Londres – A sofisticação das câmeras dos smartphones e a praticidade de estarem sempre à mão transformaram os aparelhos em reais concorrentes dos equipamentos de fotografia tradicionais, como mostram as imagens premiadas no iPhone Photo Awards 2023.
Além dos típicos retratos de cenas familiares, em que o assunto principal é uma pessoa ou um animal de estimação, os iPhones permitem capturar imagens da natureza e paisagens urbanas de alta qualidade, ao oferecer recursos que controlam exposição, foco e iluminação com toques na própria tela.
Mas tecnologia não é tudo. Algumas das melhores fotos do ano foram feitas com modelos mais antigos do smartphone da Apple, que mesmo sem tantas funções demonstram que podem rivalizar com seus sucessores – basta ter sensibilidade e senso de oportunidade. Confira.
Fotografia de paisagens e natureza com iPhone
Em primeiro lugar na categoria natureza do concurso de fotografia com iPhone ficou uma cena poética que ganhou o nome de”Early Morning Farm”.
Sem câmera pesadas ou lentes especiais, o holandês Ton Ensing usou um iPhone 12 Pro para registrar o efeito etéreo da névoa matinal pairando sobre uma fazenda em Thesinge, na Holanda.
A vice-campeã da categoria foi “Castles in Nature”, mostrando formações naturais que parecem castelos em Karamay, em Xinjiang, na China. Foi feita por Di Lu, com um iPhone 12 Pro Max. Com o smartphone ele conseguiu capturar os detalhes das montanhas rochosas.
Em terceiro lugar ficou “The Tiny Tree”, imagem de Linda Repasky, que usou um iPhone 14 Pro para focar numa pequena árvore em contraponto às demais à sua volta, com enquadramento perfeitamente simétrico e parecendo. A imagem foi captada na cidade de Belchertown, em Massachusetts, nos Estados Unidos.
A foto vencedora da categoria Natureza foi “Wonder Wheel”, de Scott Galloway, mostra que o smartphone da Apple funciona muito bem para registrar objetos próximos. O autor focalizou o belo efeito da curvatura de uma folha prestes a se desenrolar em Columbus, em Ohio (EUA), com um iPhone 12 Pro Max.
O segundo lugar ficou com “Canopy”, capturando o efeito gráfico da folhagem de uma árvore no Reino Unido. O resultado final lembra um desenho. Carl Harris não precisou de um smartphone dos mais avançados para o registro. Ele usou um já “vovô” iPhone 7.
A foto “Majestic Bald Cypress Stand” completou o pódio na categoria Natureza do concurso, com uma cena do Lago Bradford, em Tallahassee, nos Estados Unidos. A autora, Pamela Jones-Morton, usou um iPhone 11 Pro.
iPhone nas cidades
O concurso de fotos com iPhone premiou também imagens que retratam a vida nas cidades e suas estruturas em duas categorias: Paisagem Urbana e Arquitetura.
A melhor imagem de paisagem urbana foi “Life in Tube-shaped Building”, mostrando a vida em um edifício em forma de tubo em Chongquing, na China. Seu autor, Jinson Hu, utilizou um iPhone 12 Pro Max.
Em segundo lugar ficou a fotografia “Urban Roofscape”, feita com o mesmo modelo do smartphone da Apple, mostrando a paisagem colorida de Astoria Queens, em Nova York.
O pódio foi completado por (L)ines, foto dominada pelas linhas de um dos edifícios de Chicago, nos Estados Unidos, cortadas por um trem. A autoria é de Aaron Hao Tan, que assim como um dos fotógrafos premiados na categoria Natureza, usou um iPhone 7 Plus.
“The Great Synagogue” foi a grande vencedora da categoria Arquitetura do iPhone Photograph Awards. A foto é de Edwin Cabingan, e foi feita com um iPhone 11 Pro Max em Sydney, na Austrália.
Em segundo lugar ficou “Oculus”, um detalhe arquitetônico captado em Nova York com um iPhone 13 Pro Max. A foto é de Akira P.
Completando o pódio, um detalhe do Palazzo dela Civiltà Italiana, de Roma, na Itália em um ângulo que valorizou as linhas do prédio. A foto é de Leon Wang e foi tirada com um iPhone 12.
Outras cenas urbanas e de arquitetura aparecem entre as premiadas na categoria “Diversos”. A vencedora da categoria foi “Old School Iron and Steel Plant”, foto em preto e branco mostrando uma antiga fábrica. Foi tirada na Mongólia por Tao Fan, usando um iPhone 11.
O segundo lugar ficou para “Islas Afortunadas”, retratando um pequeno conjunto de casas em Fuerteventura, na Espanha. A autora, Alina Rudya, usou um iPhone 12.
Melhores fotos de viagem com iPhone
Viajantes também usaram o iPhone para cliques de suas andanças pelo mundo. A campeã na categoria foi a linda foto de Cour du Commerce Saint-André, em Paris. Long Nguyen usou um iPhone 12 Pro para registrar uma imagem brilhante, rica em luzes e sombras, com uma composição tão perfeita que enquadrou até a lua no céu.
Em segundo lugar ficou uma foto do sul da Austrália, do australiano George Allen com um iPhone 12 Plus. O viajante encontrou em seu caminho um inusitado trailer com máquinas de grama, prancha de surfe e um carro antigo que não parece muito capaz de transportá-lo.
O pódio foi completado por “Devil’s Desert”, de autoria da polonesa Beata Krowicka. Foi feita com um iPhone 13 Pro em Tolar Grande, na Argentina mostrando os detalhes da montanha porosa avermelhada e o contraste com o céu azul.
Fotografias abstratas pelas lentes do iPhone
O smartphone da Apple também é capaz de registrar cenas abstratas, em uma combinação da sensibilidade do fotógrafo e recursos técnicos. O grande vencedor da categoria foi o sueco Tim Wheeler, com a foto “The Long Wait”.
A imagem monocromática em azul mostra luzes, sombras e ondulações. E foi feita com um antigo iPhone 7 Plus, em Estocolmo, (Suécia).
Em segundo lugar ficou o norte-americano Neil Nesheim, com a foto “Abstract of Glacier”. Provando que qualquer modelo de smartphone é capaz de produzir boas fotos, ele também usou um iPhone 7 para explorar as variações de azul, branco e cinza do Glaciar Herbert, no Alasca.
O terceiro lugar da categoria ficou com Kaizhou Wang, com a imagem “The Red”, numa sobreposição de cores onde se obressai um vermelho intenso. A foto foi tirada com iPhone XR em Pequim, na China.