Londres – Para quem acha que fotografia em preto e branco é coisa do passado, os vencedores do prêmio Black And White Photo Awards 2023 provam o contrário – e demonstram que as cores podem ser dispensadas até em registros de animais e paisagens, geralmente multicoloridos. 

A expressão profunda de um babuíno olhando para a câmera, com detalhes do pêlo e das rugas de sua pele perfeitamente definidos, é um exemplo da riqueza que uma imagem monocromática pode ter. 

Mais de 1,7 mil fotógrafos de 92 países submeteram ao júri do concurso um total de 3 mil fotos. Confira as melhores cenas de flora, fauna, paisagens e retratos.

“My Copyright” venceu o prêmio de fotografia P&B

O campeão do concurso este ano foi Patrice Quillard, com a imagem que batizou de “My Copyright”.

“De repente e por um breve instante, ele se virou para mim, olhou intensamente e eu entendi toda a força de seu domínio sobre o grupo. Foi um momento inesquecível –  exatamente o que eu procurava expressar em uma fotografia.”

Foto: Patrice Quillard /Black & White Photo Awards

Quillard teve outras foto do mesmo babuíno classificadas entre as finalistas. Aqui o animal aparece com os ‘cabelos’ ao vento. 

Babuíno com pelo ao vento foi uma das fotos finalistas de concurso de fotografia em P&B
Foto: Patrice Quillard /Black & White Photo Awards

Nesta outra, ele parece sentir o peso da fama. O fotógrafo batizou a fotografia de “Estou tão cansado!”.

Natureza é tema de concurso de fotografia em preto e branco
Foto: Patrice Quillard /Black & White Photo Awards

O fundo do mar em fotografias em preto e branco 

Em Fauna e Flora, os três primeiros lugares do concurso de fotografia em preto e branco foram para imagens feitas debaixo d’água. 

O vencedor da categoria foi Arturo de Frias Marques, retratando lobos do mar nadando perto de um cardume.

Foto: Arturo de Frias Marques /Black & White Photo Awards

O segundo lugar foi para o português Ricardo Nascimento, especializado em fotografia subaquática, com o registro de um filhote de baleia jubarte. 

Foto: Ricardo Nascimento /Black & White Photo Awards

A imagem de uma cobra marinha chinesa clicada por Lars Oliver Michaelis recebeu uma das menções honrosas. 

Lars Oliver Michaelis /Black & White Photo Awards

“Rapsódia Majestosa” foi o nome escolhido para a foto de um elefante feita por Lalith Ekanayake, também reconhecida com menção honrosa pelo júri do concurso de fotografia em preto e branco. 

Foto: Lalith Ekanayake /Black & White Photo Awards

A fotógrafa Aline Rizk escolheu um nome imponente para a imagem capturada no Untymeyer Park, em Nova York: “Árvore Escultural”, que recebeu a terceira menção honrosa na categoria Fauna e Flora. 

Foto: Aline Rzik / Black & White Photo Awards

Paisagens em preto e branco no prêmio de fotografia 

O poder de uma tempestade foi acentuado pelo brilho intenso do raio, iluminando o mar e as nuvem, em um registro premiado como o melhor do concurso na categoria Paisagem.  

Foto: Edoardo Frenquelli / Black & White Photo Awards

A segunda melhor foto de paisagem do concurso foi “Knudshoved”, um registro das formações brancas de gelo em contraste com o tom escuro dos troncos, feito por Troels Bjerre. 

Foto: Troels Bjerre /Black & White Photo Awards

Jean Paulo Soujo recebeu menção honrosa do júri por sua imagem de uma erupção vulcânica, em que o vermelho do fogo é substituído por um tom prateado. 

Foto: Jean Paulo Soujo /Black & White Photo Awards

Pavlos Evangelidis também recebeu menção honrosa com a cena batizada de ‘Catedral Subaquática”. 

Foto: Pavlos Evangelidis / Black & White Photo Awards

E a árvore solitária com uma aura de luz branca ao seu redor registrada por Ken Evans foi a terceira imagem de paisagem reconhecida com menção honrosa do prêmio de fotografia em P&B. 

Foto: Ken Evans / Black & White Photo Awards

Retratos com a densidade do preto e branco 

Embora mais rara em paisagens e natureza, a fotografia em preto e branco continua sendo largamente utilizada no clássico gênero retrato. Entretanto, a sofisticação das câmeras e dos recursos de iluminação permitem explorar ângulos e salientar detalhes das expressões usando luz e sombra, resultando em imagens bem diferentes das obtidas pelos fotógrafos pioneiros. 

A imagem batizada de “Reflexão”, escolhida pelo júri do prêmio de fotografia em preto e branco como o melhor retrato da edição 2023 é um exemplo. O autor, Michael Potts, deixou que a luz iluminasse um dos lados da modelo e aumentou a dramaticidade da cena. 

Foto: Michael Potts / Black & White Photo Awards

“Mãos da liberdade”, de Abshieck Basak, ficou com o segundo lugar em “Retratos”.

Foto: Abshieck Basak / Black & White Photo Awards

Os olhos da jovem se destacam por trás da grade em “Mesh Eye”, de autoria de Jiri Sender, na imagem premiada em terceiro lugar. 

Foto: Jiri Sender / Black & White Photo Awards

Na categoria Criatividade do prêmio de fotografia em preto e branco, a imagem vencedora foi Retrato Pintado, de Ágnes Dudá, em que foto pinceladas se fundem. 

Retrato de mulher com iluminação difusa é uma das premiadas do concurso Black and White Photo Awards 2023
Foto: Ágnes Dudá /Black & White Photo Awards