Artificial  

O lançamento do ChatGPT, há seis meses, colocou a inteligência artificial generativa ao alcance de organizações de todos os tamanhos e de pessoas comuns, com implicações sobre os compromissos ESG (sigla em inglês para Environment, Social and Governance) das empresas. 

A IA não é novidade nas empresas nem na comunicação corporativa ou na mídia jornalística. Algoritmos que sugerem filmes para streaming ou posts nos feeds das redes sociais são um exemplo, assim como o uso da inteligência artificial para fornecer resultados de eleições a partir de registros eleitorais já adotado há muitos anos por jornais. 

Entretanto, a escala em que a tecnologia entra agora no mundo dos negócios e na vida cotidiana pode trazer benefícios e também riscos para a percepção sobre as empresas. 

Uma edição especial do MediaTalks vai reunir entrevistas, análises e pesquisas sobre os riscos e oportunidades da inteligência artificial para acelerar a implementação dos compromissos ESG, bem como debater seus potenciais efeitos sobre a reputação corporativa associada a esses valores. Veja os principais temas.

 

Oportunidades e ameaças para a reputação ESG

A adoção da IA por organizações de todos os segmentos de atividade e todos os tamanhos é um caminho sem volta.

Ela tem o potencial de tornar a performance das organizações à luz dos pilares ESG ainda mais sujeita a escrutínio da imprensa, do público, dos investidores e dos reguladores. E pode ajudar a melhorar seu desempenho, com reflexos sobre o impacto na sociedade.

Ao mesmo tempo, riscos como desinformação, uso da tecnologia sem preocupações com a ética, cortes na força de trabalho e viés algorítmico gerando discriminação em processos de seletivos são ‘efeitos colaterais’ que devem ser avaliados e monitorados para evitar danos à imagem corporativa e aos negócios.  

A edição especial analisa esses riscos com a visão de especialistas de diversos países. 

IA na comunicação corporativa

No Brasil e no mundo, profissionais de relações públicas estão convictos de que a IA generativa vai transformar inteiramente a forma de atuação profissional 

Um estudo do Chartered Institute for Public Relations (CIPR) foi Reino Unido documentou quase 6 mil ferramentas tecnológicas à disposição de profissionais de comunicação corporativa.

Entre os temas abordados na edição especial sobre o uso da IA na promoção e defesa da reputação de empresas e marcas estão: 

  • Como a IA já está sendo usada em atividades como redação de press releases, produção de postagens para redes sociais, pesquisas e planejamento 
  • O valor da tecnologia para introduzir dados no planejamento e mensuração de resultados, tornando as discussões sobre reputação menos abstratas 
  • O que os profissionais de comunicação devem levar em conta ao usar as ferramentas de inteligência artificial em seu trabalho e os dilemas éticos envolvidos nesse uso 
  • Como a adoção da tecnologia pode impactar empregos no setor de comunicação – até mesmo em funções estratégicas e criativas 

Entrevistas e análises 

    • A edição especial do MediaTalks sobre IA no mundo corporativo está sendo produzida com a colaboração de jornalistas brasileiros no Reino Unido (Luciana Gurgel e Aldo De Luca), EUA (Eloá Orazem), Argentina (Márcia Carmo). Itália (Fernanda Massarotto) e Suécia (Claudia Wallin), que conversaram com especialistas em tecnologia, comunicação e gestão corporativa:
  • Katie King, CEO da consultoria IA in Business / Reino Unido 
  • Andrew Bruce Smith, Chartered Institute of Public Relations UK 
  • Jonas Valente, pesquisador do Oxford Internet Institute
  • Nils Köbis, Max Planck Institute
  • Dorothy Leidner, professora de Ética Nos Negócios da Universidade de Virginia (EUA)
  • Jerry Silfwer,  CEO da agência sueca Spin Factory 
  • Santiago Peixoto, diretor da agência argentina Inventia 
  • Alexander Ditzend, presidente da Sociedade Argentina de Inteligência Artificial 
  • Pablo Fernandes, CEO da agência de fact checking Chequeado 
  • Flávia Vígio, jornalista e executiva de comunicação corporativa 
  • Amaury Oliva, Febraban 
  • Beth Garcia e Marcelo Vieira, Approach Comunicação 
  • Jorge Görgen, Iveco América Latina 

 

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